Marketing aplicado a Associações Profissionais e Sindicatos

Por victor furtado | 19/01/2010 | Adm

O incremento de receita e o reforço da satisfação dos atuais associados é o foco de uma nova vertente de Marketing dirigido para Associações e Sindicatos profissionais de todo tipo.

Um setor com enorme potencial para área de marketing, com grande carência por técnicas de mercado já amplamente utilizadas no segmento empresarial.

Os Projetos de Marketing para Associações e Sindicatos tem como meta principal o incremento de receita por meio da elaboração, planejamento e implantação de serviços direcionados á base de associados, gerando receitas extras ás Entidades com descontos especiais  para os associados. Serviços como planos de saúde, seguro residencial, seguro de vida, viagens e outros comercializados á parte, além de convênios com universidades, rede de varejo e serviços profissionais aumentam a atratividade á novos potencial associados de classe, reforçando a relação "custo x benefício" aos olhos de novos potenciais associados.

Um ciclo virtuoso que tem como efeito colateral direto o aumento do índice de satisfação dos atuais associados, trazendo consigo o reforço a imagem institucional da associação, potencializando sua representatividade e relação política com a sociedade.

O que é Marketing?

Em linhas gerais: Toda e qualquer relação que a empresa tenha com o mercado.

É função do Marketing identificar, dimensionar o mercado e suas necessidades, determinando e implementando diferenciais competitivos com objetivo de obter a preferência do consumidor.

É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente ao mesmo tempo que responde aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas.

O Marketing tem por objetivo final direcionar as ações das empresas por meio da análise do mercado e seus concorrentes, visando obter o máximo de lucratividade compatível com o potencial do mercado associado ás competências essenciais e recursos que a empresa possui.

Algumas ferramentas de Marketing:

. Pesquisa de Mercado

. Planejamento Estratégico

. Estruturação de diferenciais competitivos

. Elaboração e lançamento de produtos e serviços

. Plano de Comunicação e Mídia - captação

. Relacionamento e Fidelização de Clientes

. Website

. Processos de acompanhamento de qualidade de atendimento ao cliente

. Monitoramento da concorrência

. Fluxos, metodologias e processos de trabalho - workflow

Como aplicar conceitos de Marketing em Associações e Sindicatos?

Como vimos acima, os mesmos princípios de marketing utilizados por grandes e médias empresas do segmento de prestação de serviços podem e devem ser aplicados por Associações e Sindicatos de todos os tipos. Ao transpor conceitos de marketing para Entidades de classe obtém-se a perspectiva de ampliação de sua relação com o Associado através do:

. Monitoramento e identificação de expectativas e necessidades dos Associados

. Convênios e redes de descontos em universidades, lojas comerciais, serviços profissionais

. Treinamentos em Atendimento ao Cliente

. Lançamento de serviços comerciais da própria Entidade, como planos de saúde, seguros de vida, seguros residenciais e de veículos, viagens e outros

. Cursos de atualização para profissionais em atividade

. e muitos outros

Ao implementar um perfil de administração mercadológica com objetivos e metas anuais claras, com base no conhecimento do perfil de seus associados, além de suas expectativas e necessidades, a gestão destas Entidades ganham objetivos concretos a serem alcançados, tendo sempre como metas o incremento de receita e a satisfação dos atuais associados, passando a conhecer assim "onde estamos" e "para onde devemos ir".