Loucura??????????
Por Rafael e Patrícia Costa | 05/12/2009 | EducaçãoLoucura, podemos encontrar algumas definições para o seu significado: “Estado de quem é louco. Desarranjo mental. Irresponsável; Psicose.” Mas existem algumas que eu creio que se enquadram mais no contexto em que vivemos hoje, tais como: “Insensatez. Aventura insensata. Grande extravagância.” Podemos sentir isto claramente, principalmente com assuntos relacionados à Bíblia! Por exemplo, quando falamos de: “A Arca de Noé (Gênesis 6:14-22); Jonas e a Baleia (Jonas 1:17); Uma virgem tendo um Filho (Mateus 1:23); Andar sobre as águas (Mateus 14:25); Fim do Mundo (Mateus 24); e tantos outros tópicos!!! Quando falamos destes assuntos, muitas pessoas têm dificuldades em defender ou aceitar a sua veracidade, algumas até dizem: “Isso tudo é história, você acredita nisso? Acorda!!!” Nestas horas eu me questiono, “o que realmente faz sentido nessa vida? Em que devo acreditar?”
De uma forma bem sutil, o mundo, ano após ano, foi ditando o seu ritmo, expondo suas idéias, tentando mudar, até mesmo, o conceito do que venha ser a verdade. Assuntos como casamento que antes era tão sagrado resultando na união entre um homem e uma mulher, hoje se resume à um “vale-tudo”, homem com homem ou mulher com mulher, contrariando o seu propósito inicial (Gênesis 1:27); a relação pais e filhos, aquela idéia de “Honra a teu pai e a tua mãe…” de Exôdo 20:12 já não tem mais o mesmo valor, cada vez mais, crianças e jovens são incentivados a expressar e fazer prevalecer sua vontade, mesmo que essa vá contra a vontade de seus pais; ou até mesmo uma gravidez, o que antes tinha como sentido “a herança do Senhor…” como está no Salmos 127:3, hoje se apresenta como um fator de escolha, “abortar ou não? Foi um descuido!!!”; porque não lembrar também da Bíblia nas escolas, será que é realmente necessário? A sociedade acha que não, é melhor substituir esta pela coletânea Harry Potter, que trata de magia, bruxaria e contos, um ótimo conteúdo, principalmente para as crianças!; ou então filmes, não tenho nada contra, admiro um bom filme, principalmente os de ação e de comédia, porém, a forma deplorável como alguns filmes usam o nome de Jesus, de Deus, ou da Palavra me deixa profundamente triste e essa tristeza aumenta ao saber que algumas pessoas ainda conseguem achar graça diante estas cenas, a idéia de “boa fama” da Bíblia (Filipenses 4:8) já não tem mais tanta importância; enfim, inúmeros são os exemplos, mas o fato é: “É mais insensato seguir os padrões da Bíblia ou os padrões deste mundo?” As pessoas se escândalizam mais com alguém que passa dias em jejum e oração em busca de um milagre do que com alguém que prefere sair todas as noites ao invés de ficar com sua família; é mais estranho ficar na igreja com os amigos do que passar a noite toda nas boates com pessoas desconhecidas; afinal, onde está a loucura?
Em 1 Coríntios 1:25 nos lemos: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” Você pode até olhar para esta passagem e não concordar, alegando que “a Bíblia é um livro de contradições, que Deus não é tão sábio assim…”, mas antes de qualquer decisão, pese bem os fatos. No mundo, cada segundo está sujeito à uma chance de mudança, o que é verdade hoje pode não ser amanhã, não existe uma constância, e desta forma, estamos sempre expostos às incertezas do dia à dia. Na Bíblia, bem, passado, presente e futuro, a história de povos e nações, sua origem e o seu fim, passaram-se todos estes anos e tudo está conforme foi escrito. Coincidência? Não creio! Plano de Deus? Sem dúvida. Das pouquíssimas coisas que faltam acontecer segundo o que está relatado na Palavra lemos sobre o “Arrebatamento” (1 Tessalonicenses 4:17), um fato miraculoso, onde teremos nossos corpos transformados e retirados deste mundo para morar para sempre com o nosso Senhor. Muito se fala de 2012, de uma grande catástrofe, do fim do mundo, não penso desta forma, mas vejo isso como um ótimo cenário para este tão esperado “Arrebatamento”. Loucura? Tire suas próprias conclusões!
Em meio à tantas certezas apresentadas pela Palavra, por que arriscar no que diz respeito à este assunto? Ainda há tempo, não se deixe influenciar pelas mentiras deste século, mas ouça o que o Espírito quer te ensinar. Se prepare, Jesus está voltando.
“Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
(Lucas 12:20)
Rafael e Patrícia Costa