MÉDICOS E PACIENTE DE CÂNCER
Por helena conserva | 17/02/2009 | PsicologiaInformação é o que falta as pacientes de câncer e desespero é o que sobra. Inicio neste espaço algumas considerações acerca do problema da desinformação sobre um outro problema, que é o câncer de mama em Feira de Santana. Decidi bruscamente mudar o rumo dos meus escritos depois do último episódio sobre exploração desumana de um médico para com uma paciente nessa cidade. O conteúdo dessa matéria seria a desinformação quanto os direitos de quem se trata de câncer, mas, prometo tratar disso no próximo texto.
A título de informação: existe na cidade a AAPC – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – que é uma casa de acolhimento e amparo a pessoa com câncer, em tratamento nas clínicas da cidade. Situada a Avenida Maria Quitéria, 2.476 coordenação de Betânia Knoedt.
A primeira medida que a mulher deve tomar é realizar a MAMOGRAFIA E A ULTRA SONOGRAFIA mamaria através do plano de saúde ou do SUS. Procurar o IMA na Av. Maria Quitéria ou a Clínica CEON na Castro Alves, que encaminha os pacientes pra um tratamento gratuito e de direito afim de detectar a tempo de curar. É importante procurar uma clínica séria e um médico competente e comprometido.
Mas, vamos ao episódio: Ontem ouvi a história de uma senhora que procurou um determinado médico depois que sentiu um caroço no seu seio. O médico apalpou o caroço e disse: a senhora esta com um tumor maligno e em estágio avançado. Terá que se submeter à mamotomia. Esse exame o SUS não cobre, plano nenhum cobre, custa 1500,00 e só é realizado aqui nessa clínica e comigo.
Mamotomia ou biópsia percutânea é um método mais atual que substitui a punção. O médico detectou que era maligno sem fazer exame laboratorial. A mulher foi tomada por um choque, à pressão subiu e ela passou mal. "Talvez morrer naquele momento fosse a minha salvação", ela disse. Mas graças a Deus ela não morreu e eu indiquei que procurasse a Clínica CEON. Ela procurou e no mesmo dia foi realizado o exame de "Punção aspirativa". Com agulha fina o médico introduz na mama, que vai dentro do tumor, buscar seu líquido pra detectar se é ou não maligno e daí ver o próximo passo. Por esse exame ela não pagou absolutamente nada.
Esse é o procedimento correto e não, ser desumano ao ponto de sem nenhum exame dizer que a mulher esta com câncer maligno e o que é pior, se aproveitar da situação dizendo que o exame custa mil e quinhentos reais. È uma pena que o nome da clínica e do médico eu não possa mencionar por uma questão de ética. Visite o meu site sobre câncer:http://sosmamahc.blogspot.com/