Mais e Ipês e menos Eucaliptos

Por Andressa Santos Coutinho | 23/11/2016 | Educação

O ipê é uma árvore diferente da maioria das outras: quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Quando se vê um ipê florido, logo sabemos que a primavera está. Suas flores são lindas e embelezam as ruas em que se encontra, ela cresce devagar, florescem no inverno e na primavera.

E você deve estar se perguntando o que um Ipê tem a ver com educação? Bom tem tudo, melhor dizendo, tem tudo a ver com o que é ser um professor, um dos “bons”, aquele que você se lembrará para o resto da vida.

O verdadeiro professor é diferente dos outros, dentro da escola ETA motivado, acredita no que faz na sua vocação, entende a sua função.

È impressionante, quando vemos “aquele professor” que tem real amor pelo que faz, também sabemos que a primavera está chegando, ou seja, belas coisas virão dele, flores, belas flores, serão vistas, e elas serão capazes de mudar a paisagem d um lugar.

Infelizmente é mais comum ver dentro de uma escola  encontrarmos “Eucaliptos”, uma arvore que se forma muito rápido, é plantada aos montes, mas empobrece o solo, não dá flores, e com certeza não tem a beleza de um Ipê. Você provavelmente nunca ouvirá alguém falar de um Eucalipto que a pessoa para na rua para admirar,.

Fica claro que um Ipê florido, ou melhor, um professor de verdade, tem a capacidade de levar seus alunos a mudar a sua realidade, de transformar suas vidas a marcando para sempre. Quem não se lembra “daquele professor”?

A missão de ser professor vai além da sala, não é ser um mero transmissor de conhecimentos, mas sim motivador, um incentivador, mediador do conhecimento, alguém qu mantenha uma relação afetiva com seus alunos, e parta dela para ensiná-los, é ser mais que um profissional da educação.