Lojas Americanas: inovação e liderança no comércio eletrônico

Por Edson RIbeiro | 12/02/2012 | Adm

Não é novidade que o e-commerce, ou comércio eletrônico, é hoje um dos segmentos da economia que mais cresce. Nos últimos anos, segundo o instituto E-Bit, o comércio eletrônico no Brasil expandiu a ritmo de 30% ao ano, em média. Novas lojas virtuais abrem a todo momento - ao todo, estima-se que estejam em funcionamento hoje no país cerca de 10 000 sites de e-commerce. As Lojas Americanas, do grupo B2W, estão entre as pioneiras nesse segmento no país, e também entre as mais inovadoras.

A última ação da Americanas.com, como é conhecida pela maioria de seus clientes, foi a criação do "Red Friday" do comércio eletrônico. O evento, lançado no final de 2011, promoveu descontos especiais em todo o site em uma sexta-feira próxima do Natal. Com a ação, a idéia importar para o Brasil eventos comuns no calendário do varejo norte americano. A inspiração para o Red Friday das Lojas Americanas veio do Black Friday, um evento tradicional famoso por oferecer para clientes e consumidores uma vez por ano as maiores promoções do varejo. Trata-se de uma data bastante conhecida no país, e tida como a melhor oportunidade do ano para comprar pagando pouco.

 A ação da Americanas se insere em um fenômeno crescente no e-commerce brasileiro, de trazer para o país eventos festivos e relacionados a descontos em produtos e serviços. Além do Black Friday, que teve grande adesão de sites de comércio eletrônico brasileiros no ano que passou, outros eventos aos poucos começam a fazer parte do calendário do e-commerce nacional. No caso do Red Friday, tudo acontece com grande sintonia com o mundo virtual. No último evento, por exemplo, usuários que curtiam a página do site no Facebook podiam ter acesso mais cedo a ofertas que foram ao ar. É o e-commerce abraçando novidades do mundo virtual.