MARKETING PESSOAL COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO PROFISSIONAL

Por Sarita Raquel Neis Bueno | 05/06/2018 | Educação

RESUMO

O número de formação acadêmica da população tem aumentado consideravelmente e a oferta de emprego no mercado de trabalho ficado cada vez menor, elevando os níveis de competitividade por uma colocação profissional. De tal modo, a busca em se destacar dos demais na procura de emprego se torna cada vez mais natural, assim como valorizar suas aptidões profissionais,seja qual for a área onde exerce sua atividade.Consciente desta inclinação surgiu a disposição de estudar o papel do marketing pessoal neste contexto competitivo de procura de emprego e permanência no mercado de trabalho. Aaplicação do marketing pessoal favorece tanto quem busca adentrar no mercado de trabalho quanto aquele que já esteja nele atuando. Este artigo evidenciou a extraordinária ferramenta que é o marketing pessoal, trabalhando a favor do indivíduo que se propõe a utilizá-lo, na procura do sucesso profissional.

Palavra-Chave:marketing pessoal, competitividade, sucesso profissional.

INTRODUÇÃO

Com a concorrência acirrada no mercado atual, possuir um diferencial pode assegurar o sucesso profissional. No dia a dia é imprescindível a demonstração de aptidões e capacidades que distingam e apontem o posicionamento do indivíduo no contexto em que atua.

Essa necessidade de garantir êxito holístico é por causa das rápidas mudanças e mutações que são criadas pelas determinações da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Com as novas imposições e inovações, as culturas, o corpo social e os indivíduos estão se modificando de maneira continua e irreversível.

É muito importante obter conhecimento do que já aconteceu e atentar-se as particularidades da época atual, do período presente, para envolver-se efetivamente na história. É preciso ter potencial para mapear o cenário entreposto e se posicionar no ambiente atual.

Atualmente, a ordem econômica nacional, assenta-se no sistema capitalista, adotando como referência os direitos do consumidor mais do que as liberdades públicas e democráticas, em contraposição à participação do Estado como agente econômico. Em meio as variadas mudanças, o indivíduo se perde no espaço e quando da preparação para o planejamento do futuro, utiliza técnica acima do humano.

Na era do conhecimento, têm muitos dados e baixa familiarização, envolvimento com o conteúdo. O comprometimento é decisivo para nortear o profissional ao alcance do estado almejado. Trata-se de envolvimento, participação ativa nos projetos, apresentando formas possíveis de melhoria e aumento de resultados, pautadas nas metas e objetivos desejados.

É neste agitado cenário que será analisado o marketing pessoal como mecanismo para se alcançar o sucesso profissional para aqueles que buscam por emprego e os que almejam sua permanência no mercado de trabalho, sem deixar de observar o contexto em que se vive.

Artigo completo: