MALA SEM ALÇA
Por rafael freitas reis | 03/01/2011 | CrônicasMALA SEM ALÇA
Moisés, o profeta barbado e do cajado, mago das Sete Pragas do Egito, apresentou ao mundo da época uma placa de pedra, esculpida em alto relevo. Nela estavam escritos os Dez Mandamentos.
Acontece que todo mundo já sabia da existência daqueles pecados que infligiam os Mandamentos e de muitos outros mais. Aquilo foi um marketing religioso, apenasmente um recurso de guerra psicológica usado para disseminar política de autocontrole de massas.
O homem, entretanto, por sua constituição e natureza é seletivo. O seu frágil ego inflável é suscetível de sofrer influência pela ação da mídia e similares. Alem do mais, a luxúria, esse pecado gostoso, é a porta de entrada de todos os males.
Daí, os nossos pecados, pelas aplicações de "joões sem braço", jiriquitagens e outros 171 urbanos. O homem sempre tende a ser sofista e mau caráter!
No século XVI, o Papa Gregório Magno instituiu a bula dos "Sete Pecados Capitais". Logo em seguida foram criadas as indulgências e perdões, vendidas a peso de ouro.
Toda vez que o ser homem busca alguma virtude, encontra um programa de auto ajuda para formatar o seu doido cabeçote. De repente, eis que surge um grandalhão discípulo de Górgias, aplica uma chaveta coletiva e vende o caminho da libertação.
O mundo está divido em malas sem alça de um lado e patos barrufados do outro. Diz a sabedoria popular: "chapéu de otário é marreta!" Imaginemos nós, os modernos, cometendo o pecado transcrito no nono Mandamento. Relata, a propósito, o jornalista Tião Martins: "e quem é que vai desejar a mulher do próximo, se mal consegue satisfazer ou se livrar da sua?!"
O homem moderno só funciona movido a comprimido azul! Foram-se os tempos da chamada "semântica libidinosa do homem da roça"...
A lista dos Pecados Capitais tem que ser reformulada. Os que estão em vigor são seculares, ultrapassados, ou não colaram até hoje. Ademais, o mundo moderno está cheio de "salvadores sem alça", bem vestidos, politiqueiros e donos de polpudas contas nos bancos do exterior.
Mais dia menos dia, com os religiosos dominando a política, as doações serão feitas através das contas de água, luz e telefone, por decreto ou na base do 0500...
Não se esqueça que foi através do leriado, do blá, blá, blá, que Hitler criou e vendeu a Segunda Grande Guerra ao mundo.
Acreditamos ser indispensável constar da próxima relação dos Sete Pecados Capitais, atualizada, este novo pecado: "É proibido ser mala sem alça!"