Machado de assis

Por IREUDA BARBOZA DA COSTA | 03/05/2012 | Literatura

A importância de Machado de Assis um século depois de sua morte

 

Machado de Assis, ícone da literatura nacional, considerado um dos maiores escritores brasileiro. É tanto, que em sua homenagem, seu nome é dado em alguns teatros brasileiros, bibliotecas, além de muitas escolas, fazendo jús a sua pessoa tão importante que muito contribuiu para o desenvolvimento do país, principalmente na educação.

Não são apenas as revoluções industriais ou tecnológicas que marcam os séculos, mas também pessoas aparentemente comuns que ao logo dos tempos vão demonstrando capacidade de contribuir para a transformação de um povo, oferendo o melhor de si e o que pode ser feito em benefício das pessoas e do meio ambiente em geral, disseminando e transformando conceitos que favoreçam o desenvolvimento de uma sociedade. E quem melhor do que o ilustre autor dos romances da literatura brasileira para deixar sua marca no tempo se tornando um exemplo irrefutável de um ser iluminado, que com sua visão de menino do interior já demonstrava traços de alguém que um dia daria sua cota de participação para a história do seu país, fazendo com que seu nome fosse citado como exemplo de alguém determinado, perseverante, um guerreiro que ultrapassou as fronteiras de seu tempo, vencendo preconceitos, revolucionando ideaís intrinsecamente ligados a uma causa que parecia não existir, mas que na verdade jazia só esperando alguém como Machado de Assis para emergir, causando espanto com suas ideias e ao mesmo tempo conquistando um público de seguidores, contigente esse que até hoje vai sendo vivido em cada um sem que sua memória caia no esquecimento.

Seja funcionário público, jornalista, revisor de textos, autor de poemas, crônicas e peças de teatro, escritor de contos e romances ou até mesmo vendedor de doces, ele era dotado de uma autodaxia característica marcante encontrada em sua pessoa, criando assim seu próprio estilo, que mesmo sem ter estudado em curso regular conseguiu aprender e se tornar um mega intelectual de nosso país, escritor versátil que muito cedo atingiu o apogeu, sendo reconhecido como um dos maiores nomes da literatura brasileira. Jamais se pensaria que sendo de origem simples, órfão de mãe, filho de pai operário e ainda por cima uma criança de saúde frágil, ele poderia vir um dia se tornar uma pessoa que daria grande contribuição para o desenvolvimento de um país tão grande e populoso como o Brasil. É, mas foi isso mesmo o que aconteceu, o rapaz que aprendeu a estudar sozinho, iniciou sua carreira trabalhando como tipógrafo, desde cedo já demonstrava o que seria um dia, é tanto que, ainda adolescente publica seu primeiro trabalho literário, o primeiro de muitos outros que se seguia.

Não reconhecer a importância de Machado de Assis no percurso de toda uma nação, é o mesmo que dizer não para o avanço tecnológico e/ou avanço científico, porque, o que pode-se perceber é que todos os trabalhos da obra machadiana gira em torno da educação e da sociedade, até em uma escola do interior, aquele mais distante da civilização, conhece e sabe quem foi Machado de Assis e pode citar alguns de seus trabalhos. E não é por menos que sua vasta obra é recomendada para estudantes do todo o país, não só os que prestam exames de vestibular, mas na educação como um todo. Seja na escola, em casa, na rua ou em qualquer outro lugar, tem sempre alguém interessado em ler algum trabalho desse ilustre personagem marcante, filho da nossa terra, que com sua coragem, perseverança e determinação tornou-se quem foi um dia e ainda hoje rege toda uma nação com o seu legado que serve de parâmetro no desenvolvimento de quase todas a fuções da sociedade.

Autora – Professora Ireuda Barboza

Ano – 2008