Linguagem Corporal em Negociações
Por Ana Molino | 05/10/2012 | CrescimentoEm quase todos os pontos da sua vida, você faz inconscientemente a arte da negociação.
Desde discussões com o seu vendedor favorito na feira, até ao seu chefe por um merecido aumento, as negociações são feitas diariamente na sua vida.
E você acredita que quase todos os aspectos do processo de negociação envolvem linguagem corporal?
Em termos de negociação real no mundo dos negócios, a linguagem corporal é um aspecto muito importante. Ler os movimentos do corpo dos seus colegas e fazer os gestos certos pode significar a diferença entre sucesso e o fracasso no processo de negociação.
Os primeiros sinais
O primeiro passo para usar a linguagem corporal numa negociação começa no momento em que você entra na sala de negociação.
Interesse-se em observar a linguagem corporal deles, concentrando-se em todo o corpo - a cabeça, braços, mãos, peito, barriga, pernas e pés.
Se você conseguir isso, você será capaz de ouvir melhor.Você também vai ser mais perspicaz na leitura da linguagem corporal deles.
Espaço Pessoal em negociações
Na mesa de negociação, cada pessoa cria o seu próprio espaço pessoal, o seu próprio território.
Pela prática de negócios, as pessoas de maior status (por exemplo, o presidente de uma empresa) comanda com mais espaço pessoal, e normalmente são consultados por outras pessoas na mesa de negociações.
Por exemplo, a autoridade na cadeira mais dominante (geralmente o extremo da mesa) é o símbolo aparente de poder.
Se essa pessoa ocupa a cadeira dominante, um bom negociador pode repelir isto pela distribuição estratégica de lugares pelas equipas ou aliados na mesa de negociações.
Você pode sentar-se de uma maneira que você rodeie essa pessoa, ou qualquer arranjo do assentos onde você pode confortavelmente obter vantagem.
As primeiras impressões são duradouras
Na mesa de negociações, o primeiro passo é o mais crucial.
Assim como no jogo de xadrez, se você jogar a peça branca, você tem a vantagem de construção, porque você tira sangue novo, e o próximo movimento do adversário e plano de jogo deledepende desse seu primeiro movimento crucial.
Então, faça um movimento firme, bom e calculado.
Comece com uma linguagem corporal positiva.
Irradie o seu entusiasmo.
Numa reunião, por exemplo, olhe nos olhos da outra pessoa com sinceridade.
Os seus olhos são as janelas para a sua alma. Se você não pode manter contato visual, eles podem pensar que você está a esconder algo ou que você não é sincero.
Dê um aperto de mão firme. Segure a mão com firmeza, mas não a aperte. Uma falácia comum é que devemos apertar a mão com força durante este tempo monumental do aperto de mão. Isto certamente não é aconselhável.
Pressione a mão uma vez ao olhar a pessoa nos olhos. Apertar a mão uma ou duas vezes pode indicar excitação ou vitalidade, mas tudo que vá além disto pode tornar a outra pessoa desconfortável.
Dê uso ao seu conhecimento de linguagem corporal
Durante o processo de negociação, observe os gestos das pessoas.
No primeiro capítulo, você foi ensinado como reconhecer se as pessoas que estão interessadas no que você está a dizer, se elas estão a duvidar de si, se elas estão mais abertas a aceitar a sua proposta, e mesmo quando elas estão a mentir.
Esteja alerta para reconhecer estes sinais. Além disso, esteja alerta também das suas próprias ações. Você pode estar a apresentar sinais de nervosismo sem saber, e os seus colegas (que também podem conhecer linguagem corporal) podem tirar proveito das circunstâncias.
Baixe Grátis o Curso Completo Sobre A Magia da Linguagem Corporal em: www.geradoresdedinheiro.com