Leitura e escrita
Por IREUDA BARBOZA DA COSTA | 03/05/2012 | EducaçãoLer para ficar informado
Autora: Ireuda Barboza
É através da linguagem que o ser humano expressa uma ideia ou um sentimento. Tanto a linguagem escrita, quanto a linguagem verbal prima pelo código das letras, assim, formando palavras para a comunicação.
A importância de textos de leitura – Ler para ampliar o vocabulário é uma expressão muito usada por quem está fazendo uma plano de aula envolvendo leitura, porém, é importante para o leitor que este momento seja feito em um local apropriado, calmo tranquilo e que o transporte para aquilo que ele está lendo, só assim desenvolver uma leitura de forma consciente fazendo a interpretação correta da mensagem de texto. Lendo aprende a escrever melhor, perceber os erros ortográficos.
Nada em nossa vida deve ser feito sem um planejamento prévio, é igual a uma produçaõ de texto: O que fazer primeiro? - pensar sobre o tema – lembrar que toda redação deve ter começo meio e fim. Então, na aprendizagem o procedimento não é diferente, primeiro a sondagem. O que o aluno sabe? Feito essa triagem, parte para o segundo rol. A busca, o que fazer para suprir a dificuldade apresentada pelo aluno. Não há meio termo, é começar do zero, mas deixando que o aprendiz reporte para esse novo aprendizado o que ele já sabe, faz parte da estratégia de aquisição do conhecimento. Por isso, (em se tratando de leitura) é importante ser feito uma leitura oral, a partir daí é que vamos trabalhar o texto em sua linearidade, e conforme se perceba mudança no quadro de evolução deste aluno é que partimos para o estágio de fragmentação de texto, onde o aluno já terá aquela consciência de juntar uma palavra a outra para fazer sentido, formar uma frase, algo significativo, e interpretar um texto, ele próprio fazer levantamento das palavras desconhecidas, identificar os personagens: principal e scundário, encontrar a ideia principal, reconhecer espaço e tempo, tema do texto, autor e quem conta a história.
Outro fato importante para quem está aprendendo é a linguagem escrita, não é só aprender a ler, é aprender a escrever também. Mesmos procedimentos usados na leitura são os mesmos adotados na escrita, já que uma está ligada a outra, porém a escrita requer um pouco mais da atenção do aluno para que este possa compreender melhor as regras da escrita (grafar corretamente).
E o aluno precisa ser motivado com textos pequenos, criativos e estimuladores, como aviso, bilhete, anúncio, poesia, entrevista, etc.
Pequenos textos:
Texto-1 A Escola
Hoje é terça–feira, meu nome é Diana e tenho seis anos, moro em uma cidade muito pequena no interior do estado e no próximo sábado vou completar sete anos.
A minha mãe disse que já estou ficando uma mocinha e perguntou:
-
Diana o que você gostaria de ganhar de presente?
-
O maior presente que eu gostaria de ganhar é ir para a escola, na escola a gente aprende a ler, a escrever, conhece pessoas diferentes, faz novos amigos e se prepara para a vida.
A mãe sorri, e tirando um papel do bolso mostra a Diana dizendo:
-
Aqui está sua matrícula, pensou que eu havia esquecido de colar vocês na escola? Toda criança deve brincar e estudar, é um direito adquirido que não deve ser negado a nenhuma criança.
Diana abraço a mãe, olhou para o céu e agradeceu a Deus por estar realizando o seu grande sonho, que era o de ir à escola. (janeiro/2005)
Texto -2 ABC
Meu nome Alfabeto e sou formado por muitas letrinhas, começo com A e termino com Z.
-
Com A escrevo amizade
-
Com B escrevo bondade
-
Com C escrevo carinho
-
Com D dignidade
-
Com E escrevo esperança
-
Com F felicidade
-
Com G gratidão
-
Com H honestidade
-
e com o resto do ABC sou capaz de escrever palavras que expressam amor e solidariedade...i,j,k,l,m,n,o,p,q,r,s,t,u,v,w,x,z,y. (março/2006)
Texto-3 Mamãe
Mamãe,
vivo a procurar,
mas não consigo encontrar,
nada mais lindo que a beleza do teu olhar.
Mãe tu deverias ser eterna, pois não existe ninguém que consiga ser mais bondosa e carinhosa e que estás sempre ali, sejas de dia ou de noite, não importa a hora, estás sempre pronta a ajudar, a oferecer a tua mão, o teu ombro,.......independente do que tenhamos feito, o que tenha acontecido, você nunca abandona um filho seu. Você sofre junto e talvés o teu choro seja mais profundo, porque sei que preferias estar em meu lugar e jamais me ver sofrer.
E quando estou contente sei que também estás, vejo em teus olhos uma expressão tão bela, o teu orgulho de ser minha mãe me deixa mais feliz ainda.
Mãe eu te amo!!!!!!!!!!!!!!!!! (Agosto/2006)
Autora – Ireuda barboza
Beija-flor andarilho
Eu sou um beija flor todo faceiro, me chamam de andarilho porque vivo pra lá e pra cá. Em um dos meus passeios veja só o que vi:
- Uma abelha fabricando mel na tromba do elefante, que achatava a barata que queria subir na garupa do cavalo, coberto de folhas furadas pelas formigas
que cairam no leite do gato que fugia do hipopótamo colega do jacaré, que tentava pegar o lagarto da boca do macaco que azunhava a mosca que pousava no
pelo da ovelha que com seus berros assustava o pato que nadava na lagoa onde morava o sapo que pulava no caso da tartaruga enroscada nas penas do urubu,
que queria comer a vaca leiteira que pastava perto da zebra minha amiga que deixa eu descansar em cima de seu lombo todo listrado, que gosto de beijar.
Autora - Costa, Ireuda Barboza da
-
Agora que você leu o texto, responda:
-
Conte quantos animais aparecem na história.
-
Escreva o nome dos animais que aparecem na história.
-
Pinte de azul os animais invertebrados.
-
Pinte de amarelo os animais vertebrados.