Lobos em pele de cordeiro

Por Hisadora Chaves | 28/05/2010 | Política

Lobos em pele de cordeiro

A Amazônia se encontra na América do Sul englobando nove países, incluindo o Brasil, que apresenta aproximadamente 70% da área da floresta em seu território. Se a floresta encontra-se em terra brasileira ela é, consequentemente, propriedade do país. Contudo, essa posse está sendo ameaçada por alguns países desenvolvidos por quererem que o Brasil lhes ceda sua maior riqueza natural.
Sobre isso, Patrice Hugles, chefe do órgão central de informações das Forças Armadas Americanas, afirma: "caso o Brasil resolva fazer um uso da Amazônia que ponha em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos de estar prontos para interromper esse processo imediatamente".
Precisamos concordar que o governo brasileiro cuida muito mal do país, assim como da Amazônia. Seria por falta de capacidade ou competência? Nesta, atualmente, existem vários problemas que andam pondo não apenas a biodiversidade mas, também, toda a humanidade em risco. Isso se dá devido aos desmatamentos, por exemplo, que são ocasionados principalmente pelas madeireiras, às queimadas, as quais decorrem de criação de gado, poluição fluvial, conflitos de terras, invasões de áreas indígenas, contrabando de riquezas da biodiversidade florestal, biopirataria, etc.
Será que é porque o Brasil não tem ou não quer ter controle sobre a problemática que outros países deveriam tomar posse? Ora, quem são eles para quererem ser donos do mundo? E quem são eles para falar acerca do bem-estar da população? Será que eles com a sua boa intenção de salvar o mundo já não o prejudicaram demais?
O Tratado de Kyoto foi um acordo internacional para que os países tomassem medidas mais rígidas para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Os Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases-estufa, negaram-se a participar, alegando que iria comprometer o desenvolvimento do país. Isso é atitude de quem se preocupa com a população mundial?
Os Estados Unidos possuem armas nucleares, as quais já foram usadas na Segunda Guerra Mundial contra Hiroshima e Nagasaki, sem mais comentários a respeito disto, será que foi uma atitude de quem prega a paz mundial? Eles gastam tanto com avanços na ciência, mas será que não daria, com todos esses investimentos, para ajudar um pouco a África, já que a intenção deles é a de sempre ajudar aos outros? A Guerra do Iraque foi uma intervenção para ajudar ou será que foi puro interesse como sempre?
Depois de tudo isso e mais um pouco, porque se fossemos relatar todas as atitudes egoístas e desumanas que este país andou fazendo ao longo da história por pura hipocrisia deles não caberia neste artigo, devemos realmente deixar uma das nossas maiores riquezas nas mãos de pessoas assim, que pregam uma coisa e fazem outra? Eles realmente têm moral para falar de nós? E apesar de tudo o que os Estados Unidos fizeram, alguém ameaçou de tomar a posse deles sobre algum dos seus territórios? Alguém teria o direito de invadir sob esse pretexto? Eles são simplesmente lobos em pele de cordeiro!
Devemos conscientizar a nossa população e lutar para proteger nossa riqueza natural com pequenas atitudes que somos capazes de tomar. O governo tem que ter vergonha e implantar medidas para salvar a nossa floresta amazônica dos maus tratos e, com isto, proteger não apenas a natureza, mas também toda a população, que depende dela. Bem, a Amazônia é nossa!


27 de Maio de 2010

Hisadora Chaves