Marcenarias em SP: Seja um marceneiro
Por Sonia Sanches | 08/10/2012 | AdmA profissão de marceneiro está em seu auge nos últimos anos no Brasil. Muitas famílias buscam o serviço na hora de pedir móveis planejados ou portas e acessórios para casas e comércios.
As marcenarias em SP procuram profissionais experientes no ramo para atuarem no setor. Muitas vezes não é exigida experiência já na profissão, apenas aptidão e um período de teste.
Para entrar neste mercado de trabalho é preciso ter um olho clínico, entender um pouco de dimensões, design e decoração. Preparamos alguns passos para você se tornar um marceneiro bem sucedido:
1. Olhe para os móveis de outra forma.
Isto mesmo. A partir de hoje não veja os móveis da sua casa e do escritório do seu dentista como meros móveis, mas pense neles como frutos de um trabalho de dias. Observe a madeira, a tonalidade da matéria prima, o design, o estilo e por fim os pequenos detalhes que compõe toda a obra.
2. Se foque na versatilidade dos móveis.
Os móveis para serem bem usados e valerem a pena o investimento precisam ser versáteis, isto é, serem usados para diferentes intenções e em várias ocasiões. Um criado mudo de madeira de cerejeira, por exemplo, deve servir para colocar livros, guardar pequenos utensílios, colocar revistas, um abajur ou o telefone. Planeje os móveis para serem usados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada cliente.
3. Estude design.
O design é muito importante na hora da elaboração de um móvel, ou uma porta, por exemplo. Pesquise na internet como os grandes designs estão trabalhando, quais suas obras e faça peças similares, mas de acordo as necessidades do cliente. Veja quais são os móveis que estão sendo mais vendidos nas grandes lojas e personalize as suas criações.
Formas mais arredondadas, curvas, superfícies planas, detalhes pequenos, podem ser a grande diferença na hora de criar uma peça. Invista na sua formação, ela será o seu diferencial.
4. Encontre marcenarias
Procure marcenarias que estejam precisando dos seus serviços, já leve a fotografia ou o projeto de móveis que esteja trabalhando. Demonstre sua aptidão e interesse mostrando suas obras.
Siga as dicas acima e tenha sucesso nesta profissão cada vez mais em expansão no Brasil.