L- 01 - Receitas De Camarões, Mariscos, Ostras, Peixes & S/A

Por Antonio Louro | 18/07/2008 | Receitas

L-01 - RECEITAS DE CAMARÕES, MARISCOS, OSTRAS, PEIXES & S/A.

Antonio Louro – E-mail: antlou65@yahoo.com.br

BACALHAU AO LEITE DE COCO*

1.500 g de bacalhau

3 cebolas grandes

2 dentes de alho

½ xícara de coentro picado

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 xícara de azeite doce

4 tomates sem pele e semente

2 vidros de leite de coco

Pimenta esmagada

Coloque o bacalhau na água durante duas noites para tirar o sal. Escorra e enxugue bem. Coloque o azeite numa panela e refogue a cebola, alho, tomate e coentro. Coloque o bacalhau. Cubra com leite de coco e deixe cozinhar em fogo brando. Pingue água se necessário. Um minuto antes de tirar do fogo ponha a pimenta. Sirva com arroz branco.

ESPETINHO DE CAMARÃO*

1.000 g de camarão

Alho

Limão

Sal

Pimenta do reino

Óleo para fritar

Palitos grandes próprios para espetinhos

Limpe o camarão passando-o por várias águas. Tire a cabeça deixando as cascas, tempere com suco de limão, sal e pimenta do reino. Espete os camarões em cada palito e vá fritando em óleo bem quente, junto com três dentes de alho inteiros. Tire e escorra em papel absorvente. Sirva quente em travessa com quartos de limão.

MANJUBAS FRITAS*

1 porção de manjuba

Sal

Limão

Fubá ou farinha de trigo

Óleo para fritar

Coentro ou salsinha

3 dentes de alho

Limpe a porção de manjuba e deixe na água com sal durante 1 hora. Escorra bem e salpique sal e limão. Deixe por 10 minutos. Passe no fubá ou farinha. Ponha o óleo para esquentar e doure 3 dentes de alho, colocando em seguida as manjubas. Quando estiverem douradas retire-as, colocando-as em papel absorvente. Sirva quente enfeitadas com coentro ou salsinha.

MARISCOS À VINAGRETE*

3.000 g de mariscos com casca

Sal

Pimenta do reino

1 copo de vinagre

1 xícara de cheiro verde picado

3 dentes de alho

3 cebolas grandes

Azeite para regar

Limpe os mariscos com as cascas. Lave em várias águas e posteriormente deixe de molho em água durante 2 horas. Escorra-os e coloque-os em uma panela cobrindo com água, levando ao fogo até que abram, depois de abertos junte o vinagre e deixe levantar fervura. Escorra e ponha em uma travessa, salpicando sal e a pimenta do reino. Ponha as cebolas e o alho picados e salpique vinagre. Ponha o cheiro verde e regue com azeite.

POLVO À VINAGRETE*

1.000 g de polvo

3 cebolas picadas

1 xícara de cheiro verde

1 copo de vinagre

Limão

Sal

Pimenta vermelha

Azeite

Limpe o polvo e esfregue limão. Cozinhe em água e sal até ficar tenro. Corte em vários pedacinhos. Aqueça o azeite e refogue a cebola picada, junte o cheiro verde e o vinagre. O polvo picadinho e bem escorrido coloque-o em uma travessa, jogando por cima o refogado. Pique a pimenta vermelha e salpique por cima.

BAGRE ENSOPADO*

1.000 g de bagre

Limão

Sal

Pimenta do reino

2 colheres de sopa de margarina

3 cebolas picadas

6 tomates sem pele picados

2 dentes de alho

Farinha mandioca

Limpar o bagre e temperar com limão sal e pimenta do reino. Deixe por 1 hora no tempero, posteriormente corte em pedaços reservando a cabeça para o pirão. Refogue em margarina a cebola, o alho e os tomates, e acrescente as postas de bagre refogando-as por 3 minutos. Ponha água, tampe a panela e deixe cozinhar. A parte corte a cabeça e refogue com um pouco do refogado do peixe e faça o pirão com a farinha mandioca, acrescentando água aos poucos até conseguir o ponto desejado.

BOBÓ DE CAMARÃO*

1.000 g de camarão limpo

1 xícara de chá de azeite de dendê

3 cebolas picadas

6 dentes de alho esmagados

Limão

5 tomates sem pele e sementes

1 pimentão verde

Salsinha

Coentro

Sal

Pimenta vermelha amassada

1.000 g de mandioca

3 vidros de leite de coco

Faça um refogado com o azeite de dendê e os temperos. Junte os camarões temperados com limão e escorridos, acrescente o leite de coco e água na quantidade dos dois vidros de leite de coco. Tampe e deixe cozinhar. Descasque a mandioca e corte em pedaços pequenos, levando ao fogo até cozinhar bem. Quando a mandioca estiver cozida, deixe esfriar e coloque tudo no liquidificador, inclusive a água do cozimento. Misture na panela do camarão até ficar uma mistura homogenia, temperando e provando o sal e a pimenta da mistura.

CAMARÃO À PAULISTA*

1.000 g de camarão graúdo com cabeça e casca

Sal

Limão

Pimenta do reino em pó

6 dentes de alho esmagados

Óleo para fritar

Faça um corte pequeno no dorso do camarão e com um palito tire a tripa (traço escuro), e lave-os. Ponha em tempero de limão, sal e pimenta do reino em pó por 1 hora. Aqueça o óleo, jogue o alho e frite os camarões de 6 em 6, para que não junte água. Quando ficarem vermelhos e tostados, retire e escorra em papel absorvente.

CAMARÃO COM CHUCHU*

1.000 g de camarão médio

2 limões

6 chuchus

2 cebolas grandes picadas

3 dentes de alho esmagado

3 tomates sem pele e sementes

coentro picado

2 colheres de sopa de manteiga

Sal pimenta do reino em pó

Limpe os camarões, dê uma fervura rápida, escorra tirando a água e coloque o suco dos dois limões. Guarde a água da fervura. Refogue na manteiga a cebola picada, o alho esmagado, o coentro picado e os tomates picados. Ponha os camarões escorridos refogando por 3 minutos, e vá pingando a águaem que foram cozidos os camarões. Limpe e corte os chuchus em pedaços e junte na panela dos camarões, continuando a pingar a água do cozimento. Deixe evaporar bem, cozinhando sem a tampa da panela até o chuchu ficar cozido. Salpique coentro ou salsinha.

CAMARÃO NA MORANGA

1 abóbora moranga de bom tamanho

1.000 g de camarão de qualquer tamanho

Limão

3 cebolas

6 dentes de alho

1.000 g de tomates sem pele e sementes

1 xícara de salsinha picada

Coentro

Molho de pimenta

Louro em pó

1 catupiri grande

Corte uma tampa da moranga, na parte de cima. Com uma colher retire todas as sementes e fios. Lave por dentro e por fora. Ponha a moranga em uma panela grande, encha de água fervendo dentro e fora. Tampe e deixe cozinhar até que a polpa da moranga amoleça, mas a casca deve continuar inteira e firme. Retire e escorra, com cuidado. Deixe esfriar. Com uma colher retire um pouco da polpa e reserve. Prepare o recheio: tempere os camarões depois de bem limpos com sal, pimenta e limão. Faça um bom refogado com óleo, alho esmagado, cebolas batidinhas, deixando dourar e acrescente os camarões escorridos. Deixe refogar bem, junte os tomates picados, a salsinha picada, o coentro, ponha sal, pimenta e louro a gosto, deixando formar um bom molho e junte a polpa da moranga, misturando, deixando cozinhar um pouco. Arrume a moranga em um prato grande, espalhe o catupiri por dentro, recheie com o molho de camarão. Tampe com a própria tampa e leve ao forno para esquentar.

