Marketing Social no Sistema Prisional

Por Cristiano Gomes de Oliveira | 07/05/2016 | Adm

RESUMO 

O objetivo principal deste estudo é demonstrar como o marketing social atua em uma instituição pouco prestigiada pela sociedade, onde o trabalho realizado por esse setor influencia diretamente na nossa sociedade e em nossas vidas.

Prisioneiro atrás das grades.

O enfoque desse estudo é o sistema prisional do Estado de Minas, e para podermos enriquecer mais esse trabalho vamos limitar as fontes de estudos à Penitenciaria José Maria de Alkimim onde o marketing social tem uma atuação muito grande, uma vez que a unidade prisional (UP), na atualidade trabalha com presos com presos do regime semi-aberto, ou seja que tem o direito de ir trabalhar durante o dia, e retornar para dormir na UP. 

Ao término desse estudo foi constatado que o trabalho de ressocializar não é obrigação somente do sistema prisional. A sociedade tem um papel muito importante em todo esse processo, às vezes mais importante que o papel do Estado. 

A necessidade e desejo são o maior obstáculo existente entre a reintegração e o sentenciado, devendo ser dada a devida relevância a este cenário. Somos convidados a parar e refletir com consciência se estamos fazendo alguma coisa para auxiliar nesse processo, ou se ainda não, o que poderemos fazer para mudar esse cenário e garantir às próximas gerações uma melhor qualidade de vida. 

Palavras-chave: Estado, Sentenciado, Marketing Social, Sistema Prisional. 

1. Introdução  

O principal objetivo do trabalho é mostrar se a pena tem cumprido sua função social, e se o marketing social atua em parceria com esse projeto de ressocialização. Para o desenvolvimento do artigo foi escolhida a Penitenciária José Maria de Alkimim, avaliando quais das medidas aplicadas estão diretamente focada na inclusão social. 

Em um primeiro momento vamos ver a definição de marketing e alguns tipos de marketing.

Quando falamos em marketing a primeira visão que nos vem é propaganda. Não que estejamos errados, propaganda faz parte de uma das várias ferramentas utilizadas pelo marketing. 

Nesse caso, o marketing social é um pouco diferente. Ele é definido com uma forma estratégica de modificar/mudar a concepção da sociedade no que se diz aos conceitos éticos, social e organizacional no que tange a igualdade social.

Artigo completo: