Manual de felicidade para homens comuns- por- Rafael Cândido Alves

Por Rafael Candido | 05/12/2016 | Crescimento

A ideia de produzir o presente trabalho vem de uma profunda reflexão a respeito da figura masculina. Tendo em vista que muitos homens são incapazes de compreenderem a si mesmos e demonstrar suas qualidades, sem parecerem um pouco estúpidos ou bobos demais.

O que será debatido está longe de ser algo novo e sagrado. É só uma simples reflexão para homens comuns se situarem em seu meio social de forma a aproveitar melhor as chances que a vida lhes oferece para ser feliz e que muitas vezes são ignoradas por todos nós.

Longe de ser um guru ou guia, apesar de ter apenas vinte e dois anos já sou capaz de compreender um pouco esse universo complexo chamado “HOMEM”. O primeiro passo da reflexão é aceitar que podemos viver e estimular a criação de um ambiente agradável e confortável.

Pais, avôs, filhos, chefes, subordinados, guias, aprendizes, etc. Todos nós, temos um papel relevante no mundo em que vivemos e devemos além de reconhecer nossa incapacidade diante dos fatos que estão fora do nosso controle, reconhecer que com simples atitudes podemos mudar as nossas vidas e das pessoas que estão ao nosso redor.

Como sou um homem comum, pude escrever esse manual para que homens comuns possam ser felizes. Espero que essa reflexão não seja apenas um lixo sem utilidade. Talvez lendo no momento certo, ele possa trazer algo de bom para sua vida, o na pior das hipóteses pode ser um manual ao qual você pode criticar o autor fazendo boas piadas.>Sabe-se que os homens têm dificuldades para demonstrar seus sentimentos. Por mais que alguns digam que seus sentimentos estão enterrados no fundo de um baú num lago escuro enterrado, provavelmente, há centenas de milhares de metros de profundidade, sabemos meu caro leitor, que não é verdadeira essa afirmação. 

O homem vê seu pai como um modelo, digo no sentido bom ou no sentido ruim da palavra. Podemos ver as atitudes de nosso pai, e copiar o que foi bom e excluir o que de fato foi ruim para a nossa vida. Grande parte do que somos ou fazemos em algum lugar de nossas almas há uma figura masculina (digo dessa forma, pois alguns garotos não tem um pai) que de uma forma ou de outra nos mostra como podemos seguir adiante. 

Grande parte do preconceito surge da afirmação, “Homem não chora” o que é de uma profunda idiotice. Todo homem já foi criança, toda criança já chorou ao menos uma vez na vida. Logo, o homem chora ou já chorou. Não há vergonha em expor os seus sentimentos, mas a sociedade exclui os que tem essa coragem. As mulheres os chamam de fracos e os homens trazem seus diálogos relacionados a homossexualidade. De fato, não queremos os homens sejam apenas emotivos e que não possam ser duros no momento certo. A questão é que homens totalmente fechados para as emoções correm o risco de verem seus amigos, suas esposas e seus filhos irem embora para longe sem que ao menos se deem conta disso. 

Os homens se preocupam com suas famílias, eles trazem o sustento, ajudam com a parte financeira, organizam eventos com os amigos, etc. Pergunto: Só isso já é o suficiente? Afinal o que mais poderiam querer nossas mulheres filhos e familiares? Depois de me esforçar tanto eles ainda querem mais de mim? Acertou quem disse que sim! 

Todos os que estão ao nosso redor querem estar com pessoas agradáveis, digo no sentido amplo da palavra. Homens que só se preocupam com seus vícios, empregos, saídas, contas e esquecem a simplicidade das pessoas que o amam, estarão sempre sujeitos ao fracasso emocional, afastando-se cada vez mais da felicidade. Dizer para si mesmo que é feliz e que tudo está bem é enganar-se! Não estamos felizes, somos impotentes em certas ocasiões, odiamos estar errados e não queremos demonstrar que tudo está uma droga e tudo isso ocorre para falsear a nossa imagem de imperfeição. 

Conhecendo a si mesmo é possível conhecer os outros. Parece uma frase clichê, mas é assim mesmo. Compartilhando de seus defeitos com a pessoa certa é possível, que você se descubra. Não há jeito fácil, nada é fácil, a vida não é fácil. Não sou totalmente feliz e espero que você também não, porque somente sendo um homem comum é que esse manual despertará algo de bom em você. A vida é uma luta, uma constante batalha pela felicidade e reconhecer que pode ser ainda mais feliz é o que torna a vida tão louca e tão apaixonante. 

Reconhecer sua parcela de culpa

Você é homem e você sabe que a culpa é sempre do outro. Seu salário, seus problemas, sua esposa, seus filhos, seu carro, sua casa, etc. Tudo é problema de alguém ou de algo, a culpa nunca é sua. De fato, ela não pode ser! Imagine acordar e dizer a si mesmo:

-Estou na pior fase da minha vida e sinto que a culpa é minha! 

