Memorial Francisco RC Furtado

Por FRANCISCO RAPHAEL CABRAL FURTADO | 29/08/2017 | Educação

Memorial
Francisco Raphael Cabral Furtado1
Nasci em Lages, em 18 de fevereiro de 1980, no Estado de Santa Catarina, filho de uma diarista e um marceneiro.
Fiz o Ensino Fundamental na Escola Cora Batalha da Silveira, instituição pública municipal. Sendo uma criança introspectiva, reflexiva e sonhadora.
Para cursar a oitava serie do Ensino Fundamental, mudei para o Colégio Público Estadual Nossa Senhora do Rosário, onde cursei e conclui o Ensino Médio. A mudança de colégio deu-se devido não ter Ensino Médio no colégio do meu bairro, o qual ficava em outro bairro, no qual eu ia e voltava sempre a pé.
No final de 1997, prestei vestibular para Administração na Universidade do Planalto Catarinense, onde vivi de fevereiro de 1998 a outubro de 2003, sendo que o maior desafio foi vencer a timidez. Fico muito feliz por vencer este desafio. Esta faculdade era particular e, graças ao esforço monstruoso de meu pai e minha mãe para pagar a mensalidade, consegui obter este título. Muito obrigado pai e mãe.
Após concluir a universidade, fui trabalhar na iniciativa privada em diversos seguimentos, iniciando na área de gestão de pessoas na Klabin, umas das maiores fabricantes de papel e celulose do mundo, trabalhei uns 05 anos nesta empresa.
Buscando desenvolver novas habilidades, saí desta empresa e mudei também de área. Saí da área de gestão de pessoas para área comercial, aonde andei por empresas dos seguimentos: madeireiro, florestal, frutícola, papel e celulose e tecnologia da informação.
Após um longo período neste seguimento, aonde o estresse era muito alto, baixa qualidade de vida, entretanto bem remunerado, resolvi mudar novamente de área. Escolhi então, a área da Educação como um novo desafio, e em 2012 fui aprovado no mestrado em engenharia florestal da Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina que conclui em 2014. Aonde, através
1 Professor de Administração no IFPA Santarém. Pós-Graduando do Curso de Especialização Lato Senso em Docência para o Ensino Técnico Profissional, em 2017.
deste mestrado comecei minhas atividades laborarias. Ainda em 2012, iniciei como professor tutor na UNIASSELVI.
Em 2013, atuei como professor Substituto na Universidade do Estado de Santa Catarina. Em 2014 como professor na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Em 2015 como professor Substituto no Instituto Federal Catarinense.
Ao longo destes anos, atuando como professor prestei diversos concursos públicos para professor em institutos e universidades federais. Sendo que, em 2016, atingi meu objetivo e fui aprovado como professor para o Instituto Federal no Estado do Pará, na cidade de Santarém, onde estou desde então, atuando como professor de Administração nos cursos de nível médio nas modalidades integradas e subsequentes ofertadas no campus.
No IFPA, participei de comissões diversas como: Comissão de Processo Seletivo, Subcomissão Eleitoral Local, Comissão de Avaliação de Projetos, Plano de Permanência e Êxito. Contribuindo também, na revisão e elaboração do Plano Pedagógico de Cursos, e membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos deste campus.
Atualmente, estou cursando a Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica ofertada pelo campus IFPA Itaituba.
Entretanto, a distância da família e amigos é um grande fardo, são 4.000 km, entre o meu trabalho em Santarém, e a família e amigos em Lages SC, mas este é o ágio a ser pago quando se decide entrar para o Serviço Público Federal.
Santarém, 09/03/2017
Francisco Raphael Cabral Furtado

Artigo completo: