Manifesto à corrupção.
Por Rodrigo da Silva Barroso | 09/12/2009 | Filosofia
Manifesto inflamado de um cidadão indignado...
Hoje no Brasil é comemorado o dia de combate a corrupção, 09/12/2009, assim me inspirei para fazer essas breves linhas.
Todos os dias acordo e vou trabalhar buscando ser o mais justo e correto dentro de minhas atribuições como advogado, pai e cidadão. A luta não é fácil, mais confesso que venho obtendo êxito durante vários anos, sem desistir ou pender para o lado da corrupção ativa ou das condutas antiéticas.
Juro que não busco ser um santo, pois no Brasil que vivemos não podemos ser ingênuos.
Assim, penso muito em como eu com o meu modesto intelecto poderia ajudar o Brasil (mesmo com a nossa cultura de "dar um jeitinho") a ser um País mais correto.
A - Existe tanto político corrupto, que acredito sinceramente que das duas assertivas que lanço mão uma será a correta: ou todo o Brasileiro é corrupto de nascença, ou o sistema político e toda o sistema interno da administração pública é corruptor em potencial.
Eu não me considero corrupto, antiético, assim a primeira assertiva eu afasto inicialmente, para analisar a segunda. Partindo dessa minha lógica o sistema de poder político, executivo brasileiro é corruptor de seus membros.
Assim, por obvio, para erradicarmos a corrupção do Brasil devemos punir exemplarmente toda e qualquer forma de corrupção temos que for identificada, devemos até mesmo julgar esses casos com rito especial, sumaríssimo, etc.
Outra medida que deve ser tomada em conjunto é que devemos exigir dos candidatos a algum cargo publico os mesmos documentos que se exige, por exemplo, de um fiador, sob pena de INELEGIBILIDADE. É a mesma lógica que faz com que um banco demita por justa causa um bancário que tenha cheque devolvido; a mesma lógica que faz uma Multinacional exigir dos seus candidatos a funcionário as Certidões de antecedentes criminais, Certidão civil, e ainda ver o SERASA e SCPC.
O Poder Judiciário exige dos candidatos a cargos importantes a obrigatoriedade da analise da vida pregressa, não se tornará um juiz, por exemplo, alguém que tiver "manchas em sua ficha". Não se trata de violação à intimidade, ou qualquer outra forma de protecionismo da classe mais favorecida, e sim uma garantia aos cidadãos de bem de que as pessoas ocupantes de cargos públicos judiciais serão pessoas de conduta ilibada.
B - Eu não consigo entender como é que descaradamente os políticos negociam alianças e apoio em troca de cargos públicos em estatais, sem que nenhum órgão de fiscalização, faça nada ...
Toda eleição é a mesma coisa, indicação de ministros, presidentes de estatais, etc. Os diretores das Estatais devem ser escolhidos pelo seu notório conhecimento na área em que ira atender, e não pelo seu Partido.
C - Nas Esferas Legislativa e Executivas não deveriam haver pagamento de Salários aos membros eleitos pelo povo. Deveríamos implementar o voluntariado, mesmo que isso possa legitimar ainda mais os desvios. Mas acredito que deveriam atuar na criação e execução de leis somente as pessoas que quisessem graciosamente, por cargos eletivos.
Todavia a prestação de serviços terceirizados e o reembolso de valores gastos em prol da União poderiam ser pleiteados por quem entendesse.
Todo colégio publico do Brasil vive com recursos mínimos, e se não fosse o esforço heróico das APAES, e o ensino no Brasil já estaria falido. Acredito na forca do voluntariado, como forma sincera e honesta de apoio popular.
D - Existe varias formas de corrupção em todas as relações humanas podemos identificar corrupção. Todavia não podemos nos deixar se iludir por facilidades, por arregos e por abaixo toda a moralidade do ser humano.
Devemos ensinar aos nossos filhos que toda pessoa é responsável pelos seus atos, por mais insano que seja, por mais sofrido que for essa responsabilização.
Os pequenos sinais de corrupção do dia a dia ensinam aos nossos filhos como não devemos ser. Por exemplo, roubar sinal de TV a CABO, fazer um gato na energia elétrica, ou telefônica; comprar DVD pirata, jogo do Bicho, trafico, prostituição, oferecer ou pagar suborno à policia em geral, etc.
Por favor, o caminho correto é sofrido, mais se ninguém trilhar pelo caminho do correto e do justo, não poderemos cobrar dos nossos políticos nada diferente do que eles fazem.
O objetivo desse texto é fazer o leitor pensar em como ele pode ajudar a melhorar esse pais. Essas foram algumas de minhas idéias revolucionarias, em breve publicarei mais.
Rodrigo S Barroso ?
xbug_barroso@hotmail.com