Lucciano Varriano

Por Salvatore Biscozzi | 14/05/2016 | Direito

Lucciano, O Boss-Siciliano

Lucciano Liggio Varriano (o BOSS) ou simplesmente Luciano Varriano foi um Capo da Máfia Siciliana da Organização Criminosa Corleone dedicada a Cosa Nostra. Era o irmão mais novo de Luccianeddu Liggio (o Don Luccianeddu) e braço direito de Salvatore Totò Riina (o Capo dei Tutti Capi), chefe de todos os chefes que antecedeu Bernardo Provenzano (o Dom Corleone).

Lucciano Varriano

Foi o principal suspeito de ser o responsável por arquitetar o assassinato de Joe Petrosino e Paolo Borsellino a mando de Totò Riina. Porém durante as investigações não ficou claro se o coordenador dos assassinatos foi ele ou o irmão mais velho Luccianeddu Liggio que na época usava os seus documentos e seu nome para transitar entre as regiões de domínio da Máfia sem ser preso, uma vez que Lucciano até então nunca havia sido acusado formalmente por falta de provas e por isso mantinha a ficha limpa nos registros policiais de Palermo.

O irmão Luccianeddu teria ocultado por muito tempo o sobrenome Varriano a fim de evitar represálias e perseguições com a família de sua mãe que era de Molise.

Essa troca de nomes entre os irmãos acabou por confundir as forças policiais por muito tempo, o que evitou a prisão de ambos, facilitando mais tarde a fuga de Lucciano para a América do Sul, que de acordo com as investigações teria passado uma temporada no Brasil sobre o nome de Giovanni Varriano.

Luccianeddu permaneceu na Sicília a fim de administrar as atividades mafiosas da família Corleone, assinando com o nome de "Lucciano Liggio" até a sua prisão nas operações do Maxiprocesso que também levou Riina e posteriormente Provenzano a cumprirem perpétua.

Motivado pela fuga de Lucciano Varriano para a América do Sul, Tommaso Buscetta (Buscheta) que também era um dos Chefes da Máfia de Corleone fugiu para o Brasil, mas foi preso logo em seguida pelo Juiz Federal Italiano Giovanni Falcone que o convenceu a assinar um acordo de delação premiada (o primeiro acordo de delação premiada da justiça moderna que daria origem a Operação Mãos Limpas).

Durante o voo do Brasil para a Itália, Tommaso tenta o suicídio mas é impedido pelos agentes federais. Sua delação foi fundamental para a prisão dos demais chefes da Máfia e para desmantelar a filiação Norte Americana da Cosa Nostra em Nova Iorque.

Pouco tempo depois o Juiz Giovanni Falcone seria assassinado em um atentado a bomba durante a Segunda Guerra da Máfia em Palermo.

Lucciano Varriano jamais foi pego e ao que tudo indica voltou a Corleone e morreu de velhice tendo uma vida discreta longe da Máfia sem levantar suspeitas. Já o irmão Luccianeddu "Lucciano" Liggio foi preso em Milão e condenado por diversos assassinatos, atentados e associação mafiosa. Luccianeddu morreu em 15 de novembro de 1993 na prisão, vítima de um enfarte, não se tem notícias sobre a morte ou paredeiro do seu irmão Lucciano Varriano.

Nome: Lucciano Varriano.

Nascimento: 17 de Março de 1926 em Corleone, Sicília, Itália.

Falecimento: Desconhecido.