CURURU*

1.000 g de camarão seco

1.000 g de quiabo

2 xícaras (chá) de farinha de milho

6 tomates

1 cebola grande

1 lata pequena de massa de tomate

Caldo de galinha

1 xícara (chá) de azeite doce

1 pimenta de cheiro amassada

1 colher de sopa de vinagre

Descasque os camarões limpando bem, reservando as cabeças que serão torradas e passadas no liquidificador. Lave os quiabos retirando as pontas e cortando em rodelas fininhas, colocando na água com limão para eliminar a baba. Corte a cebola, os tomates e os pimentões em rodelas finas e reserve. Escolha alguns camarões grandes e reserve. Esmague os demais camarões com as mãos. Em uma panela de barro ponha água e deixe ferver. Jogue então os quiabos cortados, uma parte da cebola, do tomate e dos pimentões. Deixe ferver e coloque as cabeças dos camarões torrados e liquidificados, os camarões esmagados e ½ xícara de azeite doce. Faça um refogado com a outra ½ xícara de azeite doce, o resto das cebolas, dos tomates e a massa de tomate. Junte esse refogado na panela de barro. Acrescente os camarões inteiros reservados, o caldo de galinha, o vinagre, a pimenta e a farinha de milho, posta antes de molho em um prato. Deixe ferver por 15 minutos em fogo brando, juntando o azeite de dendê um pouco antes de servir.

CASQUINHAS DE SIRI*

10 siris

2 limões

Sal

Pimenta do reino

1 colher de sopa de manteiga

2 tomates

2 dentes de alho esmagados

3 xícaras (chá) de miolo de pão embebido em leite

4 gemas

Cheiro verde picado

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de farinha de rosca

Limpe bem os siris tirando a tripa preta e escovando os casquinhos. Se o siri já for catado, procure conseguir conchas de vieiras para colocar o recheio. Se os siris forem inteiros cozinhe antes com água e sal. Retire a carne e comece o preparo do prato: refogar na manteiga as cebolas, os tomates e o alho, ponha a carne dos siris sobre a qual espremeu suco de limão, junte o miolo de pão embebido no leite, a pimenta do reino e o sal. Ponha um pouco de água e deixe ferver. Engrosse com farinha de trigo e ponha as gemas, mexendo sempre. Recheie os casquinhos, pincele com uma gema e polvilhe farinha de rosca.

CASQUINHAS DE LAGOSTA*

Carne de 4 lagostas

2 cebolas

5 tomates sem pele e sementes

5 batatas cozidas médias

1 xícara (chá) de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de maisena

2 gemas

5 colheres de sopa de migalhas de pão

Pimenta do reino

Sal

Lave as lagostas, tirando a carne do casco (reservando inteiros) e corte em pedaços pequenos. Passe na máquina de moer, junte as cebolas (picadas), as batatas (espremidas) e os tomates (picados). Junte uma xícara de leite, polvilhando com sal e pimenta levando ao fogo brando. Junte a manteiga, a maisena, às gemas e continue mexendo. Com essa massa recheie os cascos das lagostas. Pincele por cima com manteiga derretida e polvilhe com as migalhas de pão ou pó de rosca.

CASQUINHAS DE CARANGUEJO*

Caranguejos na quantidade desejada

Coentro picado

Tomates picados

Cheiro verde picado

Sal

Cebola

Vinagre

Caldo de limão

Pimenta malagueta

1 pãozinho amolecido no leite

1 leite de coco

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 maço de cheiros verde

3 tomates

2 cebolas

2 pimentas de cheiro

4 gemas

1colher de sopa de vinagre

Farinha de rosca

Ponha um caldeirão com água para ferver. Fervendo a água jogue os caranguejos mantendo por 5 minutos. Retire a água, deixe esfriar e lave-os muito bem com auxílio de uma escova. Depois de limpos coloque novamente com caldeirão com água e os temperos: sal, coentro, cebola, cheiro verde, alho, limão, vinagre e a pimenta amassada deixando ferver com a panela tampada. Quando bem vermelhos, retire-os, elimpe-os retirando toda a barrigada e jogue fora. Tire toda a carne dos cascos e patas e ponha em uma panela com o pãozinho amolecido no leite, leite de coco, tomates, cebolas picadas, alho picado, pimentas, farinha de trigo e 1 xícara (chá) de água. Mexa bem e junte as gemas, uma colher de vinagre, sal a gosto e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Lave e limpe os cascos, encha com o recheio, besunte com o azeite e polvilhe com farinha de rosca. Leve ao forno para dourar.

 

DELÍCIA DE PEIXE*

 

1.000 g de pirarucu ou pintado em postas (frite-os e coloque-os em molho escabeche por 24 horas)

Creme branco:

½ litro de leite

½ colher de maisena

1 leite de coco

1 colher de sopa de manteiga

1 lata de creme de leite

200 g de queijo ralado

3 bananas grandes fritas

Deixe o leite ferver, engrosse com a maisena, acrescente o leite de coco, a manteiga e o creme de leite (1/2 lata). Em um pirex coloque uma camada de peixe em escabeche, polvilhe muito bem com queijo ralado, fatias de banana frita e creme branco. Faça outra camada e por último coloque o resto do creme de leite, levando ao forno aquecido por 20 minutos.

 

DOURADOÀ MARIA FULÔ

 

1 dourado de 4 quilos + ou –

Sal

Limão

1 embalagem de molho de tomate

1 copo de vinho branco

Pimenta malagueta

Coentro

Salsa

Louro folhas

Hortelã folhas

½ xícara (chá) de azeite de oliva

Coloque o dourado limpo em uma travessa com os temperos por 3 horas, posteriormente arrume-o em uma assadeira forrada com papel alumínio regando por cima com o molho de tomate, o leite de coco e um pouco de azeite de oliva, levando ao forno para assar.

 

CUSCUZ À PAULISTA*

 

½ quilo de camarão

½ quilo de filé de pescada

2 xícaras de chá de óleo

4 cebolas

1 colher de sopa de alho esmagado

½ quilo de tomate maduro

1 lata de ervilha

1 maço de salsinha

1 maço de cebolinha

1 pacote de farinha de milho

1 xícara de farinha mandioca crua

Ovos cozidos grandes

1 lata de sardinha

½ xícara de azeite

1 pimentão verde

Pimenta

Sal

1 colher de sobremesa de louro em pó

100 g de azeitonas verdes ou pretas sem caroço

Limpe e tempere o peixe e o camarão com sal, alho, pimenta, louro e reserve. Faça um refogado com óleo e os temperos da receita. Junte o peixe, o camarão, a ervilha e deixe formar um molho concentrado. À parte misture as farinhas, a salsa e as cebolinhas cortadas bem fininhas e vá juntando aos poucos no molho, mexendo sempre em fogo brando para cozinhar. Aperte um pouco da massa na mão, se juntar está bom. . Retire do fogo e junte o azeite misturando bem. Unte com óleo uma forma funda, enfeitando lateralmente com fatias de ovos, azeitonas sem caroço, sardinhas e pimentão fatiado, colocando o cuscuz com cuidado. Quando acabar de colocar a massa, calque vigorosamente com a mão. Vire em uma travessa imediatamente após e guarneça com folhas de alface, servindo quente ou frio.

 

VATAPÁ*

 

2.000 g de peixe em postas (garoupa, namorado, pintado ou outro)

1.000 g de camarão fresco

!/2 kilo de camarão seco

300 g de amendoim torrado

200 g de castanha de caju torradas

6 cebolas

4 dentes de alho

4 garrafinhas de leite de coco

Farinha de arroz

Sal

1 pitada de gengibre ralado

6 tomates sem pele e semente

Azeite de dendê

Azeite doce

Refogue 1 cebola grande, 1 dente de alho e 3 tomates com azeite doce. Ponha o peixe, pingue água e um pouco de azeite de dendê e deixe em fogo brando. Refogue o camarão fresco da mesma forma em outra panela. Enquanto isso passe na máquina de moer as cebolas, o alho, o amendoim, as castanhas de caju e os camarões secos descascados e sem cabeça. Ferva as cabeças e as cascas e reserve o caldo. Ponha o azeite de dendê, e o leite de coco no caldo e leve ao fogo deixando levantar fervura, deixando em fogo brando, colocando a farinha de arroz para pegar o ponto do vatapá, junte o gengibre, e bem na hora de servir junte o peixe e o refogado de camarão fresco. Pode ser servido em uma travessa os refogados e o vatapá separadamente.

