Manifesto a todo povo brasileiro (sem exceção)

Por Anônimo da Silva Brasil | 29/01/2018 | Política

     Este manifesto, será muito longo, muito longo mesmo. Mas farei de tudo para que independente de sua extensão, ele seja bastante claro. Dedico este manifesto aos meus rivais ideológicos pró-Bolsonaro e aos colegas que sigam uma linha de Centro-Esquerda similar à minha, ou seja, uma linha de “bom senso”. Não abordarei uma discussão enfatizando sobre nossas diferenças. Abordarei sobre o verdadeiro inimigo nacional. O inimigo mais perigoso da América Latina.

     De começo, falemos sobre Lula. Vou tentar ser objetivo e rápido. Em questão de materialidade, ao meu entendimento sobre o assunto, parece que não há prova material contra ele. Repito, ao meu entendimento pessoal. Parece que há uma suposição sobre um fato e não um fato provável. Estou muito acostumado com a funcionalidade da justiça nos EUA, onde uma condenação é geralmente eficaz. Como todo o mundo, existem exceções grotescas lá também. Erros processuais graves e que condenam pessoas injustamente. Mas no geral, lá só se condena quando provado o fato em materialidade. Não me parece ser esse o caso do Lula aqui, isso, no processo em questão. Mas este é o meu conhecimento pífio sobre jurisprudência. Seria fundamental que um doutorando na área, de preferência com renome, pudesse me explicar o quão errado posso estar sobre meu julgamento. Mas para mim é isso, parece que estão condenando sem fato provado, apenas com suposição e aí, entra o conflito sobre o que entendo em termos de justiça com o que de fato é ou não legítimo na prática da justiça. 

   Sim, fui eleitor do Lula. E também militei pelo PT no passado. Mas, ao contrário de possíveis expectativas geradas em base nestas linhas que escrevi sobre meu voto e filiação no passado, eu sou um capitalista. Sim, eu sou mesmo um capitalista.  A questão é que acredito em um capitalismo onde seja possível reduzir as desigualdades sociais, com políticas públicas ou com outras estratégias. Não se trata de “revolução”. Mas entender os déficits do sistema e através de estudos acadêmicos, ver como tais déficits podem ser solucionados, ou pelo menos, bastante reduzidos. Eu acredito que o capitalismo seja o melhor sistema, ou melhor, o “menos pior”, mesmo com todas as gravidades que possui. Pois nenhuma experiência socialista foi bem sucedida e no final, temos países socialistas com problemas gravíssimos em sua sociedade. O capitalismo, com guerra, com “Crash”, com a porcaria toda, está aí e sempre renovando o conceito sobre capital.

   “Mas o PT não é socialista”?  bom, eu vou lhe dizer o que o PT é pra mim e pra muitos. Muitos dirão que sim, o PT é socialista de fato. Eu já acredito que esta tenha sido a vertente inicial da época de fundação do partido, mas no decorrer dos anos, o partido se alinhou em uma tendência de Centro-Esquerda bem mais moderada. Recomendo textos acadêmicos sobre esta definição, caso quem esteja lendo este manifesto não saiba corretamente sobre o que é este conceito. Se me permite, vou fazer uma redução bem simples de minhas próprias concepções. O conceito de Centro-Esquerda não despreza inúmeros conceitos do liberalismo econômico, o que já é o contrário em partidos de esquerda mais extremistas. A Centro-Esquerda pra mim, EM TESE(bem grande mesmo), buscaria uma conciliação entre ideias socialistas e ideias liberais. Isto explica o porque é errôneo ao meu ver, considerar o PT como um partido comunista. Isso é uma falha no entendimento sobre o modus operandi dos verdadeiros partidos comunistas da história mundial. Se você está lendo e se sentindo chateado, achando que o escrevo aqui não procede, basta você rever o Governo Lula e Dilma. Houve privatizações, inclusive, as considero tão terrivelmente mal sucedidas como as realizadas no Governo FHC. Usualmente, em meu entendimento, o bloco socialista ou mesmo comunista, não abre exceção para esta prática. No Governo Lula e Dilma, as empresas não eram e nunca foram propriedade do Estado. Seja com Lula ou FHC, o Estado regula a estrutura das empresas mas as empresas não são propriedades estatais. Ou seja, não se pode dizer que houve planificação econômica, algo que vejo como uma forte marca de regimes tipicamente socialistas também. Tudo é estatizado e não há negociação com país algum de bloco capitalista. Se um país socialista não tem este modus operandi, em meu entendimento, não podemos considera-lo socialista. Aliás, aproveitando o ensejo para fins de melhor ilustração deste conceito que considero bem mal difundido na cultura popular da América Latina, o socialismo em séculos passados, era sim um percurso para se chegar ao comunismo. Mas acho que podemos dizer que, o conceito deixou de ser um “degrau do comunismo” e se tornou algo inclusive em muitos momentos, quase à parte, desde a metade do séc. XX pra cá. Existe muitos conceitos dentro do socialismo hoje em dia.  E é aí que acho que o PT se encaixaria. Mas dentro do PT, em função do que se entende sobre democracia, existem sim muitas correntes de pensamentos totalmente diferentes. Existem pessoas como eu, capitalistas com inclinações para alguns conceitos de Esquerda e pessoas totalmente contra o capitalismo.

   Voltando aos objetos do manifesto, eu não acredito no Lula e este é um direito meu. Poucos são os políticos em que realmente consigo ver pureza. Sei que é estranho, mas acredite, não sou uma exceção ex-petista. Muitos no próprio PT não eram favoráveis ao “Núcleo Dirceu”.  Mas, como este núcleo venceu com suas propostas, seguimos a democracia nas diretrizes do partido. Não é crime ou pecado se acreditar em um projeto. No entanto, há muitos anos, eu realmente não acredito no Lula, não acho que nenhum presidente do Brasil tenha sido puro. E isso, culmina em um dos pontos que me fez abandonar o PT nos últimos anos. A “idolatria” dos muitos petistas. Eu e muitos outros, somos da corrente em que percebemos muitos pontos abandonados da agenda que acreditávamos. Eu vi o pequeno empreendedor tão prejudicado como era em anos anteriores. Posso considerar que facilitar o acesso à Educação tenha lá seus benefícios sim, afinal, basta pensarmos que é melhor que alguém procure estudar do que não se qualificar em nada, não é verdade? mas vejo essa Educação ser como em anos anteriores ao PT. O ensino não melhorou em nada. A Saúde não melhorou em nada. É a mesma Saúde desde 1988. São muitas coisas em que não vi progresso algum e em algumas outras, pode-se dizer que melhoraram um pouco. Outra coisa que me incomoda um pouco é esta história de “golpe”. Não vejo golpe. Uma parcela grande da população quis a impugnação da Dilma. Os parlamentares só se aproveitaram disso. Se não fosse uma grande parcela da população ao querer isto, certamente, a impugnação da Dilma não teria acontecido.  Ao tentar argumentar isso com os meios de mídia supostamente democráticos  ligados ao PT, eu tive meus comentários bloqueados.  Deixa pra lá.

    Tudo o que falei até este momento, inclusive e principalmente sobre a questão do PT, tem a ver com o principal objetivo deste manifesto. É claro que cabe a quem está lendo o total direito de não crer nas minhas considerações sobre política e o PT até agora. No entanto, sendo o leitor até mesmo um possível rival ideológico, minha postura de um jeito ou de outro, lhe deixou bastante surpreso, não é? mas volto a dizer: não sou uma exceção. Há milhões como eu. E eu quero falar sobre o responsável pelo fato de você não perceber que pessoas como eu existem aos montes. Sobre o responsável de todo o nosso retrocesso e desgraça. Do porque eu não poder ter ido direto ao assunto, tendo que inclusive, dentro da minha subjetividade, resumir alguns conceitos de história. O inimigo do país, não é nenhuma ideologia, nenhum sistema econômico. O inimigo do país se chama “Organizações Globo”.

   Não, não sou da linha do discurso da “Grande Conspiração de Manipulação da Mídia”, não é bem isso. E este tipo de raciocínio é até um pouco infantil pra mim. Não posso dizer que todo o funcionário desta empresa é corrupto. Mas posso explicar porque esta organização é o pior inimigo que temos em nosso território. E acredite, não há nenhuma teoria de alto grau de complexidade para explicar isso.  A questão é muito simples, chega a ser risível, mas é o que vejo como verdade. A Globo monopoliza um capital gigantesco e faz de tudo para que este monopólio jamais seja partilhado. É somente isso. Controle de monopólio. Mas olhem que curioso. O Governo Lula deu uma fortuna à Globo, não sei ao certo, mas de repente, tenha sido um valor maior do que a fortuna dada pelo Governo FHC. Curioso, né? então, neste raciocínio, não podemos dizer que a Globo seja corrupta, afinal, ela detona o Lula desde tempos remotos, não é verdade? não, não é a verdade. A Globo é corrupta sim. Porque a fortuna que o Lula deu, não contempla o objetivo da empresa. O Governo PT de Lula ou Dilma e acredito que de qualquer outro partido, exceto a coligação DEM e PSDB, mesmo enriquecendo os cofres dos Marinhos, não oferecem uma garantia deste eterno monopólio. Esse, é o medo da Globo. Perder o monopólio dos meios de comunicação e principalmente, o capital estrangeiro investido nesta.

