Manual do aluno
Por joão marcos pires | 22/09/2015 | CrescimentoManual do aluno
Lá vai , este pequeno manual ,como posso dizer , estas palavras , não somente palavras, conselhos , uma ajuda gratuita a todos que estudam ou estudaram em escolas públicas e estão com a corda no pescoço devido o vestibular .Os meus conselhos se destinam unicamente a estes , que assim como eu , vivenciaram ou vivenciam uma série de fatores como falta de professores , descaso com o ensino ,resumindo , que são produtos da educação pública brasileira . Já ia me esquecendo , o que vou escrever não é para alunos de escolas particulares que possuem professores para elaborar planos de estudos detalhados , psicólogos e etc, não é!
1.Tenho que passar no vestibular , mas não estudei , na verdade nunca estudei mesmo!
Vamos lá ,estudar é um processo contínuo ,você não aprenderá a matéria toda em alguns meses.
2 . Nossa , eu estou estudando oito horas por dia , não tenho tempo para mais nada, até exclui meu facebook.
O imediatismo pode ser o pior inimigo , o ponto chave não é o número de horas que estudamos , mas sim a regularidade. Chega um ponto em que a mente trava , e quanto mais estudamos ela se desgata; já quando descansamos , relaxamos , nossa mente assimila o conteúdo. Regularidade é tudo , comece com 2 horas , depois passe para 4 horas todos os dias, exceto domingo, dia de ir na igreja né galera?!
3.Eu tenho que passar porque tenho que ajudar minha família , meu pai , minha mãe esperam muito de mim .
O fator emocional é um dos grandes responsáveis por levar pessoas á passarem anos em cursinhos ou até desistirem do ingresso na Universidade; faça da frieza seu melhor amigo , concentre–se nos estudos unicamente, não no fato do que passar poderá lhe proporcionar , é apenas o começo de uma longa jornada meu amigo!
4.É sério João , tenho que passar agora no Enem 2016,no vestibular se não eu vou pirar !
Nunca coloque toda sua expectativa em algo , isso não vale só para o vestibular ,mas para a vida , sempre tenha um plano B, olhe além do horizonte ,pense: Se eu não passar este ano , tudo bem, no meio do ano eu tento de novo , passar para mim é só uma questão de tempo . Esta forma de pensar lhe possibilitará tranqüilidade e habilidade no momento da prova e consequentemente a aprovação , é claro, se você estiver se preparado.
CONTINUA......