Lucy em Brux-elas...

Por Isabel Duarte | 12/10/2009 | Literatura

Nessa ultima estada em João Pessoa, em minha habitual visita ao mercado de artesanato, tive um encontro muito especial, deparei-me com uma bruxa! Mas não uma bruxa qualquer! Uma bruxa elegante, moderna, figurino exuberante gênero sustentáveltoda no algodão colorido, detalhes emfuxico e sementes comuma mistura ecletica de flores e brilho. Enfimcriaturas fashionsmontadas em suas vassouras de bambu com ar maroto de quem aprecia a vida.

Apaxonei-me de cara por elas, e sem dinheiro para compra-las imediatamente, sim porque não me bastava uma, voltei no dia seguinte afim de adquiri-las. Foi ai que conheci melhor Dona Lucia, a autora das apaixonantes bruxinhas, que na ocasião me contou de forma emocionada de onde viera a inspiração para criá-las.

Contagiada pela emoção da entusiasta artesã escutei atentamente a sua história e me certifiquei do quão especial eram essas bruxinhas. Belas, fashion, sorridentes e livres,elas desconstroem de pronto todo um mitode satanização que desde a idade média povoa o imaginário coletivo e reduz aforçacriadora e criativafeminina a um caldeirão de perversidades e malvadezas. Ecomo a propria Dona Lucia afirma,suasbruxinhas são diferentes, são seres do bem, são luz, a luz que surgiu no fim do tunel e pôs fim aos seus dias de tormento. Do tormento que era ouvir um filho dizer mãe vamos dormir pra passar a fome, do tormento que era não ter o que comer, onde morar, ou a condição mínima de existir. Do tormento que é a ausencia e irresponsabilidade travestida de virilidade e arrogancia masculina confortada pela sociedade patriarcal. E foi nesse contexto que elas surgiram,materializando-se por meio de um sonho,de um delirio,desses que acordamos suadas, ofegantese sem saber nem mesmo onde estamos, comenta a artesã.Um sonho de mulher, bruxa, mãe que fez apelo ao que lhe era de maissagrado e divino para que lhe mostrassemeios de alimentar seus filhos, e garantir-lhes o direito mais básico da nossa existencia.

Pois bem, após esse sonho Dona Lucia que assegurou nunca ter costurado um trapo antes, cria a primeira bruxinha com retalhos doados por uma vizinha. Uma vez confeccionada, não demorou para que alguém se encantasse com a criatura e a comprasse de imediato, desde então a vida de Dona Lucia nunca mais fora a mesma. Transformara-se! Como numa poção mágica preparada em um autentico Caldeirão de bruxa que segundo algumas crenças e mitologiarepresenta o

"Útero da Deusa, ou seja, a origem de todo Universo e de toda a vida

Em algumas culturas o caldeirão é o elemento mais impostante da bruxa..
É no caldeirão que se realiza a grande Alquimia Universal. É nele que as coisas se transformam: o grão se torna alimento, e a raiz se torna remédio.
Está relacionado ao elemento água e fica no centro de um círculo mágico ou de um Altar. Representa a encarnação, imortalidade e a inspiração divina".

E foi com essa inspiração que agora Dona Lúcia com mãos mágicas fabrica suas bruxinhas fashions de algodão natural, as quais trouxe à Bruxelas e as batizei de Lucy. Lucy que significa luz, que gera energia que gera força que gera vida . Lucy representa o cuidado inerente ao sexo feminino, mulher, mãe, amiga, irmã, companheira, representa a melhor porção que trazemos em nós, contempla a força procriadora eminentemente feminina que nutre o universo. Viajante e aventureira, percorre todo o planeta montada em sua vassouracomsua trouxinha mágica espalhando idéias de transformação necessáriasa edificaçaode um mundo mais justo e solidário. Enfim Lucy se manifesta em cadauma de nós mulheres guerreiras, que lutamos cotidianamente contra os abusos e injustiças praticadas nesse sistema patriarcal dominado por essa força masculina, beligerante, opressora e excludente.

Daí meu encantamento por Lucy, pois além de fashion, moderna, engajada,ecologicamente correta, recompõe um audacioso paradigma, banido doreino dos mortais,baseado na Amorosidade, e no Cuidado,duas forças poderosas capazes de salvar o universo. E essa é a missão de Lucyelevar os espiritos para que aprendam a amar, respeitar ereverenciar a nossa terra mãe e toda forma de vida nela presente.

Lucy simboliza assim, à Bruxa que existe em cada uma de nós, desvendemo-na e sejamos a magia que fará da nossa existencia nesse planeta a coisa mais extraordináriaque o mundo já experimentou