Soa no mínimo deprimente, reconhecer que de fato durante os anos de sua vida você não buscou nada e que só agora percebe que está tudo desmoronando. Porém, ao reconhecer isso, o homem está pronto para mudar…isso mesmo…PRONTO PARA MUDAR! 

Um velho amigo costumava dizer que quando chegasse ao fundo do poço poderia subir. Eu tinha doze anos de idade e achava que isso era uma idiotice sem tamanho, mas hoje percebo que ele era um sábio. Não porque sabia tudo sobre algo, mas porque sabia um pouco sobre quase nada, o que o levava a sempre buscar algo novo para preencher o seu vazio. Enfim, ao reencontrar esse amigo, anos depois ele me disse estar superfeliz com esposa e filhos e que se encontrou, ele já não precisava mais buscar longe o que estava o tempo todo dentro dele. 

Pode parecer um caso bobo e sem sentido, tendo em vista que cada homem age de forma diferente diante dos obstáculos da vida, ainda assim acredito que essa história sirva de exemplo. Pois, se todos parássemos de reclamar e simplesmente começássemos a ver o que a vida nos deu até hoje e todas as nossas vitórias, poderíamos sorrir dos momentos mais simples de nossas vidas. 

Não é possível mudar da noite para o dia. Isso é impossível! Caso conheça alguém que mudou da noite para o dia, suspeite pois essa pessoa pode ser uma mentirosa ou falsa, pois qualquer mudança leva tempo. Em alguns casos desesperadores um homem é capaz de fazer coisas impensadas o que leva a consequências bastante severas, cito a prisão, uma clínica de repouso, etc. Fatos que a vida nos leva a repensar no dia a dia. 

A questão é, reconheça a sua culpa, somente assim é possível seguir adiante. Perdoe as pessoas que você simplesmente aponta para não ter que reconhecer os próprios erros e verá que tudo pode mudar ao longo dos dias, semanas, meses e anos… Até o dia em que você acorde, se encontre e possa ser feliz. 

Melhor ou pior não importa 

Tudo o que você fizer deve ser feito com a maior cautela possível. Mas é preciso reconhecer que alguns resultados dependem de você e outros não. O que cada homem faz influencia todo o ambiente. A falta de dinheiro, o desemprego, as contas que se acumulam, o stress do trabalho, enfim, muitas coisas fazem com que nós nos distanciemos da perfeição. Chegamos a um ponto de simplesmente não querermos nos concentrar em assuntos banais e “papo furado”. 

Porém, é necessária uma postura corretiva, pois se aceitarmos que tudo o que fazemos é em vão, vai chegar um dia em que não vamos querer fazer mais nada, principalmente se for para ajudar o próximo. Tudo que fazemos de coração leva a algo bom, admito que nem sempre; mas vamos fingir que sim. Ao dar presentes e flores a uma mulher queremos um beijo, talvez algo mais. Quando consertamos algo para nossos pais queremos uma retribuição. Quando nos vestimos bem queremos elogios e quando saímos gastamos mais do que devemos, seria bom que apenas ouvíssemos as palavras mais difíceis de dizer no mundo todo:

Obrigado. Eu reconheço todo o seu esforço e espero que você nunca mude! 

Meu caro amigo, se você já ouviu essas palavras sabe que é algo que realmente nos leva a repensar todo o nosso modo de agir e se você ainda não ouviu, garanto que vale a pena se esforçar. O que fazemos não importa se é melhor ou pior contanto que façamos com amor. Dessa forma, de um jeito ou de outro estaremos satisfeitos por sabermos que independente do resultado, aquilo foi feito de coração sem esperar nada em troca. 

Você não muda por alguma lei ou decreto, o homem pode respeitar certas normas para viver bem em sociedade. Mas dizer que mudou só por isso, é uma bobagem, alguns camaradas procuram igrejas, laboratórios, livros de autoajuda entre outras coisas que os digam se o que fazem é correto ou não. Não importa, novamente eu repito, o que importa é o bem que se quer praticar e não o resultado. Imagine a seguinte situação, você compra um presente a sua esposa que teve um dia difícil, você entrega o presente de todo o coração e ela por se sentir mal por ter tido um dia péssimo desdenha do presente, que pode ter sido caro entre outras coisas. 

Nessa hora, você pode ficar feliz porque sabe que comprou o presente para agradar, mesmo que não tenha agradado. Ou pode explodir, o que levaria a brigas e coisas que mudariam totalmente a energia gasta com a escolha do presente. Dito isso, é necessário que nós homens tenhamos compreensão clara diante das situações do dia a dia, pois se tudo for levado a “ferro e fogo”, tudo se tornará um caso de polícia.

Tudo o que fizer faça de coração. Melhor ou pior depende de vários fatores e você não tem o controle sobre todos. O importante é que no final, você pode sorrir por ter feito a sua boa ação do dia.

[...]

Artigo completo: