Melhor fotografia - Oscar 2012
Por Carlos Eduardo Vianna Mota | 24/02/2012 | ArteNo cinema, as imagens são produzidas de acordo com uma união do roteiro e interpretações do diretor, e assim elaboradas pelo diretor de fotografia. O processo é coletivo e por isso a grande importância da categoria, peça chave para o aspecto visual da obra nas telas. O profissional responsável pela fotografia tem como principal objetivo retratar em imagens o conteúdo e o clima que se tem intenção de passar para os espectadores, provocando sensações.
A escolha correta de negativos, filtros, iluminação e lentes podem ser decisivas no sucesso de uma produção cinematográfica. O diretor de fotografia ao interferir nessas decisões contribui para uma melhor unidade visual nas telas. A relação entre o diretor e o fotógrafo pode ser fator decisivo para que um filme seja indicado ao Oscar. Dion Bebe e Rob Marshall responsáveis pela fotografia do musical “Chicago” foram indicados ao prêmio, no entanto foi só em sua segunda indicação, com o filme “Memórias de Uma Gueixa” em 2006 que eles faturaram a estatueta.
A categoria de Melhor Fotografia existe desde 1927, primeiro ano da premiação e continua sendo exibida, no Oscar 2012. No último ano (2011), o vencedor foi Wally Pfister, por seu trabalho no filme “A Origem”.
Os indicados ao Oscar 2012 de Melhor Fotografia e seus diretores de fotografia são: “O Artista”, por Guillaume Schiffman; “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, por Jeff Cronenweth; “A Invenção de Hugo Cabret”, por Robert Richardson; “A Árvore da Vida”, por Emmanuel Lubezki e “Cavalo de Guerra”, por Janusz Kaminski.