Marketing de Varejo

Por Gisele Ferreira da Silva | 06/04/2013 | Adm

Faculdade Mario Schenberg

Curso tecnológico de marketing

Professor orientador: Lawton Benatti

Marketing de Varejo

Gisele Ferreira da Silva

Introdução

Diante da competitividade do mercado, onde a concorrência entre empresas está cada vez maior, os varejistas precisam de novas ideias, oferecer novos produtos e condições favoráveis para que o cliente se fidelize a sua marca.

Para garantir seus lucros as lojas de varejo precisam vender, fixar sua marca e manter seus clientes fiéis, para isso é necessário ter um mix de produto  e oferecer boas condições de compra.

Os produtos e serviços devem se adequar às necessidades dos consumidores  que por diversas vezes vão em busca da loja de varejo para um simples atendimento ou obtenção de informações.

 Devido a mudanças no cenário econômico as empresas de varejo devem pensar em como melhorar seus serviços e produtos, com essa estratégia consequentemente irá conquistar novos clientes.

 Neste artigo é possível saber um pouco mais sobre os princípios e conceitos de marketing de varejo.

 O Marketing surge como uma ferramenta que auxilia as empresas a se posicionarem no mercado, abrangendo um mercado amplo de produtos atraindo novos parceiros e clientes potenciais.

 

Marketing de varejo

O foco do mercado de negócios de varejo hoje, é utilizar como ferramenta o marketing de varejo.

Por não existir um único e correto modelo de marketing de varejo, o mercado desenvolveu estratégias para atrair o público alvo e suprir suas necessidades, com isso é possível atender a demanda e trazer o retorno desejado pelas empresas.

O varejo tem a responsabilidade de ter uma variedade de produtos para colocar a disposição do consumidor, isso pode ser feito tanto na forma de produtos quanto de serviços.

Um dos aspectos utilizados pelo marketing de varejo é a abordagem em caráter de urgência ou como muitos intitulam “oportunidade única”.

Diariamente o consumidor é surpreendido por slogans e frases de efeito com intuito de gravar em sua memória a sensação de que a oferta tem que ser aproveitada naquele momento, ou então não terá mais a oportunidade de adquirir aquele bem ou serviço, isso faz com que muitos consumidores através do impulso façam compras não planejadas por conta das oportunidades de preços baixos e pagamentos facilitados.

Segundo Kotler (2000, p.540), varejo inclui todas as atividades relativas a venda de produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais, para o uso pessoal e não comercial.

As mídias de varejo atuais tem se focado no consumidor do tempo presente, pois tem a ideia de que cliente bom é aquele que compra hoje. Algumas lojas utilizam carnês que só podem ser pagos na própria loja, este é um meio de fazer com que o consumidor vá até a loja e durante essas idas tenha a oportunidade de adquirir um novo produto ou então ao final do carnê emende com uma nova compra. Outra forma de atrair o consumidor até as lojas é utilizando o cartão fidelidade que é apresentado com descontos ou formas de pagamentos facilitados.

Para atrair os clientes para os pontos de vendas o varejista deve colocar banners promocionais e vitrines atraentes, desta forma o consumidor que está do lado de fora e de dentro da sua loja será atraído primeiramente por curiosidade podendo adquirir algum produto durante a permanência na loja. O varejo também deve aproveitar de datas comemorativas e eventos para aumentar seu faturamento mensal, mas para isso acontecer é necessário que utilizem parte do orçamento com propagandas e folders promocionais.

Conforme Giuliani (2003, p.23) constata que é no varejo que o consumidor se defronta com o produto com o qual ele irá materializar seus sonhos e tornar suas fantasias realidade.

Entende-se que o marketing de varejo deve ter como objetivo a satisfação do cliente para que se sintam realizados por estar comprando um produto.

Conceito de marketing

 O marketing trabalha diretamente com o mercado com o intuito de realizar trocas potenciais tendo o propósito de satisfazer as necessidades e os desejos humanos.

Os produtos e serviços fazem com que as pessoas satisfaçam suas necessidades e desejos. Com base nessa informação é possível definir que produto é um bem tangível por se tratar de qualquer coisa oferecida ao mercado enquanto ó serviço é intangível, pois é definido como atividade ou benefício oferecido o que não resulta em adquirir nada.

De acordo com Kotler (1994, p.25) o marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos em grupo obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Deste modo os profissionais de marketing devem estar sempre atentos as necessidades do consumidor buscando criar novos serviços e produtos para satisfazê-los.

Para isso os profissionais devem estar sempre atentos as mudanças de mercado, pois uma vez que a tendência de mercado muda o profissional de marketing tem que adaptar-se para acompanhar a mudança.

As mudanças de tendências do mercado refletem no comportamento do consumidor que passa a ficar cada vez mais exigente, não se fidelizando a nenhuma marca seja ela de serviço ou de produto. Esse comportamento faz com que os profissionais de marketing criem novas estratégias para atrair e fidelizar os consumidores, que estão em busca dos melhores produtos e serviços, uma vez que, a concorrência é muito grande.

Conceito de varejo

Conforme Dunne (2001, p.330) o varejo consiste da atividade final e dos passos necessários para colocar mercadorias produzidas em outros lugares nas mãos do consumidor ou para prestar serviços ao mesmo.

Qualquer empresa que presta serviço ou vende seus produtos em menor quantidade, ou seja, para uso pessoal ou com limite de compra é uma empresa varejista.

O varejo teve origem no Estados Unidos no século XIX quando surgiram as lojas de mercadorias gerais que comercializavam tecidos, ferramentas, alimentos entre diversos outros produtos.

A partir deste conceito de venda surgiu em 1886 o catálogo Sears que a princípio fazia suas vendas através de catálogos o que depois acabou se tornando uma grande loja de departamento.

No Brasil foi o Visconde de Mauá uma das pessoas que iniciaram a venda através do varejo essa nova forma de venda  teve início no final do século XIX com o inicio da industrialização.

Varejo adquire seus produtos com grande diversidade e em quantidade maior para que tenha um estoque amplo através de fornecedores, distribuidores, fabricantes e atacadistas e repassa em menor quantidade ao consumidor final.

Qualquer organização que utiliza esse tipo de venda seja através de sites, lojas, telefone ou através de catálogo está praticando o varejo.

Parente (2000, p.22) comenta que varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor final.

 

Desenvolvimento de varejo

O varejo vem apresentando um bom desenvolvimento no que se refere a matéria de Brasil, uma vez que apresenta grande diversificação de produtos e serviços, crescimento perceptível quanto a quantidade de pontos e consequentemente a volume de vendas.

As possibilidades de crescimento e os desafios de desenvolvimento dos profissionais da área de varejo aumentaram devido a chegada da globalização que junto com ela trouxe a concorrência mais acirrada e a competitividade comercial.

Portanto uma empresa que não se adapta as novidades e tendências perde seu espaço no mercado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DUNNE, Patrick. Marketing as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GIULIANI, Antônio Carlos. Marketing em um ambiente globalizado. São Paulo: COBRA, 2003.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: ATLAS, 2000. 

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise planejamento e campanha. 4 ED. São Paulo: ATLAS,1994.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10 ED. São Paulo: PRETICE HALL,2000.