LOGÍSTICA REVERSA COM FOCO NA COMPETITIVIDADE - REVISÃO DA LITERATURA
Por Allan Araujo dos Santos | 22/02/2018 | AmbientalMBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL – ESTÁCIO FASE
LOGÍSTICA REVERSA COM FOCO NA COMPETITIVIDADE - REVISÃO DA LITERATURA
Eduardo Caperjani * Allan Araujo dos Santos**
RESUMO Muito se tem discutido, recentemente, acerca da importância da Logística Reversa (Supply Chain Reverso) principalmente para o meio ambiente, mas também para empresas e consumidores. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa tem que se preocupar com o retorno de produtos. Com isso as organizações têm se deparado com um grande desafio, de se mostrarem competitivos em uma constante busca do diferencial atendendo assim as exigências do mercado. As empresas devem ter conhecimento sobre as melhores formas de como desenvolver o desenho do seu processo que pode ser ele de serviços ou produtos, saber exatamente qual maneira mais eficaz de se ganhar o mercado fazendo assim toda a diferença na competitividade entre as empresas. Ter conhecimento sobre a logística reversa é um diferencial que uma firma pode ter, pois, ela mostra-se preocupada com a sustentabilidade e com o ciclo de vida do seu produto. Objetivo de identificar a importância da logística reversa à luz das referências bibliográficas publicadas em periódicos ou na literatura atual sobre o assunto. A metodologia utilizada para esse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstram a importância da Logística Reversa e o quanto ela é primordial sendo fator competitivo. Palavras-chave: Supply Chain Reverso. Logística Reversa. Competitividade.
*Cordenador do curso Mba em Logística Empresarial e Orientador o presente Artigo **Pós Graduando no curso de Mba em Logística Empresarial
1 INTRODUÇÃO Logística Reversa, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010) pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Em outras palavras a logística reversa nada mais é que o fluxo reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Percebemos cada vez mais que a logística reversa vem sendo citada com muita frequência se tornando um assunto muito importante no contexto empresarial, como também disciplina obrigatória em diversos cursos. Com a globalização, inovação e o aumento no lançamento de produtos de diversos modelos para agradar a diferentes tipos de cliente no mundo, o crescimento na quantidade de lixo e de materiais que precisam ser mandados de volta à sua origem é alto o que faz mostrar uma redução no ciclo de vida desses produtos gerando uma preocupação sustentável. Gostaria de enfatizar que a percepção das dificuldades causa impacto direto na reavaliação das formas de ação com a Logística reversa; com base nisso, as organizações tem buscado alternativas que esse processo inverso garanta a satisfação do cliente e das mesmas fazendo assim da logística reversa uma “arma” estratégica em seu planejamento de negocio se mostrando competitiva perante a concorrência. As organizações estão usando a logística reversa como foco primordial da competitividade, pois ela se mostra preocupada com meio ambiente garantindo assim a fidelização de seus clientes, estes que hoje estão se colocando interessados e preocupados com a sustentabilidade procurando alternativas que não sejam tão agressivas. Com isso o presente o artigo vai mostrar definições e como a logística reversa é utilizada no âmbito competitivo.