MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE EM TÚNEL

Por Gladson marcelo alvares | 03/11/2016 | Engenharia

MANUTENÇÃO DE VIA PERMANENTE EM TÚNEL

 Introdução

Vamos dar inicio ao tema refletindo sobre a segurança do trabalho, nas atividades com risco de confinamento e/ou impróprio para acomodar seres humanos onde predomina a atividade com elevado risco de acidente, por falta de condições básicas para se trabalhar e alocar equipamentos e seres humanos.

Segurança e plano de trabalho

Através da introdução, é determinante que para realização de qualquer que seja atividade em tuneis, devem antes, de mais nada, criar, um plano de trabalho passo a passo, com atividades e serviços, pré-definidos, e uma analise minuciosa dos riscos, existentes para cada tipo de tarefa e/ou serviço a ser executado.

Definição do plano de emergência, para cada túnel,  que  se diferem de acordo com a variação de dimensões e risco, preexistente, entre eles, de forma a neutralizar os riscos, controlando entrada e saída de trabalhadores e garantindo utilização de Epi’s, Epc’s, estabelecendo  monitoramento de temperatura, exaustão de gases e níveis de oxigênio.

Delimitação de áreas de circulação e serviços com sinalizadores, sonorização de aproximação, faixas refletivas fixadas em todos os equipamentos (mecanizados e manuais) e iluminação suficiente que garanta uma execução segura dentro do túnel.

Utilização de equipamentos determinados e liberado para cada atividade classificada e permitida dentro dos tuneis, se tratando de ambiente inóspito e que não permite falhas operacionais de manutenção e inspeção.

Características

As característica do túnel é determinada  através das dimensões existentes, garantindo uma frequência de inspeções, monitoramento e manutenção de acordo  com números de falhas e defeitos  identificados  e neutralizados, através da execução das atividades e serviços inibindo o números de acidentes e ocorrências, garantindo o plano de manutenção,  de emergência e ambiental, utilizando ferramentas que possibilitam o controle e ações necessárias para manutenção de via permanente nos túneis. 

 Buscando sempre que possível criar boas praticas de melhorias e condições de trabalho, utilizando e emitindo laudos técnicos com avaliações e boletins, das frentes de serviços, e uma gestão dinâmica e de alto desempenho com atuação direta e preventiva junto dos ativos e componentes existentes nos túneis ferroviários, com a neutralização dos riscos...

 Inspeção

Devemos inicialmente realizar inspeção detalhada do ambiente a ser trabalhando delimitando a área da atividade e de circulação para os colaboradores e equipamentos com utilização de exautores, em tuneis com baixa circulação de ar e em casos críticos de particulados ou poeira proveniente da atividade que será executada.  Monitoramento de gases e partículas, com utilização do oximetro, que monitora e medi a umidade e percentual de oxigênio do ambiente.   Garantindo iluminação suficiente para detalhamento das inspeções e detecção de anomalias.    Antes de iniciar quaisquer tarefas em túnel, devemos classificar as atividades e neutralizar todos os riscos, através de planejamento e avaliação precisa e detalhamento dos riscos e neutralização, evidenciada em boletim de serviços, emitido pelo inspetor e/ou responsável qualificado. Onde as medidas de segurança devem ser adotadas e seguir na integra as recomendações, podendo conter em anexo, os pontos de melhoria, emitido através de laudo técnico. 

Manutenção e identificação de risco 

Os trabalhos de via permanente em túnel, necessariamente, não são diferentes, das atividades a céu aberto, a termos de especificação técnica de serviços, pré-definido nas ( diretrizes básicas de manutenção / UIC, AREMA e ABNT ) e  que se assemelham, aos trabalhos, realizados em cortes tipo caixão, onde se tem taludes, ambos os lados e o rebaixamento do lençol freático, umidade e  drenagens de plataforma /taludes,  através de caneletas e Drenos de superfícies e profundos(DHS e DHP).

Apresentando riscos e anomalias como queda de barreiras, desprendimento de placas rochosas, oxidação de ferragens e acessórios metálicos, trincas e rachaduras em tetos e paredes de concreto, assoreamento de canal e canaleta por desprendimento de placa, material rochoso e solo, movimentação por falha geológica, saturação de taludes e plataforma por deficiência de drenagem entre  outros defeitos relacionados de infraestrutura  ....

