Melhor ator coadjuvante Oscar 2012
Por Carlos Eduardo Vianna Mota | 07/02/2012 | ArteCom a implementação dos prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes em 1936, novas regras foram elaboradas para diferenciar quais atores poderiam ser indicados às mais recentes categorias. Até hoje ainda prevalece certa confusão, apesar de que houve uma mudança de regulamento em 1964, em que foi definido que os membros do setor de interpretação seriam responsáveis pela diferenciação entre o que é papel principal ou coadjuvante. No entanto, é uma categoria bastante esperada nos últimos anos e também para o Oscar de 2012.
Em 1936, o primeiro ator a receber a estatueta dourada de Melhor Ator Coadjuvante foi Walter Brennan, que atuou pelo filme “Meu Filho é Meu Rival”. Durante os anos foram alteradas inúmeras vezes as regras para a definição de indicados a esta categoria, porém até hoje há certa confusão na escolha dos mesmos. Já o último premiado, em 2011, foi Christian Bale por sua atuação em “O Vencedor”, filme que foi gravado em apenas 33 dias.
Os indicados para essa categoria no Oscar de 2012 são: Kenneth Branagh pelo filme “Sete Dias com Marilyn”, Christopher Plummer por “Toda Forma de Amor”, Jonah Hill por “O Homem que Mudou o Jogo”, Max Von Sydow por “Tão Forte e Tão Perto” e Nick Nolte por “Guerreiro”. Os atores favoritos da premiação em 2012 são Christopher Plummer e Kenneth Branagh, seguidos de Jonah Hill. O primeiro ator, Plummer, está sendo indicado pela segunda vez depois de muito tempo (a primeira foi em 1965 pelo filme “A Noviça Rebelde”).