Manteiga VS margarina
Por Lincoln da Silva | 02/10/2014 | SaúdeA manteiga e a margarina caíram no favor e desfavor das pessoas ao longo dos anos. Mas, afinal, qual é o melhor para você e sua saúde?
O que elas são?
A manteiga é feita a partir de creme puro que foi separado a partir de leite e agitado. Ele contém glóbulos de gordura animal, água e sais inorgânicos. Margarina é feita principalmente a partir de óleos vegetais. Geralmente sementes de girassol são colhidas, depois de canola ou o óleo de girassol é extraído, em seguida, é misturado com o leite, água, óleo de palma, sal e outros aditivos. Misturas lácteas é uma combinação de manteiga e óleo.
História
A manteiga tem pelo menos 4.000 anos de idade e veio pela primeira vez a partir de camelos e búfalos. Um terço da produção de leite do mundo é dedicado a fabricação de manteiga. Margarina foi desenvolvida pela primeira vez por um químico francês na década de 1860 como parte de um concurso por Napoleão III para encontrar um substituto da manteiga mais barato. Por volta de 1920, os óleos vegetais (algodão e coco) começaram a substituir as gorduras animais em margarina e, eventualmente, aditivos químicos foram usados para fazer com que pareça, gosto e espalhe como manteiga. Hoje, usamos três vezes mais margarina do que manteiga.
Verdadeiro ou falso?
A manteiga é mais natural do que a margarina: Verdadeiro. Não há ingredientes artificiais. Algumas margarinas contêm agentes aromatizantes, pigmentos amarelos alimentares, emulsionantes e conservantes.
Margarina tem mais gorduras trans: É verdade, mas as gorduras trans naturais da manteiga também podem ser ruins para você. A maioria dos fabricantes de margarina australiana já não usa gorduras trans no processo de produção.
Margarina pode diminuir o colesterol: Verdadeiro. Algumas margarinas são enriquecidas com esteróis vegetais, que já mostraram reduzir os níveis de colesterol no sangue em 10 por cento (você precisa comer uma colher de sopa por dia).
Tanto a margarina quanto a manteiga tem seus benefícios, mas também proporcionam danos a saúde se ingerida de modo abusivo. Você não precisa parar de comer seu costumeiro pão com manteiga ou margarina, o segredo é fácil e bem simples, tenha equilíbrio e coloque limites. Dessa forma, não se privará e contribuirá para uma saúde em dia e livre de transtornos.
Saude e Bem Estar
www.boaeboasaude.com.br