Logística e comportamento durante o ciclo de vida dos produtos
Por Mauro Lucio Batista Cazarotti | 25/03/2012 | AdmEXTENSÃO EM LOGÍSTICA
Mauro Lúcio Batista Cazarotti
Aluno do Curso de Logística – UCDB/Campo Grande-MT
Pesquise sobre a importância do ciclo de vida dos produtos para as empresas e de um exemplo de empresa que constantemente procura renovar seus produtos.
Como a empresa utiliza a logística durante as fases do ciclo de vida desse produto?
Com a evolução da sociedade e a modificação em seus hábitos de consumo, novas necessidades aparecem e, conseqüentemente, produtos para atendê-las. Como administradores, precisamos estar sempre de antenas ligadas no mercado e na sociedade, afim de conseguirmos gerir melhor nosso portfolio de produtos. Por isso, é ficar sempre de “antena ligada”, pois isso poderá fazer a diferença para o futuro de sua empresa e do mercado que ela atende. Assim o ciclod e vida d eum produto é de suma inportancia para a empresa pois a tendencia de que inove e melhore um produto, ou mesmo até deixe ele fora de seu portifolio de produto, será mais viavél ter um produto mais oumenos lucrativo? Bom logico que oq ue rende mais finaceiramente a empresa correto, porém oq ue rende menos pode ser melhorado, poderá realizar algoq ue alavancaria suas vendas, por isso um ciclod e vida deve ser analisado e dado total atenção pois deve ficar atento a cada produto e visualizar a necessidade de novos produtos, sabendo que cada produto tem uma vida útil e seu ciclo ao termino em seua decadencia em sua propriamente dito “morte do produto”, poderá ser renovado e efetuar uma ascensão do produto renovando embalagem, nova proção, novas fontes de vendas mas deve ser mudado ou retirado de linha para não trazer prejuizos a empresa que poderá gastar muito com um produto que não tem saída a empresa e não traz retorno.
Uma empresa que procura sempre inovar seus produtos , diga-se de passagem que é lider de mercado a vários anos,é a Coca Cola, uma empresa que cada vez que passa inova seus produtos sendo a coca refrigerante um produto que sempre foi lider de mercado e sempre está em 1º lugar não somente no brasil como também no mundo, renovando seu portifolio de produtos e aumentando a diversificação de produto, porém sempre a marca coca cola está entre os produtos mais comercializados no seu segmento.Com atuação de destaque no País desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e os distribuem aos pontos de venda. Esta estrutura absorve cerca de 53 mil colaboradores diretos e gera mais de 500 mil empregos indiretos. Sua logistica espalhada em locais estratégicos em distribuição no brasil, as fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não-alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatado, energéticos e isotônicos. Podemos citar o Refrigerante COCA-COLA carro chefe da empresa e lider de vendas, analisando inicio, desenvolvimento e vida util, e declinio, este produto ainda se enciontra a anos em de ecrta forma em sua vida util, sendo um produto que quando começa inociar sua decadencia ele é remoldado e inovado, sua embalagem, promoções ou seja esta interligado não somente inovar o produto, mas a sua logistica d evendas, de como o produto é apresentado ao cnsumidor suas promoções atraindo novos clientes está totalmente incluido em sua logistica, buscando cada vez novas formas de atrair o cliente e alavancar e manter o produto, assim uma logistica boa mantendo o produto em suas caracteristicas originais e conseguindo manter um apoio logistico em cada ciclo deste produto é fundamental para que mantenha e deixe não somente o produto como também a empresa bem no mercado.