Manual para novos gerentes: Trabalhando a Adaptabilidade - Parte 1

Por felipe stark | 03/09/2010 | Crescimento


A primeira dica é: Separe um tempo todos os dias para fazer algo que goste.
Diferentes pessoas buscam diferentes formas de equilibrar as vidas pessoal e profissional. O sucesso ou não dessa busca depende basicamente de dois fatores: O primeiro refere-se a seus valores, o segundo fala de suas metas de vida. Com essa base, visualize aquilo que realmente tem mais valor e é importante. Proponho aquí, ama forma estrururada de se fazer isso:
- Identifique valores, princípios e metas de vida mais importantes para você. Talvez seja um exercício difícil por nunca tê-lo feito, mas tenha certeza que com metas de vida estabelecidas você terá clareza em relação a qual legado deixará
- Determine as prioridades mais importantes tanto na vida pessoal quanto no trabalho.
- Fique atento com o quê você gasta seu tempo. Faça um acompanhamento anotando durante sete dias das tarefas que executa e quanto tempo gasta em cada. Otmizar o tempo, essa é a ordem.
- Após o sétimo dia, analise como e com o que você está utilizando seu tempo (família, trabalho, amigos, projetos, etc) e compare com sua lista de valores e metas. Identifique áreas que estão em consistência bem como aquelas que não estão.
- Crie um plano de ação para posteriormente entender como você gasta seu tempo em relação aos seus valores e metas. Defina suas prioridades de acordo com esses valores e metas, Gaste menos tempo com metas de baixa prioridade e por último, periodicamente revise suas prioridades e metas uma vez que elas podem mudar com o tempo.
Aborde esse processo como uma reformulação gradual ao invés de tratá-lo como uma maior revisão em sua vida.