Maneiras de deixar a empresa mais segura

Por Arnaldo Carvalho Moreira | 12/12/2013 | Adm

Toda empresa precisa prezar pela segurança dos funcionários e dos dados internos (e dos clientes). Para tanto, é possível aproveitar a tecnologia avançada e instalar sistemas inteligentes. Confira alguns exemplos: 

  1. Intercomunicador: um interfone ou intercomunicador fazem a segurança da portaria e de departamentos fechados, blindados e protegidos. Eles são importantes, pois evitam assaltos e invasões.
  2. Catraca eletronica: a catraca eletrônica impede que pessoas desautorizadas entrem no prédio ou na empresa. Para tanto, é preciso ter uma equipe de recepcionistas, que será responsável por este controle. Cada visitante deve apresentar o documento no ingresso do prédio, para fazer o cadastro. Dessa maneira, ele tem sua entrada liberada e ganha m crachá de visitante. Já os funcionários ganham um crachá permanente do departamento de Recursos Humanos. Com ele, têm acesso a todas as áreas dentro do prédio.
  3. Biometria: A biometria é muito interessante e segura. Trata-se da leitura da impressão digital da palma da mão ou de um dos dedos da pessoa. A biometria substitui crachás e, hoje, já substitui até mesmo cartões de banco – há agências que permitem que saque dinheiro sem ter o cartão, apenas lendo a impressão do cliente. Muito interessante né?
  4. Fragmentação de papeis: Se sua empresa ainda trabalha com muitos papeis – e estes carregam importantes dados de clientes ou números sigilosos, é bacana ter uma máquina fragmentadora de papel. Essa máquina pica o papel em diversos tamanhos, para que ninguém tenha acesso a esses dados. Depois disso, você pode encaminhar o material para a reciclagem. Dessa forma, além de manter seus dados seguros, você ainda colabora com o meio ambiente, ato importantíssimo nos dias de hoje, você não acha?