MEMORIAL “A ORIGEM HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL”

Por Marta dos Santos | 27/01/2015 | Educação

INTRODUÇÃO

O trabalho textual aqui produzido relata de maneira clara e objetiva a origem do Serviço Social, sua regulamentação, a especificidade maior que reveste o Serviço Social desde sua implantação, no âmbito das características que mais evidentemente o marcam.

A eminente transformação assistencialista do Serviço social, tendo como objetivo básico, a ajuda aos pobres, por ser conhecida como uma vocação de ministério, não um trabalho, em razão de seu estreito relacionamento com a igreja. Onde nos primeiros anos de sua existência no Brasil, até o ano de 1950, foi muito influenciada e seguiu uma corrente francesa. Se desenvolvimento pelos primeiros Assistentes Sociais onde era voltada essencialmente para a organização da assistência, para a educação popular, e para a pesquisa social.

Retratando o surgimento do Centro de Estudos e Ação Social de SP (CEAS) que fundaria em 1936, a primeira escola de Serviço Social no Brasil. Onde seu  objetivo central era  o de promover a formação de seus membros pelo estudo da doutrina social da Igreja em 15 de fevereiro de 1936,  que ocasionou quase por completo as atividades do CEAS. Era dirigida por um conselho diretor constituído pela diretoria do CEAS, pelo conselho técnico-consultivo e pela diretoria da escola. A organização da escola abrangeu várias disciplinas, revestidas, porém de cunho prático.

Artigo completo: