Maratona de Berlin - Detalhes

Por felipe stark | 26/09/2010 | Sociedade

Ficam registradas impressoes pessoais sobre a meia maratona de Berlin para aqueles que um dia possam ter a honra de participar.

Pontos positivos (Não necessariamente nessa ordem):

1- Organização / Estrutura: Antes da prova: Retirada dos kits de acordo com o informado e sem problema algum; Tendas/Chapelaria muito bem enumeradas e pessoal muito disposto; Entrega de um certificado impresso na hora com meu nome e tempo percorrido foi um diferencial, sendo que não perdí 5 minutos para recebê-lo junto com a medalha; O que mais me chamou atenção no final do prova foi:
- Espaço para fotos individuais

- Tendas para banho com água quente e vestiário que para o alemães não era necessário: Eles se trocavam na rua mesmo; Mulheres, Homens e crianças de todas as idades , debaixo de um frio de 4 graus e chuva fina, tirando seus casacos e calças e vestindo suas roupas para a corrida, totalmente nus sem cerimônia.

- Para alimentação e hidratação: No percurso muita água e chá "fervendo". No final, Lanches e frutas diversas e pasmem: Isotônicos e Cerveja à vontade servida imediatamente após a linha de chegada.

- Marketing pós prova: Cerca de 2 meses depois, recebí em minha casa um envelope que continha: Carta assinada pelo organizador me parabenizando pela participacção indicando e convidando para a próxima que ocorrería dalí um ano; Provas das foto que foram tiradas e uma oferta de compra das mesmas em formato de mídia ou impressa (o preço achei meio salgado - à partir de 30Euros por foto....); Todo o histórico da prova com os tempos de todos atletas; Revistas e muito material de merchandising incluindo hotéis que patrocinam o evento, etc. Isso me fez sentir importante para a organização...

2- Diversidade: Gente do mundo todo em diversos níveis e idades com pelo menos 30% dos participantes do sexo feminino

3- Flexibilidade: Junto com a prova de corrida são realizadas simultaneamente as provas de Cadeirantes, Caminhantes e "In-line"

4- Localização: Os pontos de partida e chegada são no ponto mais central da cidade

5- Pontualidade: Desde a retirada dos kits até o início e fim da prova, nem um minuto a mais nem um a menos

6- O Público: Creio que seja cultural isso, mas não lembro de ter corrido 2 minutos sem que houvesse alguém para dar apoio com sinos, apitos, bandeiras e um curioso adereço entregue pela organização: Uma placa com a descrição "Go...................." onde a pessoa que ficaria de fora, como um parente ou amigo, poderia escrever "Go Felipe" por exemplo, o que ocorreu com os amigos brasileiros que fiz no albergue. Além disso, o povo muito hospitaleiro ao contrário do que pensam, além do apoio, fazia questão de receber um cumprimento através das mãos. Em todo o trecho haviam mãos esperando para serem tocadas. Muito energizante isso.


7- Percurso: Todo plano, com piso muito regular, sem obstáculos e passando pelo centro mesclando importantes avenidas e vilas de casas bem arborizadas e principais pontos turísticos da cidade, com destaque ao Bradenburg Gate que é o marco da queda do muro de Berlin. Interessante é que o trecho dá uma volta completa pelo coração da cidade, logo é uma ótima oportunidade para enxergar a cidade de forma mais ampla. A cada 4,5km havia postos de hidratação com chá mate fervendo e água gelada....

Como pontos turísticos no percurso destaco:

- Bradenburg Gate - passamos entre os pilares do portão logo no primeiro kilometro. Você realmente se sente parte da história do local. É emocionante.

- Checkpoint Charlie - onde funcionava uma base de operação do exército norte-americano que servia como ponto de observação de possíveis invasões e ataques

- Fernsehturm - Torre de TV que serve como observatório onde de uma altura de 365 metros se pode avistar toda Berlin. Há também um disputado restaurante no topo e lojas de souvenirs no piso térreo

- Schloss Charlottenburg (Palácio de Charlottenburg) - Palácio que foi a residência oficial dos governantes da Prússia

- Potsdamer Platz - A praça principal da cidade, com seus prédios modernos. Espécie de mini-cidade moderna construída entre as antigas pedras de Berlim. Há uma infinidade de lojas e ali estão as grifes mais conhecidas do mundo. Para muitos alemães, o surgimento da mega-construção entra em choque com a antiga arquitetura cultural da cidade.
- Reichstag - Parlamento alemão restaurado
- Alexanderplatz - Totalmente de concreto, esta praça era o coração da cidade na primeira metade do século 20. Depois da Segunda Guerra, tornou-se o centro da Berlim Oriental. Lá estão as estátuas de Marx e Lenin e o relógio-monumento com a hora mundial
- Estação Central de Berlin - simbolo da modernidade pós comunismo
- Rio Havel
Hotel que fiquei hospedado: www.hostelworld.com/circus - Circus Hostel. É um Hostel com quartos para grupos de 5 pessoas e também individual ou casal. Paga-se em média 20 Euros por noite mais 6Euros o café da manhã. O Albergue é muito bonito, limpo, confortável e bem localizado. Tem uma atmosfera muito legal. Conta com um pub que lota todas as noites e serve as melhores cervejas alemãs.

Pontos negativos - Pra não dizer nenhum:
- Restrição da retirada dos kits a um único local e longe do centro


Aproveite!