Marcenaria sustentável em SP

Por Sonia Sanches | 08/10/2012 | Adm

Capital da moda e do design, mas também famosa pela quantidade de indústrias e volume de automóveis, São Paulo tem buscado criar uma nova imagem. Desde 2009, a partir do Projeto de Lei nº 494/2009, 16 de setembro foi inserido no calendário como o Dia do Design Sustentável na capital paulista.  

Também na cidade, nasceu o programa Marcenaria Sustentável, que completa dois anos em 2012. A ideia partiu da consultora Simone Nascimento e é uma rede social que discute como a marcenaria pode ser economicamente viável, sem desrespeitar o meio ambiente.

Em uma cidade onde existe extensa programação, entre exposições, lançamentos de produtos, debates e eventos de diversas áreas que atraem gente do Brasil e do mundo, a marcenaria em São Paulo encara o desafio de encantar os amantes de móveis, sem desperdiçar matérias-primas.

Isto porque os produtos transformados em arte a partir da madeira saem de São Paulo para todos os cantos do globo. E a sustentabilidade é uma preocupação mundial. Nos últimos anos, a discussão sobre a natureza tem repercutido bastante deixando em evidência que é preciso respeitar o planeta.

Na rede social da gestora Simone Nascimento, marceneiros, arquitetos e fornecedores discutem quais barreiras podem e devem ser enfrentadas para que o setor moveleiro possa ser ecologicamente correto.

A população se conscientiza cada vez mais a respeito dos chamados “produtos verdes” e elegem estes para levar para casa. Por isso a marcenaria em SP busca alternativas: para não perder mercado.

Em julho desse ano, no Anhembi, a For Mobile reuniu expositores do Brasil e do mundo para apresentar novidades para a indústria moveleira e de decoração em geral, privilegiando os materiais ecologicamente corretos.

A marcenaria que se utiliza de madeira de demolição é capaz de produzir móveis com preço acessível e ainda respeita o meio ambiente. Já a madeira de reflorestamento tem um custo mais alto, mas também garante a sustentabilidade do planeta, ao repor as árvores utilizadas.

Para quem se interessa por peças diferentes e ainda garante o equilíbrio da natureza, itens como puffs, mesas, banquetas, cômodas e outros acessórios decoram os vários ambientes de uma casa e ainda têm a garantia de preservar o planeta.

Pela internet, diversos sites já oferecem um portfólio ecologicamente correto, com móveis produzidos à base de madeira originária de reflorestamento. Vale a pena garimpar alguns itens para garantir a decoração da casa com bom gosto sem prejudicar as próximas gerações.