 

EMPADINHA (EMPADÃO) DE CAMARÃO OU LULA

 

½ quilo de farinha de trigo

2 colheres de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

Sal

3 ovos

Faça uma cova no meio da farinha e ponha os ingredientes. Mexa bem e vá amassando até dar liga, deixando descansar por 1 hora, abra a massa e forre a forma ou as forminhas, deixando massa para tampar e o refogado abaixo:

700 g de camarão

1 cebola batida

Pimenta do reino

Cheiro verde picado

4 colheres de sopa de óleo

3 tomates picados sem pele e semente

2 ovos cozidos

1 porçao de azeitonas sem caroços

Farinha de trigo

Faça um refogado com os temperos, junte os camarões limpos e um copo de água, deixando ferventar por 5 minutos. Engrosse com farinha de trigo e tire do fogo, deixando esfriar e recheie as empadas. Coloque a tampa e pincele com gema de ovo levando tudo ao forno.

 

ENSOPADO DE BACALHAU*

 

1.000 g de bacalhau

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 cebolas raladas

2 chuchus

1 mamão papaya verde

Azeitonas

Ramos de coentro

2 tomates sem pele e semente

2 pimentões em tiras

4 batatas

Vinagre

Azeite

2 garrafinhas de leite de coco

Ponha o bacalhau de véspera em água e farinha, e vá trocando a água por pelo menos 3 vezes. Após 24 horas no mínimo tire as peles e as espinhas, cortando-o em pedaços grandes. Faça um refogado com os temperos acima e posteriormente junte o bacalhau, as azeitonas, o leite de coco e cozinhe tudo. Sirva com arroz branco.

 

ESCALDADO DE PEIXE ASSADO*

 

Postas de peixe

Sal

3 dentes de alho amassados

Uma porção de quiabo, jiló ou abóbora

Uma xícara de coentro picado

Suco de 2 limões

Cebolas na quantidade desejada

Azeite

Farinha mandioca

Azeite de dendê

Vinagre

Pegue postas de peixe (xaréu, garoupa, robalo, olho de boi, pintado ou outro). Enrole em folhas de bananeira e asse na grelha. No dia seguinte, limpe bem o peixe. Cozinhe o quiabo, jiló ou abóbora com sal, coentro, limão, água e um pouco de azeite. Quando estiver cozido, adicione as cebolas inteiras e o peixe, com cuidado para não despedaçar. Retire um pouco de caldo e faça pirão de farinha mandioca crua. Sirva regados com azeite de dendê e vinagre na quantidade desejada.

 

FILHOTE AO MOLHO DE COCO*

 

1.000 g de filhote limpo (espécie jovem de: piraiba, cangatá, dourado, bagre, pirarucu) em pedaços.

Sal

Limão

Pimenta do reino

1 garrafa de leite de coco (grande)

4 batatas médias cortadas em rodelas e cozidas à parte com sal

4 ovos cozidos

3 pimentões (2 cortados pela metade e um picadinho)

4 cebolas médias (3 cortadas ao meio e 1 bem picadinha)

Salsinha a vontade

4 tomates sem sementes (3 cortados pela metade e 1 picadinho)

1 folha de louro

4 colheres de sopa de óleo ou azeite

Maizena

Coloque o azeite, o louro, a cebola e o tomate picadinhos em uma caçarola grande. Doure um pouco e ponha o peixe, tampando a panela. Quando estiver fervendo e com um pouco de água do próprio peixe, despe 1 copo de leite de coco e deixe ferver mais um pouco por 3 minutos, acrescente os tomates e os pimentões. Em seguida coloque em uma soupeira as batatas cozidas e mais os ovos cozidos duros. Retire o peixe com cuidado e ponha na sopeira juntamente com tudo o que estiver na panela. O líquido restante deve ser engrossado com maisena desmanchada em 1 xícara de leite e sal a gosto. Despeje esse molho engrossado na sopeira por cima de tudo e sirva com arroz branco.

 

Notas: Acima colocamos várias receitas, que podem ser aproveitadas para qualquer peixe de época, invente e crie.

São aproximadamente 200 receitas sobre frutos do mar, impossíveis de se publicar em uma única vez, portanto acompanhe este portal, pois semanalmente publicaremos outras receitas.