      Isso tudo, forma uma máquina não muito complexa em sua engenharia. O capital estrangeiro quer o máximo de lucro. Nem os condeno por ambição. Eu gostaria de receber muito bem também, sem precisar investir muito. Mas a coisa é além da ambição. É a ganância, a falta de escrúpulo para se obter lucro. Esse é o problema do capital estrangeiro injetado nesta máquina. Infelizmente, como nossa sociedade é corrupta demais, eles fundamentam suas prerrogativas nisto. É mais ou menos assim, em um exemplo bem esdrúxulo, os barões do capital estrangeiro dizem: ”se o brasileiro é geralmente corrupto, então, nós temos que lucrar cagando e andando. Nada pode nos impedir.” E com isso, entra a Globo quando estes mesmos barões propõem: “vocês usam os meios de comunicação para favorecerem aqueles que deixarão as pernas do país arregaçadas para fazermos o que quisermos. Em troca, investiremos muito dinheiro em vocês. E lhe daremos inúmeras vantagens.” E é simples entender porque foi escolhida a Globo e não outro conglomerado. Apesar da crítica que aqui faço, não podemos deixar de reconhecer que o grupo Globo é a organização de mídia mais bem estruturada do país e da América Latina, além da que mais investe em recursos para desenvolvimento dos seus produtos. Se as outras organizações assim fossem, elas seriam o alvo das estratégias do capital estrangeiro. Como não são como a Globo, apesar de também serem organizações favoráveis ao capital estrangeiro em nossa economia, então, não havia muitas opções. E assim, a Globo favorece aqueles que irão favorecer aos interesses do capital estrangeiro. Isso é  o funcionamento da máquina que prejudica o país há décadas, de forma bem reduzida. Perceba que não é nenhuma super “Teoria da Conspiração” em nível de filme “Blockbuster USA”. É apenas  dinheiro. É só isso.

   E é aí que mora o grande problema. Pra isso, ela sacrifica o que for. Os seus direitos que a Constituição de 1988 lhe assegurou, que ao meu ver, já não foram elaborados de forma eficiente, são totalmente sacrificados se o capital estrangeiro quer assim para obter mais lucro. A Globo não liga para o Brasil. A Globo é um “pequeno Brasil próprio” e que sacrifica o Grande Brasil para ser eternamente rica. É por isso que você vê que só o Aécio Neves é um senador problemático e envolvido com corrupção. Mas o PSDB não tem problema algum. Contudo, você não vê somente o Lula, você não vê só Dirceu. A Globo diz que é o PT. O PT é o crime. Não é mentira minha. Você como cidadão, tem o direito de acesso às matérias jornalísticas da empresa em qualquer formato, pode inclusive, fazer isso juridicamente se quiser, para comprovar o que proponho em meu argumento. Ao realizar isso,  faça uma comparação. Veja como é usado  “PT” em “corrupção”.  E compare “PSDB” no mesmo quesito. E quer saber? eu fui parte do PT um dia. E discordando do partido hoje e não sendo mais filiado, não posso aceitar que eu seja uma exceção extraordinária em honestidade. Por isso, não posso aceitar que a Globo me inclua na sua generalização, me chamem de corrupto. Eu não lucrei nada como corrupto e eu sei que muitos no partido também não. É como eu dizer que toda Globo, o que inclui o faxineiro ou ascensorista da empresa é corrupta. O emprego do termo Globo aqui, é especificamente voltado aos seus principais diretores e regentes, membros da família Marinho e também obviamente, aos que sejam partidários das mesmas intenções de alguns dos principais membros desta família. Mas a Globo não faz isso. Ela generaliza alguns e isenta outros. Tudo por causa do maldito dinheiro.  Coisa que ela poderia ganhar com mérito, já que possui aparato técnico de muita qualidade se comparada com outras empresas do meio. Bastava inovar seus produtos, inclusive, quebrando este nepotismo ridículo que mantém há séculos em suas produções, dando oportunidade para pessoas realmente talentosas para fazerem bom uso deste aparato. Todavia, a Globo prefere jogar sujo e obter dinheiro de forma mais rápida. E como eu disse antes, você não importa para a Globo. Ela te sacrifica para ser rica.   

