Marca e Branding

Por Vinicius Ferrara Barbosa | 05/08/2016 | Adm

 

Muitas pessoas interligam sua personalidade a suas marcas que consome e admira. O conceito de marca vai além dos seus serviços ou produtos, uma empresa consolidada fornece sempre além dos seus produtos ou serviços atributos que agrega a marca e outros serviços extras que beneficia seus consumidores, segundo explica o Philip Kotler “A marca é a essência da empresa e é o que passa para as pessoas o conceito da marca e seu posicionamento”.

A marca é definida por um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos dois, que tem o propósito de identificar bens de um grupo ou companhias e diferenciá-los dos concorrentes.

Toda marca gera competição de mercado mostrando sua importância de consumo para as pessoas, transmitindo um estilo de vida e a experiência que a marca proporciona como felicidade, tecnologia, estilo de vida diferenciado entre outros. Grande marca hoje em dia está atualizando sua comunicação para esse novo modelo, sem deixar de perder sua identidade no mercado de trabalho e sim gerando um novo conceito sobre o que a marca representa e transmite para seu público, com isso grandes marcas vem conquistando o mercado de trabalho trazendo seu conceito da marca para a vida das pessoas.

A marca quer representar para seu público alvo características, benefícios e serviços aos consumidores, grandes marcas trazem uma garantia e qualidade. Diante aos consumidores sua marca tem a importante decisão na hora da compra, pois é a responsável por trazer certo estilo de vida para os consumidores da marca.

A segmentação de mercado é um outro ponto muito importante pois consiste em dividir em vários subgrupos com características semelhantes, os grupos são nada mais do que certo nicho de mercado para a marca, público alvo é onde encontra-se as pessoas que estão na estratégia da empresa e querem alcança-las. A empresa também pode personalizar certos tipos de produto ou serviço da marca para atender públicos específicos, tornando-se assim líder de mercado.

Todas dificuldades encontradas por empresas que elaboram seu planejamento estratégico e precisa ser orientado, pois existe um mercado extremamente competitivo, o conceito de posicionamento e a necessidade da segmentação fez que o mercado tenha na sua frente o produto desejado para aquilo que procura, gosta e necessita. As marcas devem ter seu alvo em um mercado-nicho, ou seja, um grupo bem definido de compradores, de forma que aumente a probabilidade dos clientes serem encontrados. Estas ações baseiam-se em critérios de classificação, que podem ser de ordem geográfica, demográfica, com base no ciclo de vida, sexo, renda, psicográfica, comportamental, entre outros. A segmentação permite que as empresas direcionam suas campanhas e ações de marketing com mais precisão, de forma que estas ações otimizadas surtam maior efeito com menos esforços e investimentos.

Um trabalho bem feito com a marca pode chegar um certo momento que os próprios consumidores não vão se importar somente com os produtos que a marca oferece, e sim com o conceito que ela traz, o estilo de vida que a marca passa para todos consumidores, e ao passar esta imagem positiva da empresa a marca se torna mais sólida no mercado, que facilita mais a fidelização de seus clientes e acaba atraindo mais pessoas do mesmo estilo de vida que a marca proporciona.

As pessoas cada vez mais está procurando e consumindo aquilo que gostam e admira, a pessoa que consome um produto por necessidade é diferente das pessoas que procuram os produtos para se satisfazer e ter momentos que a marca proporciona a ela, e assim faz com que fidelize as pessoas e transmita a sensação que a pessoa visualiza da marca, isso gera prazer nas pessoas e cada vez mais vai acompanhar a marca e pesquisar mais sobre novos produtos e novas experiência que a marca pode trazer na vida de cada pessoa que segue e consome produtos que a satisfaz tanto na necessidade como no estilo de vida e prazer.

Com o Branding é possível construir a própria personalidade da marca agregando valor e emoções que a mesma traz com ela e com isso acaba gerando um diferencial a marca, atraindo mais pessoas a conhecer melhor o conceito passado pela empresa e gerando mais vendas automaticamente para seus fiéis clientes. O branding não está como uma necessidade para todas empresas, mas ele pode sair com um diferencial para a marca criando sua própria identidade no mercado.

Primeiramente a empresa precisa ter o planejamento da identidade da marca, sendo assim necessário pesquisar sobre a história da empresa e a comunicação que vai ser feita para a marca, o público-alvo que a marca quer atingir também é importante para saber exatamente o que fazem, como se comportam e o que procuram, assim o trabalho do branding pode ser destrinchado de uma forma mais detalhada conseguindo atingir um nicho de mercado específico que procura.

Na hora de executar o trabalho do branding alguns pontos devem ser observados, toda a comunicação da marca precisa estar voltada para a proposta de valor definida durante o planejamento. O logotipo, cores utilizadas, embalagens, slogan, todos tipos de propagandas em diversas mídias, redes sociais e entre outros, utilizar uma identidade adequada a marca e seu conceito.

Como exemplo Branding de sucesso é reconhecido quando a marca se reestrutura, se posiciona no mercado de uma forma diferenciada e cria seu próprio estilo e conceito, passando para os consumidores o novo posicionamento e agregando mais valor à marca e o estilo de vida que a proporciona diante dos seus consumidores e concorrentes.

O branding ajudou muito grandes marcas mostrando um novo estilo de vida que passa para as pessoas e principalmente busca sempre agregar mais valor à marca com seus produtos novos e sua comunicação diferenciada dos seus concorrentes.