Memorial
Por James Jesuino de Souza | 17/02/2017 | EducaçãoSOUZA, James Jesuino Não há diferença entre aquilo de que um livro fala e a maneira como é feito [...] escrever nada tem a ver com significar, mas com agrimensar, cartografar, mesmo que sejam as regiões ainda por vir.”
Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Esse relato traz à superfície todos os “remendos-loucos2” de minhas memórias dialéticas de SER-NO-MUNDO; primeiro sendo sujeito, segundo como aluno e professor pesquisador.
Minha formação acadêmico-escolar considero-a cheia de percalços, principalmente pelas dificuldades que enfrentei para permanecer na escola nas séries do fundamental pelas constantes mudanças que a família fez.
Iniciei meus estudos primários no ano de 1982, na escola Jardim de Infância Pinóquio, em São Luis – MA. Tinha a idade de 06 anos. Devido alguns acontecimentos, que um dia poderei partilhar mais detalhadamente, se aceito para o mestrado, vim retonar os estudos somente em 1986, já no estado do Pará com idade de 10 anos. Neste período, os desafios foram vários: além estudar, ajudava meus pais na roça (plantio e colheita de arroz, feijão, cacau e milho, mandioca, etc..). Após concluir a 3ª série e inicar a 4ª, a família novamente mudou-se; saímos do município de Brasil Novo, para Placas, ambos no Pará. Na vicinal onde morávamos só havia oferta de estudo até a 4ª série do Ensino Fundamental.
Após oito anos parados, retomo meus estudos aos 19 anos no Centro Federal de Ensino Tecnológico/ Escola Agrotécnica de Altamira/PA. Ali, fiz a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, como aluno interno. Estudávamos teoria e práticas agrotécnicas, além das disciplinas da Base Comum. Concluí meu Ensino Fundamental aos 22 anos. Considero uma das maiores vitórias em minha vida, antes da graduação em Filosofia.
No ano de 2000, ingressei na Prelazia (Diocese) do Xingu em Altamira/PA, e ali no Seminário São João Maria Vianey como seminarista religioso conclui meu Ensino Médio. Tempo fértil de muita leitura. Além da formação escolar, havia uma formação paralela, que era concebida com as Comunidades Eclesiais de Base – e os Movimentos Sociais, como Conselho Indiginista Missionário (CIMI) e o Movimento Pela Sobrevivência da Transamazônica (MPST).
Em 2004, saí do Seminário Diocesano, ingressei na Sociedade do Verbo Divino (SVD) como propedêuta. Em 2005, prestei vestibular para Filosofia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG, mas agora, como seminarista da (SVD). No dia 15 de fevereiro de 2005, comecei a tão sonhada graduação.
Na graduação, algumas aulas me intrigavam, pois enquanto alguns professores faziam aulas dinâmicas, outros nem tanto. Com certeza isso contribuiu para ser o profisisonal que hoje sou.
No curso de Filosofia, três momentos foram sumamente importantes: 1º o estágio curricular obrigatório; 2º a participação em um grupo de iniciação científica com pesquisa sob a orientação dos professores Rodrigo Rodrigues Alvim da Silva e Miguel Angelo Guimarães Simões Juliano com tema: O Pensamento Alheio: Por Outro Caminho, com o Mesmo Descartes, publicado na Rhema – Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, Juiz de Fora, v. 14, p. 71-66, 2008. ISSN 1516-3954, 3º a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no qual versei sobre: O homem virtuoso Aristotélico em confluência com o Super-homem nietzschiano. Neste trabalho, foi abordado como Nietzsche, embora, sendo um crítico dos clássicos antigos, (Sócrates, Platão e Aristóteles) não se desvincilha da proposta dos mesmos.
Após concluir o curso de Filosofia no ano de 2008, pedi afastamento do Seminário por um ano para repensar minha vocação sacerdotal e, desde então, enveredei por esta profissão (professor) pela qual sou apaixonadíssimo, mesmo com todos os desafios que o sistema político às vezes nos impõe.
Desse modo, em 2009, mudei- me de Juiz de Fora para Almenara, no estado de Minas Gerais. Nesta cidade iniciei meu primeiro trabalho como professor com alunos de uma escola do campo em salas multisseriadas de 1ª a 4ª série, mas devido às necessidades da administração municipal, fui alocado posteriormente para lecionar Geografia e História nas turmas do 6º ao 9º ano, também na Educação do Campo.
Neste mesmo ano, em Almenara, no mês de agosto consegui um contrato pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, para lecionar Filosofia em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Tancredo Neves. O trabalho desenvolvido com música, filmes e textos filosóficos.
No ano de 2010, assumi um contrato com a Escola Comunitária Dr. Fernando Magalhães, vinculada à Rede Pitágoras de Ensino para lecionar Filosofia e Sociologia, na qual trabalhei de 2010 até 2015. Também no ano de 2010 assumi por três meses a função de Diretor das Escolas do Campo do Município de Almenara no contraturno. Ingressei no curso noturno de Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, vindo a desenvolver pesquisa na área de Sociolinguística, na comunidade Quilombola Marobá dos Teixeiras.
No início da graduação de Letras, junto com a administração da Unimontes campus Almenara, montamos o Curso de Pré – Vestibular Solidário (Oportunizar é Preciso), minha contribuição era ministrar aulas de Filosofia e Sociologia. Trabalhamos os anos 2010, 2011 e 2012.
Em 2015, tive dois artigos aceitos para apresentações em eventos de Filosofia: um pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESC), na V Semana de Filosofia; e o outro na II semana de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os artigos versaram sobre o Uso racional do poder em Maquiavel. E também um artigo na área de Letras aprovado para apresentação no VII SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras com o título: A monotongação na fala dos quilombolas de Marobá dos Teixeiras da cidade de Almenara - Vale do Jequitinhonha/MG.
Na minha trajetória filosófica, 2015, realizei pela UFMG o curso de Aperfeiçoamento em Educação Científica: Educação não formal de ciência e tecnologia, curso de 180h, vindo a desenvolver um trabalho final com o tema: Mercado Municipal: o olhar científico a partir do cotidiano. Este trabalho foi realizado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara/MG, em parceria com um professor de Matemática que contribuiu com a tabulação dos dados. Observamos bem de perto o empirimo e o conhecimento científico na prática. No mês de julho de 2015, fui avaliador Ad hoc na IV Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Também em 2015, obtive aprovações nos concursos públicos: Secretaria de Educação de Minas Gerais SEE – MG, para professor de Filosofia, no Município de Rubim/MG; aprovação em 3º lugar para o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Eirunepé, e também a aprovação no Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Itaituba onde, hoje sou lotado.
No ano de 2016 conclui a especialização lato sensu em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, (UFVJM), com tema de pesquisa: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: cenários, desafios e perspectivas.
No Instituto Fedeal do Pará trabalho com turmas do Ensino Médio, coordeno os cursos da Rede e-Tec Brasil e ainda atuo com o projeto de Extensão CineDebate, que procura debater temas filosóficos e sociológicos, assim procuro uma filosofia da diferença ,capaz de levar o aluno a ser um protagonista em ação. No ano de 2016, escrevi o artigo: A noção de política na modernidade: o uso racional do poder aprovado para ser apresentado no XVI Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG que ocorreu nos dias 12 a 16 de setembro de 2016. Em fevereiro de 2017 iniciei o curso de especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Itaituba – IFPA, e estou numa contínua leitura para tentar o mestrado ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica com a esperança de ser aprovado e poder assim melhorar minha formação profissional.
1Graduado em Filosofia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – Minas Gerais, ano 2008, especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela UFVJM, especialita em Filosofia e Sociologia pelo Instituto ALFA FAVENI, aluno do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Itaituba – IFPA.
2ASPIS, Renata. É o pensamento, minucioso, que me possibilita juntar vários pedaços na construção, des-construção do que hoje sou.