   Agora, chamo a atenção dos eleitores do Bolsonaro. Infelizmente, vou começar colocando o candidato de vocês em uma espécie de “saia justa”. Até o presente momento, ele tem demonstrado que se candidatará à Presidência da República. Temos até agosto deste ano para que isso seja efetivado. Observem uma coisa. Se ele se candidatar e caso não seja eleito presidente, o mandato como deputado federal acabará este ano. Ou seja, Bolsonaro estará fora definitivamente de cargos políticos até 2020, quando poderá concorrer a algo outra vez. Claro que até lá, nada o impedirá de ser chamado para cargos comissionados, mas não é a mesma coisa do que ser eleito para algo. Se tudo isso ocorrer, ao meu entendimento, significa que, de fato, ainda que seja um candidato que não terá meu voto, seria muita falta de caráter da minha parte em não reconhecer que o Bolsonaro é convicto nas ideias que ele prega e defende. O meu reconhecimento ele terá. Pois concorreu ao cargo de presidente, não abandonando as expectativas de seus eleitores. Mas, do contrário, se até agosto de 2018 ele não registrar sua candidatura para presidente do país, na minha opinião, isso será bem questionável. Sim, por mais que eu não concorde em quase nada com o Bolsonaro, eu reconheço que seu histórico político não tem nenhum escândalo. Mesmo que ele não represente em nada as ideias que defendo, não significa que eu possa defini-lo como um político improbo. Mas se sua candidatura der pra trás em agosto, pra mim, será algo bem estranho uma mudança de postura e intenções de forma repentina.

   No entanto, se a candidatura do Bolsonaro seguir firme mesmo e caso aconteça dele ganhar as eleições, eu só espero que ele cumpra a promessa que fez em seu próprio perfil no Facebook na data de 1 de dezembro de 2017. De deixar as Organizações Globo se virarem com as dívidas e o BNDES e só receberem 40% de verba do governo. Não seria o ideal, mas já é um passo para a punição que colaboraria para destituir este grupo do poderio sobre os processos eleitorais do futuro.  A propósito, senhor Bolsonaro, vou lhe dar uma dica aqui. Esta organização tem a meta de destruir sua candidatura em até seis meses, a contar do fim de fevereiro do ano de 2018. Primeiro, eles vão insistir que o senhor não se candidate como presidente. Vão sugerir que você candidate-se a deputado novamente. E que durante o processo eleitoral, você possa apoiar o candidato que a organização promoverá. Caso o senhor recuse esta proposta “amigável”, eles já contrataram grupos de inteligência privados para fomentar investigações ao seu respeito na questão de FURNAS. E isso é só 1%. Seguirá também como estratégia de ataque, a questão de você viver de política, ainda que não tenha feito fortuna alguma com isso. Eles já deixaram o tal MBL instruídos sobre como discursar sem lhe atacar diretamente, mas, deixando de forma subliminar uma campanha negativa ao seu respeito. Acho que sua inteligência de campanha já o alertou sobre isso, não é? a Globo já convenceu o SBT e a Bandeirantes quanto a estes planos também. E tem mais. Além de FURNAS, da questão da vivência política como meio de vida, também vão associar sua imagem aos conceitos totalitários do passado, mesmo que de uma forma sutil ― isso ainda não pude sondar melhor. E o principal: o terrorismo que será espalhado entre as camadas mais pobres, que são a maioria no país e é o grupo que define a eleição de alguém. E se essa estratégia for completamente bem sucedida, pode esquecer as outras mencionadas, nem serão necessárias. Sua candidatura estará liquidada. No mais, saiba que você enfrentará uma artilharia de peso. Os jornais impressos e televisivos, programas de humor e outros tipos de entretenimento, tudo.  Sobre a Revista Veja, acho que você não precisará se preocupar. Ela tem mais ego do que poder sobre alguma coisa. Mas os outros meios da Globo, são mais eficazes e irão fazer de tudo para destruir sua candidatura. Talvez não seja novidade as estratégias que disse aqui. Até lá, este grupo privado de inteligência cultural da Globo, terá desenvolvido outras táticas e minha sondagem não conseguirá informações dessas ações. Sei que terei seu crédito. Basta ver o que digo com racionalidade. O primeiro a ser derrotado foi o Lula, que certamente seria o candidato eleito em 2018. Agora, sobrou o senhor.  Somos rivais ideológicos, mas a Globo é quem considero como um real inimigo para o país, acima de tudo.

   Quero agradecer a todos que leram este manifesto até aqui. Quero fazer um último pedido. Vamos esquecer nossa rivalidade e pensem no que falei sobre as Organizações Globo. Pensem profundamente. Seria um sonho se boicotássemos os produtos dessa organização sem ética, até que ela aprendesse alguma lição. Mas sei que isso é muito utópico. Se a insatisfação contra esse grupo aumentar, ainda que muito pouco, valeu a pena ter escrito isto tudo. Sei que peguei muito pesado no que escrevi quanto a Globo, mas eu não quero o fim dela. Existe muitas pessoas que são trabalhadores lá e eu não quero trabalhadores prejudicados. Só quero que os processos eleitorais e o progresso do país ocorram livres, democraticamente, as pessoas decidindo o que é melhor para o Brasil. Não podemos permitir que a Globo seja a principal responsável pela redefinição da Constituição Federal. Nós cidadãos é que temos que ser. A Globo tem que ser apenas produtos de mídia, não o governo. Paz para todos.