Medicamentos e Reações na Pele

Por TVMED - http://www2.tvmed.com.br/portal/default.asp?dLayout=tvmed&WorkspaceID=72 Especializaçôes Medicas | 03/08/2010 | Saúde

Entre os anos de 1997 a 2004 foi realizada uma pesquisa sobre o desencadeamento do uso de medicamentos e reações adversas na pele. Foram analisados no total 121 pessoas com diversos medicamentos. O resultado mostrou que tanto de forma controlada (com receita medica) ou por auto medicação há um grande percentual de pessoas que tiveram alguma reação cutânea.

Dos 121 pacientes analisados, 43(35,5%) tiveram alguma reação na pele de intensidade média a grave. As mulheres estão mais expostas, de 43 casos registrados 51,2% eram do sexo feminino, assim como pessoas de pele branca com 86% contra 4,7% das pessoas de pele negra e 9,3% para pardos.

Foi analisado também a quantidade de medicamentos ingeridos pelos pacientes, e o resultado ao contrário do que muitos acreditam, as pessoas que foram medicados com apenas um tipo tiveram mais reações (48,8%) das que tomaram por exemplo 5 tipos diferentes (4,7%). Já os tipos as drogas usadas o que mais apresentou riscos foram os antibióticos com 20,9%; analgésicos com (16,3%) e antiinflamatórios com (9,3%).

Esse estudo mostrou que as reações cutâneas por medicamentos são mais frequentes do que muitas pessoas pensam, e a auto medicação torna esse risco ainda maior. Medicamentos são drogas e sem o acompanhamento de um médico responsável, podem levar á doenças mais graves e até a morte.

Baseado no artigo: Silvares MRC, Abbade LPF, Lavezzo M, Gonçalves TM, Abbade JF. Reações cutâneas desencadeadas por drogas. An Bras Dermatol. 2008;83(3):227-32.

TVMED: ATUALIZAÇÂO E ESPECIALIZAÇÂO MEDICAS