Lembrete de um povo!
Por Delson Peixoto dos Santos | 17/02/2011 | SociedadeLembrete de um povo
O ano mal começou e vimos às chuvas devastarem famílias e sonhos em segundos. Vimos também o discurso de autoridades aonde diziam que tudo iria se resolver o mais rápido possível.
O mais rápido possível, é a frase que ecoa na esperança das pessoas que passaram e que até hoje vivem o trauma desta catástrofe que ocorreu este ano, ano passado e os anteriores, pois ainda anseiam em reconstruírem suas casas esquecidas e seus sonhos abandonados por uma promessa que se tarda a cumprir.
Pessoas que tiveram que aprender a viver, a sobreviver, recomeçar do zero, descobrindo o verdadeiro significado da solidariedade e do amor ao próximo.
Para este povo, o mais rápido possível parece nunca chegar!
Agora vimos às vésperas do carnaval, que é a mais bela das festas que ocorre durante o ano para o povo do Rio, do Brasil e do mundo, uma lamentável desgraça, vimos o fogo consumir em minutos o trabalho de umas das nossas queridas escolas de samba. Foi uma manhã de luto para o povo do Rio de Janeiro!
E mais uma vez estamos vendo o discurso de autoridades, dizendo que tudo vai se resolver o mais rápido possível, pois o espetáculo não pode parar.
Todo povo carioca, sem sombras de dúvidas, concorda que o espetáculo não pode parar, e que as escolas têm que desfilar com toda magia e esplendor que canta e encanta o mundo, pois ali na avenida durante alguns minutos, não desfila apenas uma escola de samba, desfila também os sonhos e alegrias de homens, mulheres e crianças, que anseiam por uma vida melhor e um mundo mais justo para se viver. É um momento único, aonde não sobrevivem às vaidades pessoais, é aonde os opostos se encontram o negro e o branco, o amarelo e o vermelho, o rico e o pobre, o doutor e o analfabeto, é aonde o ser humano vale pela sua arte!
Mas em nome de todas as pessoas que dentre a tantas desgraças, perderam as suas casas, suas dignidades e tiveram os seus sonhos conturbados, e que mesmo assim almejam a felicidade de um carnaval lindo para todos, em nome deste, eu clamo a DEUS para que a frase "o mais rápido possível" proferida pelos nossos governantes, não seja a mesma frase usado em situações anteriores.
E na esperança que desta vez esta frase surta o efeito esperado, ficaremos aguardando o efeito dela na vida de todas as pessoas atingidas pelas devastações das chuvas. Pois assim como o espetáculo não pode parar na Sapucaí, para estas pessoas e todas aquelas que se encontram a margem da sociedade, a educação, a saúde, os sonhos, a esperança e a vida também não pode parar.
(Prof. Delson Peixoto dos Santos).