Todas as anomalias citadas ocorrem por inúmeras razões, que podem esta ligada ao projeto base e a falta de manutenção dos ativos onde a drenagens exerce um papel fundamental para manter e determinar a vida útil dos ativos.

Através da manutenção preditiva, predominante onde se atua diretamente na raiz de problema com reforço estrutural dos ativos e componentes, mitigando e neutralizando o acionamento emergencial, através do monitoramento preventivo das inspeções.

De acordo com o ciclo de inspeção para cada túnel, que é definido pelo dimensionamento, (comprimento, largura), estrutura, frequência de manutenção, inspeção, números de falhas, defeitos e ocorrências e acidentes.

Sistema de manutenção em túnel ferroviário e características 

Sendo possível descrever de forma sistêmica as decisões e ações fundamentais que garante uma manutenção segura e eficaz, seguindo o fluxo fundamentado, através da pratica de campo, recomendadas para realização das principais atividades de via permanente em tuneis.

Definidas como inspeções e manutenções de via permanente, onde se deve, predominar, ações preventivas, por se tratar de “acesso único” e com gravidade de risco elevada, mantendo a via sempre em condições de circulação normal, onde as ações e atividades podem ser entendidas através do fluxograma geral para tomadas de decisões e possíveis revisões em questão, veja no fluxo abaixo :


Tipos de serviços e monitoramento

Com controle e monitoramento dos ativos e componentes, garanti a detecção preventiva de falhas e defeitos e uma possível intervenção direta ou indireta (no componente) com obstrução total e ou parcial.  E realização de planejamento e programação, com antecedência as falhas, contornando e neutralizando todos os riscos existentes e que possa surgir, mantendo sempre o controle de trafego, dos trens, através da liberação de tempo previsto e programado para as interdições, e realização das tarefas. 

Observando que, quanto maior for o adiamento das intervenções preditivas,  maior será o tempo de interdição para realização das atividades, em função do acumulo de serviços. 

E que todo serviço de substituição parcial ou total, de componentes (Trilho, fixação, dormentes, AMV’s, lastro, Soldagem de trilho, Nivelamento da superestrutura, junta dilatação, reaperto fixação, remoção de barreira e placas solta de rocha (choco)),é realizado com a  interdição total  da via em tempo pré estabelecido no planejamento e consolidado nas programações da tarefa.

Os serviços de conserva como limpeza e remoção de resíduos provenientes aos defeitos e falhas dos ativos, onde pode comprometer a circulação no longo prazo, se não através de ciclo de serviços  e denominados como serviços com obstrução parcial da via e tempo reduzido para atividade sendo definido de acordo com cada túnel a ser trabalhado como;( limpeza de Canaleta, controle de Vegetação,limpeza de Dreno, Controle de gases e temperatura, leitura de desgaste e fadiga dos componentes, inspeção preventiva nos ativos.. )

Principais atividades e serviços 

O desprendimento de placas rochosas, com movimentação de terra, devera ser contido através medidas e soluções técnicas, que podem variar, de acordo com a gravidade, encontrada nos diferentes, tipos de tuneis, com soluções indo de uma simples remoção de material (bate choco), injeção, grampeamento, fixação de tirantes, com revestimento parcial chegando até o revestimento total em concreto de todo o corpo do túnel.   Os defeitos são encontrados e relacionados através de inspeção visual e auditiva que dimensiona a gravidade de risco e serviços a ser executado, controlando o tempo de exposição ao risco, mantendo o controle interno do ativo, incluindo controle de gases, níveis de oxigênio e particulados, sendo determinantes, para realização das atividades e serviços...

Conclusão:

Buscando sempre criar boas praticas e melhorias nas condições de trabalho, utilizando e emitindo laudos técnicos com avaliações e boletins, das frentes de serviços, e uma gestão dinâmica e de alto desempenho com atuação direta e preventiva junto dos ativos e componentes existentes nos túneis ferroviários, com a neutralização dos riscos

Artigo completo: