Melhor direção de arte Oscar 2012

Por Carlos Eduardo Vianna Mota | 24/02/2012 | Arte

O diretor de arte é responsável por comandar os cenógrafos, figurinistas e maquiadores, de maneira que cabe a ele garantir que a produção cinematográfica tenha uma unidade visual. Além disso, ele deve coordenar a montagem de cenários, sabendo estabelecer um bom relacionamento com o diretor e o diretor de fotografia. Ele supervisiona também os ambientes e espaços necessários para as cenas, de acordo com a realização e montagem das mesmas, e também cuida da programação cronológica dos cenários.

No que diz respeito a uma parte visual de qualidade de uma produção, o diretor de arte é peça fundamental. A categoria de Melhor Direção de Arte existe desde o primeiro Oscar da história, em 1927 e será exibida no Oscar 2012. A primeira estatueta foi entregue para William Cameron Menzies, pela produção do filme “Tempestade” e no ano seguinte ele venceu novamente por “A Mulher Cobiçada”.

A última premiação, em 2011, foi para “Alice no País das Maravilhas”. Os indicados ao Oscar 2012 de Melhor Direção de Arte são: “O Artista”, “A Invenção de Hugo Cabret”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II”, “Cavalo de Guerra” e “Meia Noite em Paris”. Os favoritos para a categoria são: em primeiro lugar “A Invenção de Hugo Cabret” por seus sets decorados construídos quase todos em escala real, desde a biblioteca até os trens, tudo nos mínimos detalhes e em segundo lugar, “O Artista”, forte concorrente, visto que é em preto e branco, por isso deve-se estar sempre atento as cores reais dos objetos que quando filmados em preto e branco podem não ter o efeito desejado.