MARKETING DIGITAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA ERA DAS INFORMAÇÕES

Por CICERO ANTONIO BEZERRA VIEIRA | 18/05/2018 | Adm

Resumo

Como resposta à adoção da internet e sua desenvoltura no meio social e consequentemente, no empresarial, se desdobra o marketing digital como uma ferramenta estratégica atual, esse se configura como o próprio marketing impulsionado na web.

O estudo buscou apresentar o tema proposto de forma abrangente, assim, sua revisão bibliográfica aborda as conceituações de marketing, comenta-se sobre a própria internet e as mídias sociais, assim como traz definições do marketing digital e os termos estratégia e competitividade, comparando-os, tendo por fim um parecer sobre o marketing digital ser uma forma das empresas manterem-se competitivas ou subsistirem no mercado o qual os consumidores estão mais informados, e assim se determinando maiores dificuldades na fidelização dos mesmos. 

Palavras-chave: Marketing digital; Internet; Estratégia.

Introdução

A era digital, a qual avança todos os dias a partir da intervenção de novas tecnologias e facilidades de interação nos âmbitos pessoais, sociais e até mesmo empresariais influenciou mudanças em diversas áreas, não sendo diferente ao campo da administração de marketing[1], se observando como insuficiente o alcance e a presença do marketing convencional com os stakeholders[2] se origina o marketing digital como uma nova perspectiva de “fazer marketing”.

O marketing digital surge como uma resposta à questão da necessidade estratégica de aproximação dos consumidores ao negócio, sendo uma ferramenta estratégica bastante utilizada no mercado atual – o qual sofre intervenção das redes sociais.

Estas, ao estarem cada vez mais presentes nas vidas dos indivíduos como forma de socialização, status, e até mesmo negócios se tornam mais relevantes às organizações, as quais ao elaborarem seus planejamentos de marketing, devem compreendê-las como um meio (lucrativo) de comunicação com diversos tipos de públicos, acompanhando assim o avanço dessas mídias e do próprio mercado empresarial.  

[1] “A arte e a ciência de escolher mercados-alvo e construir relacionamentos lucrativos com eles”. (KOTLER E ARMSTRONG, 2015, p. 08)

[2] Stakeholders são classificados como aqueles que influenciam a empresa, ou, em uma visão mais abrangente são influenciados por esta no decorrer de suas atividades (Sousa e Almeida, 2003).

Artigo completo: