Memorial descritivo

Por Erbena Silva Costa | 10/03/2017 | Crescimento

MEMORIAL DESCRITIVO

ERBENA SILVA COSTA

 Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI), Doutorado em andamento Sociedade Natureza e Desenvolvimento UFOPA, Especialista em recursos Humanos (UEPB), Graduada (Bacharelada) em Turismo pela Universidade Federal do Pará – Belém/PA. E Bacharel em Administração (FAB)

 A contingência do memorial

Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória acadêmica e profissional até a presente data. Para elaborá-lo, levei em conta as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento dos meus trabalhos aqui expostos. Além, de considerar este memorial um trabalho auto-avaliativo, acredito que ele será um instrumento confessional das minhas possibilidades de ingresso na docência.

 

 

          

INTRODUÇÃO

 

Um memorial estabelece uma autobiografia de determinado profissional, e se configura como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. Tal documento deve então ser composto sob a forma de um relato histórico, analítico e crítico, que apresente os fatos e acontecimentos que constituíram a trajetória acadêmico-profissional de seu autor (Severino, 2000).

Desta forma, o presente memorial visa apresentar os fatos mais marcantes relacionados à minha trajetória acadêmica, desde a minha graduação até a pós-graduação em nível de mestrado.

 

1- Formação acadêmica: Graduação, mestrado

Após o meu percurso escolar no segundo grau técnico em Administração (atual ensino médio) no Colégio Santa Clara em Santarém (1979), tive que aguardar a oportunidade de ir para Belém cursar o nível superior, pois na época não tínhamos universidades ou faculdades em Santarém. Enquanto esperava pela oportunidade trabalhei como secretária em uma empresa de exportação madeireira (IMASA). Em agosto de 1981 consegui ir para Belém quando fui aprovada no vestibular da UFPA (1982) e ingressei no curso de Bacharelado em Turismo, por acreditar que por ser extrovertida e gostar de interagir com as pessoas poderia me tornar uma profissional competente devido à interação que acontece na atividade. Naquela época não tínhamos a cultura de sermos pesquisadores, por isso, durante a graduação, não tive oportunidade de atuar em pesquisas ou como bolsista como existe atualmente. Para conclusão do Curso fiz um estágio curricular no Novotel, hotel de uma rede francesa ACCOR, desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O perfil do Motorista de táxi de Belém”, culminando com a conclusão do curso em 1985.

Com a conclusão da graduação, retornei para Santarém e fui admitida como encarregada do Turismo, no então Tropical Hotel, pertencente ao Grupo VARIG por um período de 06 meses, quando pedi desligamento e fui morar em Porto Velho-RO em busca de novas oportunidades. Em Porto Velho, iniciei atividades em uma grande Agencia de Turismo de nome Guaporetur onde adquiri vasta experiência no ramo de viagens inclusive tendo oportunidade de fazer várias viagens no Brasil e exterior. Devido meu conhecimento no setor, em 1990 fui indicada por um gerente local da VASP para ser gerente de uma filial de uma operadora pertencente à Fundação dos Economiários da Caixa Econômica Federal sendo aprovada me transferi de Porto Velho/RO para Natal/RN quando assumi a gerência da filial. Nesse período, tive muitas oportunidades de viagens que ampliaram meus conhecimentos com destaque para – Buenos Aires, Aruba, Suíça, Estados Unidos, Caracas, França dentre outras cidades no Brasil. Estive a frente dessa empresa por 04 anos (devo ressaltar era um cargo político). Após esse período, com o conhecimento que tinha adquirido parti para abrir uma nova agencia em sociedade com um empresário local concomitante fui convidada para ser instrutora do SENAC RN, onde iniciei minha carreira como docente ministrando várias disciplinas: Qualidade no atendimento, Negociação para o Trabalho em Equipe, Emissão de Passagens aéreas, na área de Turismo, Hotelaria e administração. Em 1999 por motivos pessoais resolvi retornar para Santarém. Logo após, minha chegada fui admitida como docente no Centro Técnico Vocacional pertencente à Fundação Esperança onde atuei como docente nos cursos Técnicos em Administração e Turismo. Com a criação do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), fui transferida para ser docente da faculdade em 2001. Em janeiro de 2002 recebi o convite da Diretora para assumir a coordenação do Curso, cargo que ocupei até dezembro de 2010. Ao me identificar com o magistério superior percebi que não podia parar de estudar e tinha que buscar titulação. Assim, fiz uma Especialização em Recursos Humanos ofertada pelo IESPES, em parceria com a UEPB e para concluir escrevi a Monografia intitulada “Trabalho e Qualificação dos Empregados em Agências de Viagens no Município de Santarém, sendo orientada pela Profª Dra. Maria Irene Escher Boger. A Instituição incentiva e prioriza o investimento em capacitação dos seus colaboradores. Nesse sentido, em 2003, concorri a uma vaga em um Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria, área de concentração em Planejamento e Gestão do Turismo e da Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí no estado de Santa Catarina.

Ao ser aprovada, parti de Santarém à Balneário Camboriú-SC para cursar o mestrado, o qual culminou na dissertação intitulada “Qualificação dos Recursos Humanos: uma investigação nas agências de turismo e com os turistas que visitam o município de Santarém-Pará”, defendida em 2005, orientada pelo prof. Dr. Sandré Granzotto Macedo.

Enquanto não tive oportunidade de ingressar em um programa de doutorado, iniciei outra graduação na modalidade semipresencial, Bacharelado em Administração, o qual foi concluído em 2010.

Em 2014 após ser aprovada em processo seletivo, ingressei no Programa de Doutorado Interdisciplinar Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA e que está em andamento faltando (neste momento  março 2017) a escrita e defesa da tese com previsão de defesa em fevereiro de 2018.

 

2- Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

            2.1- Atividades de ensino

            Minha experiência com o ensino profissionalizante iniciou em 1996, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e com o ensino Superior em 2001, no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Neste período, no IESPES, trabalhei as disciplinas de Administração de Agências de Turismo, Marketing de Empresas Turísticas, Tópicos Emergente, no curso de Bacharelado em Turismo. Ministrei também as disciplinas Gestão e Planejamento Estratégico e Tópicos Emergentes no Curso de Bacharelado em Administração, além de ministrar na Pós-Graduação (Especialização), no curso de Recursos Humanos, Marketing e Gestão Financeira, as disciplinas Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Desenvolvimento Gerencial. Nos diferentes cursos desta Instituição de Ensino Superior (IES). Todas as disciplinas me propiciaram grande satisfação e aprendizado, porém, as disciplinas Gestão e Planejamento Estratégico e Administração de Agências de Turismo de foram, para mim, uma oportunidade de repassar meus conhecimentos práticos e discutir as inúmeras chances que Santarém tem para o Setor de Turismo e de induzir aos acadêmicos a necessidade de um planejamento sustentável e da preservação dos recursos naturais, os impactos antrópicos que estes vêm sofrendo e, possíveis formas de minimização de tais prejuízos.

            A orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Trabalho Acadêmico Orientado (TAO) e orientação de monografias de Pós-Graduação também foram atividades desenvolvidas por mim quando de minha permanência no IESPES.

            Por meio de uma proposta interdisciplinar desenvolvida na Instituição tive tido oportunidade de intervir, juntamente com meus alunos, nos bairros e comunidades. Tal atividade, para mim, tem sido muito instigante, pois me faz associar a minha experiência em Turismo e Administração, tentando sempre mostrar para os alunos o perfil inter e multidisciplinar nas atividades, além da interface entre a interação com os moradores dos bairros e comunidades, na busca de que eles possam ter uma visão clara da interação existente, entre ambos, e da necessidade de sensibilização para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

           Ressalto que, fui aprovada em Concurso Público para Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia para a área de Hospitalidade e Lazer, aonde venho exercendo atividade de docente, tendo sido empossada em 18 de novembro de 2009.

 

            2.2- Atividades de PESQUISA

            A participação em atividades de pesquisa iniciou, ainda durante a graduação, no momento que realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso. Posteriormente, quando escrevi minha monografia para Conclusão da Especialização, o que ficou mais substanciada apenas no Mestrado. Cabe ressaltar que, de modo geral, as Instituições privadas não dispõem de orçamento para investir em pesquisa.

            Em 2003, ingressei no mestrado, onde passei a desenvolver atividades de pesquisa dentro de minha área de concentração. Após a finalização das disciplinas do mestrado, tive que retornar à Santarém e reassumir minhas funções como Coordenadora de Curso e Docente.  Com o tempo bastante limitado, fui desenvolvendo a minha dissertação, ficando sem possibilidade de atuar em pesquisas.

           

            2.3- Atividades de EXTENSÃO

 

            Durante meu vínculo com o IESPES, de 2001 a2010e, além das atividades de docência, coordenar o Curso de Bacharelado em Turismo e O Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental e ministrar aulas nos cursos de Administração, Turismo e Farmácia (disciplina Gestão Farmacêutica), coordenei a Empresa Júnior do IESPES, órgão comum a todos os cursos e, com isso, consegui  em conjunto com os acadêmicos, realizar pesquisas de mercado, além de acompanhá-los nos projetos interdisciplinares.

           

           

           

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21.ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.