Memorial Natalie von Paraski
Por Natalie von Paraski | 13/03/2017 | EducaçãoEste documento trata do meu memorial circunstanciado e comentado, apresentando minha trajetória acadêmica e profissional dos últimos vinte e seis anos.
Durante grande parte do meu Ensino Fundamental e Médio, dediquei-me, paralelamente, aos estudos de teoria musical e à prática de piano erudito, sendo os últimos objetos de meus maiores esforços estudantis. Concluí o Ensino Médio e a Escola de Teoria Musical ao final dos meus dezessete anos, estando capacitada para lecionar teoria musical. Dediquei meus dezoito anos a lecionar música e à prática como tecladista profissional em bandas de baile.
Aos dezenove anos, ingressei na Faculdade de Comunicação Social do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), classificada em primeiro lugar. Durante os dois anos subsequentes, dediquei-me aos estudos de Jornalismo, gozando de bolsa de estudos integral, e, paralelamente, às atividades de canto no coral da referida universidade.
Aos 21 anos de idade, iniciei meu envolvimento com o mundo da Computação, deixando a Faculdade de Comunicação Social em Barra Mansa, devido ao cancelamento de todas as bolsas de estudos pela instituição, e ingressei na Faculdade de Informática na Universidade Estácio de Sá, Campus de Resende, muito próximo de onde eu residia com minha família. Ao longo do curso, identifiquei-me profundamente, com as disciplinas relacionadas à Programação de Computadores, às quais me dedicava não somente ao aprendizado, mas ao ensino das mesmas aos colegas de classe e aos colegas do curso em geral. Durante esse período, paralelamente, atuei como pianista na rede Graal, tocando em eventos, jantares e almoços.
No ano de 2004, aos 23 anos de idade, vi-me obrigada, por motivos financeiros, a reduzir a quantidade de disciplinas cursadas por semestre e, por precaução, ingressei na Faculdade de Administração de empresas, classificada em décimo segundo lugar, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus de Quatis, cidade próxima à minha residência na cidade de Resende na época. Paralelamente aos estudos de administração, participei do coral da UFRRJ como soprano e como pianista, durante aproximadamente um ano.
Após esse período, decidi abandonar a carreira profissional de musicista e dedicar-me apenas à Faculdade de Informática. Tranquei minha matrícula na Faculdade de Administração de Empresas e, aos 26 anos de idade concluí o Curso de Informática, com o maior Coeficiente de Rendimento do curso naquele campus. Aos 28 anos de idade, com o objetivo de melhorar meu currículo acadêmico, visando melhores oportunidades de trabalho, retomei os estudos em Administração de Empresas, agora na sede da UFRRJ.
Aos 29 anos de idade, ingressei como aluna regular bolsista da CAPES, aprovada em décimo lugar, na primeira turma do programa de mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia (MCCT), na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR-UFF) na cidade de Volta Redonda.
Durante esse período, ministrei dois cursos de Matlab para os alunos de Engenharia de Automação do Centro Universitário de Barra Mansa-Campus Cicuta e, durante meu estágio de docência, lecionei a disciplina de Algoritmos para os alunos dos cursos de Engenharia da EEIMVR-UFF, experiência que, definitivamente, trouxe-me a certeza, em relação ao meu desejo e de minha capacidade de seguir a carreira do Magistério.
Em agosto de 2012, aos 31 anos de idade, tornei-me a primeira mestre do MCCT, após defender minha dissertação com tema "Análise Estática Não Linear de Pórticos Planos via Matlab", já com propostas para ingressar no Doutorado de Engenharia Metalúrgica na própria EEIMVR-UFF e no Doutorado de Análise de Estruturas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Em setembro do mesmo ano, ingressei como bolsista da CAPES no Programa de Doutorado de Engenharia Metalúrgica na EEIMV-UFF, na área de concentração de Modelamento e Simulação de Processos e Fenômenos, onde atualmente realizei pesquisas na área de simulação numérica de processos de solidificação de ligas metálicas, colaborando com os colegas dos mestrados de
Engenharia Metalúrgica e Engenharia Mecânica nas questões de Programação e ministrei aulas para o curso de Nivelamento de Programação em linguagem C para o Projeto de Iniciação Científica UFFlight - Robótica, de responsabilidade de meu primeiro orientador de doutorado.
Durante os anos de 2013 e 2014, dediquei-me às atividades do programa de Doutorado e passei a lecionar disciplinas ligadas à Informática e à Engenharia e Arquitetura nas universidades particulares da região.
Em 2015, fui convocada pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para assumir o cargo de professora de Informática no Campus Tefé, onde lecionei para os alunos dos cursos Técnicos de Informática nas modalidades integrada e subsequente, disciplinas ligadas à programação de computadores.
Em meados de 2016, fui convocada para assumir o mesmo cargo no Instituto Federal do Pará – Campus Santarém, migrando de uma instituição para a outra.
Nesta instituição, além das aulas ministradas, dedico–me ao desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa, junto aos colegas docentes, onde busco auxiliar os colegas professores no estudo de diversas linguagens de programação, aplicadas em outras áreas como: Física, Estatística, entre outras. Dedico-me também, a projetos de pesquisa e extensão ligados ao desenvolvimento de softwares, onde oriento e auxilio os alunos de Informática no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, voltadas às necessidades da instituição e da comunidade externa.
Meu projeto para o futuro é permanecer no ambiente acadêmico institucional, onde me encontro atualmente, lecionando e desenvolvendo projetos, e concluir meu doutorado para poder participar mais ativamente das atividades de pesquisa da instituição.