LINGUAGENS WEB

Por LYTAEL ACHÃO CABRAL | 30/10/2015 | Tecnologia

LINGUAGENS WEB

 

É um ponto do desenvolvimento web que abrange todas as linguagens de programação web, as mais usadas hoje são: HTML, javascrip e php.

HTML.

a)        HTML - HyperText Markup Language: pode ser considerada uma linguagem “de estruturação”(ou “de balizas”) e tem como finalidade realizar a escrita de um documento através de balizas de formatação. As balizas mostram as ligações que são estabelecidas com outros documentos e como tem que ser representado no documento.

A linguagem de programação HTML libera permissão a máquinas diferentes de ler documentos da Internet, por meio do protocole HTTP, dando acesso a documentos de um único endereço na rede (chamado protocole HTTP, dando acesso a documentos de um único endereço na rede (chamado URL).

As especificações oficiais do HTML descrevem por conseguinte “as instruções” HTML mas em nenhum caso a sua aplicação, quer dizer, A tradução utilizando o HTML em programas de computador, permitir consultar  páginas web independentemente da arquitetura do computador ou do sistema de sondagem (exploração) (KIOSKEA.NET, 2008).

b)        Java script: o Javascript tem a possibilidade de criar pequenos detalhes (programas) em uma página web ou em programas orientados a objetos.

É uma linguagem de script que quando agregado nos tag's Html, permite tambem modernizar(incrementar) a apresentação e interatividade de páginas Web.

Características Java Script segundo SANTOS(2006):

  • Permite acessar os objetos do browser;
  • Código integrado na página HTML;
  • Código interpretado pelo browser no momento da execução;
  • Códigos de programação simples, mas para aplicações limitadas;
  • Confidencialidade do código é nulo (Código é visível por ser client side),
  • Criar efeitos especiais nas paginas e definir interatividades com o usuário.

1.PHP

“Hypertext Preprocessor”, como é chamado o PHP, de tradução “Personal Home Page Tools” tem custo zero, ele é uma linguagem multi-plataforma podendo ser executado em diferentes sistemas operacionais. Da suporte a conectar-se com muitos bancos de dados. A robustez e velocidade das aplicações dão ao PHP maior velocidade nos servidores de hospedagem de sites, algumas linguagens fazem esses servidores mais “lerdos” (pesados e lentos) o que quase não acontece com o PHP.

            O PHP cria scripts contidos em HTML e tem pouca ligação com layout, ou qualquer outra ferramenta que mecha com a aparência da pagina Web. A granade parte do desenvolvimento em PHP não é visível para o usuário que esta programando, a pessoa que estiver acessando o site não sera capaz de identificar se esta lendo uma pagina em PHP ou Html, pois o resultado de toda pagina PHP é uma pagina HTML.

            As supertags de HTML criadas por scripts em PHP da ao usuário a possibilidade de incluir funções às páginas da Web criadas. Um exemplo disso é se usar o PHP para criar instantaneamente uma página da Web de alta complexidade ou um programa que execute automaticamente o débito no cartão de crédito após a realização de compra de um cliente que utilize o serviço on-line.

            O servidor http Apache oficial utiliza como modulo o PHP , que entre os servidores Web livres lidera com 55% a World Wide Web. Ele constrói o script no próprio servidor Web, tornando o manuseio de arquivos e dados bem mais rápida que outros servidores Web.

            Hypertext Preprocessor possui código fonte aberto, podendo ser alterado ou modificado de acordo com as necessidade usuário, deixando de lado as linguagens de alto custo. O PHP  tira a preocupação do usuário ter de direitos e licenças.

            O uso do PHP vem aumentando cada vez mais na Web. Graças a fatores como a velocidade, praticidade, robustez que é proporcionada pelo PHP (FERREIRA, 2005).

 REFERÊNCIAS

 FERREIRA, Felipe.Linguagem PHP vantagens e aplicações, 2005. Disponível em <http://www.artigonal.com/internet-artigos/linguagem-php-vantagens-e-aplicacoes-1788643.html>> Acesso em 12 de outubro de 2010.

 SANTOS, Jonis Nogueira dos & SILVA, José Adelar Souza da. Faculdades de Informática de Taquara – Faculdades de Taquara (FACCAT). Taquara: RS, 2006.

Artigo completo: