Manual Completo do Intercâmbio

Por Wesley da Silva Pinto | 30/10/2014 | Sociedade

Este post é destinado a todos os interessados e curiosos sobre o assunto Intercâmbio. Ele pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é, criamos um conteúdo completo para explicar passo a passo como funciona todo o processo desde a escolha do programa, o país destino e todos os documentos que precisam ser providenciados para que o sonho possa se realizar.

O primeiro passo é escolher um tipo de intercâmbio, cito alguns deles:

  • Por agência: a opção mais cômoda é ir com uma agência de intercâmbio, atualmente há muitas empresas conhecidas que realizam este tipo de serviço, mas além de sempre ser mais caro, envolve um processo de escolha muito mais atencioso, pois há muitos golpes com empresas ilegais, e não queremos que a sua sonhada viagem vire em um completo pesadelo.
  • Pelo Rotary: a instituição seleciona alunos de até 17 anos que estejam interessados em conhecer e viver em outro país para adquirir maturidade, experiência e também o domínio de uma língua nova.
  • Por conta própria: esta opção é a MAIS barata, se bem planejada e executada, você deixa de pagar taxas de serviços para outras empresas e você providencia tudo sozinho, hospedagem, passagem, vistos, cursos.

O próximo passo é escolher um dos programas disponíveis. Alguns exemplos:

  • Curso de idiomas: o estudante escolhe um período de até um ano aproximadamente para viver em outro país enquanto estuda o idioma em um curso.
  • Au pair: voltado para mulheres que desejam trabalhar e morar por certo tempo em outro país, o tal trabalho é basicamente morar em uma casa de família e ser babá do(s) filho(s) deles, tendo horas livres quando combinado.
  • High School: para jovens que desejam passar um ou dois semestres estudando e morando em outro país. O jovem terá aulas normais no ensino médio e terá uma família escolhida especialmente a ele.

Uma das partes mais importantes é a escolha do país. É preciso escolher um país que seja parecido com seu estilo, escolher um país que você não tem nenhum conhecimento e nenhuma afinidade pode gerar uma experiência ruim, já que muitos acabam indo para um lugar sem pesquisar bastante e não consegue se enturmar e se adaptar na sua nossa moradia temporária.

Gostou do post? O manual completo do intercâmbio, você encontra nesta página do Próxima Rota, onde reunimos cada detalhe para deixar tudo explicado para quem pretende se aventurar no mundo. Não perca!