Matemática no dia a dia

Por Marcio Santos | 19/05/2015 | Educação

A MATEMÁTICA NO DIA A DIA

Quantas  pessoas saberiam calcular o troco, quando efetuam o pagamento com um anota de 50,00 e o valor  pagar é de 37,66? Poucas! Por que isto acontece? Porque com o advento da tecnologia, celulares, principalmente quase ninguém mais  usa o "cerebro" para fazer um cálculo. Isto não é condenável, mas também leva ao uso cada vez menor de nossa capacidade de raciocínio abstrato fazendo com que na velhice doenças como alzheimer se instalem com mais facilidade. Sem contar que nas provas de concursos e vestibulares onde não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos a quantidade de candidatos reprovados nos conteúdos que exigem algum cálculo é enorme.

Como resolver isto? Primeiro melhorando o nível de ensino desde as  séries iniciais, tanto por parte dos professores, bem como pela participação da família na educação paralela, para que se perca de vez o medo da matemática, pois  jovens que terminam o ensino fundamental muitas vezes não sabem  fazer uma simples conta envolvendo soma, subtraçao,multiplicação ou divisão.

Isto tem feito com que o indice de reprovação nas matérias de calculo  das Engenharias o indice de reprovação supere os 70% em nosso país. Saber lidar com os números se reflete em qualidade em tudo que dispomos, desde a construção civíl, utensilios domésticos, comércio, etc.

Nos países desenvolvidos existe um incentivo para que todos os estudantes termine o ensino médio com um aproveitamento mínimo de 60% do conteúdo aprendido. O que resulta em uma indústria forte e de altíssima qualidade. 

Recentemente para melhorar o ensino da matemática, foi criado criamos o site www.geniusreforcoescolar.com.br   onde ensinamos matemática para alunos do ensino fundamental. Neste site se aprende desde operações fundamentais, passando por Juros, Porcentagem, Geometria, Progressões, Análise Combinatória e probabilidade. 

Com a atual situação econômica do país  a saída para muitos tem sido buscar um emprego estável e o serviço público tem atraído cada vez  mais candidatos.

Sabemos que algumas pessoas tem talento para a arte, outras para trabalhar na área da saúde, outras pra construção civil, etc. e por isso não podemos exigir que todos sejam experts na área, mas um advogado por exemplo também precisa saber  cálculo para calcular direitos trabalhistas, mesmo um médico precisa saber a dosagem da medicação a ser aplicada em um paciente. 

Talvez um dia sejamos como os gregos que amavam a matemática. Assim nosso país com certeza será um lugar com muito mais qualidade de vida.