Karl Marx
Por Hugo José Voigt | 15/10/2015 | HistóriaKarl Marx nasceu em 05 de maio de 1818 filho de Heinrich Marx e Henrietta Pressburg. Ele nasceu em Trier, uma cidade uma cidade do Reino da Prússia. Ancestralmente judaico, seu avô materno era um holandês rabino, enquanto sua linha paterna tinha fornecido rabinos de Trier desde 1723, um papel assumido por seu avô Meier Halevi Marx. O pai de Karl, como uma criança conhecida como Herschel, foi o primeiro na fila para receber uma educação secular; ele se tornou um advogado e viveu uma existência de classe média. Antes do nascimento de seu filho, e para escapar das restrições da legislação anti-semita, Herschel convertido a do judaísmo para o luteranismo, a principal denominação protestante na Alemanha, no momento, assumindo o nome próprio alemão de Heinrich.
Em grande parte não-religioso, Heinrich era um homem do Iluminismo, interessado nas idéias dos filósofos como Immanuel Kant e Voltaire. Um liberal clássico, ele participou das agitações por uma constituição e as reformas na Prússia, então governada por uma monarquia absoluta. Em 1815, Heinrich Marx começou a trabalhar como advogado, em 1819 mudou-se com sua família para uma propriedade de dez quarto perto do Nigra. Sua esposa, uma mulher judia holandesa, Henrietta Pressburg, foi semi-alfabetizados e foi dito que sofrem de "amor de mãe excessiva", dedicando muito tempo para sua família e insistindo na limpeza dentro de sua casa. Ela era de uma família próspera que mais tarde empresa fundou a empresa Philips Electronics: era tia-avó de Anton e Gerard Philips, e grande-tia-avó de Frits Philips. Sua irmã Sophie Presburg 1797-1854, era a tia de Marx e era casado com Lion Philips tio 1794-1866 de Marx através desta união, e foi o avô de ambos Gerald e Anton Philips. Lion Philips era um rico fabricante de tabaco holandês e industrial, sobre os quais Karl e Jenny Marx, mais tarde, muitas vezes vindo a contar para os empréstimos, enquanto eles estavam exilados em Londres. Em contraste com seu marido, Henrietta manteve sua fé judaica.
Em outubro 1835 com a idade de 17, Marx viajou para a Universidade de Bonn que desejam estudar filosofia e literatura; no entanto, seu pai insistiu em lei como um campo mais prático. Devido a uma condição referida como um "peito fraco", Karl foi dispensado do serviço militar quando ele virou 18. Enquanto na Universidade de Bonn, Marx se juntou Clube dos Poetas, um grupo contendo políticos radicais que estava sendo monitorados pela polícia. Marx também se juntou ao beber sociedade Trier Tavern Club, em um ponto que serve como co-presidente do clube. Além disso, Marx estava envolvido em algumas disputas, alguns dos quais se tornou sério: em agosto de 1836, ele participou de um duelo com um membro da Borussian Korps da universidade. Apesar de suas notas no primeiro mandato foram bons, eles logo se deteriorou , levando seu pai para forçar uma transferência para o mais grave e acadêmicaUniversidade de Berlim.
Em outubro 1836 Marx chegou a Berlim, se matricular na faculdade da universidade de direito e alugar um quarto no Mittelstrasse. Apesar de estudar Direito, ele era fascinado pela filosofia, e procurou uma maneira de combinar os dois, acreditando que "sem filosofia nada poderia ser feito". Marx se interessou pelo filósofo alemão recentemente falecido GWF Hegel, cujas idéias foram então amplamente debatido entre os círculos filosóficos europeus. Durante a convalescença em Stralau, ele se juntou Clube do Médico, um grupo de estudantes que discutiu idéias de Hegel, e através deles se envolveu com um grupo de pensadores radicaisconhecidos como os jovens hegelianos, em 1837; eles se reuniram em torno de Ludwig Feuerbach e Bruno Bauer, com Marx a desenvolver uma amizade particularmente estreita com Adolf Rutenberg. Como Marx, os jovens hegelianos foram crítica de Hegel metafísicas suposições, mas adotou o método dialético, a fim de criticar a sociedade estabelecida, política e religião de uma perspectiva de esquerda. O pai de Marx morreu em maio de 1838, resultando em uma renda reduzida para a família. Marx tinha sido emocionalmente perto de seu pai, e guardava sua memória após a sua morte.
Marx estava considerando uma carreira acadêmica, mas esse caminho foi barrado por uma crescente oposição do governo de liberalismo clássico e os jovens hegelianos. Marx mudou-se paraColônia em 1842, onde se tornou um jornalista, escrevendo para o jornal radical Rheinische Zeitung, expressando seus pontos de vista iniciais sobre o socialismo e seu interesse em economia em desenvolvimento. Ele criticou tanto de direita Europeu governos, bem como figuras nos movimentos liberais e socialistas que ele achava que ineficazes ou contra-produtivo. O jornal atraiu a atenção dos prussianos censores do governo, que verificaram todas as questões para o material sedicioso antes da impressão ; Marx lamentou que "Nosso jornal tem de ser apresentada à polícia para ser desprezado, e se o nariz polícia cheira nada un-cristão ou un-prussiana, não é permitido o jornal a aparecer." Após o Rheinische Zeitung publicado um artigo criticando fortemente a monarquia russa, o czar Nicolau I solicitado ser proibida; O governo da Prússia cumpridas em 1843.
Em 1843, Marx tornou-se co-editor de um novo jornal em Paris esquerdista radical, a Anais Franco-Alemães, sendo então criado pelo socialista alemão Arnold Ruge para trazer radicais juntos alemães e franceses e, assim, Marx e sua esposa se mudou para Paris em outubro de 1843. Inicialmente vivendo com Ruge e sua esposa comunitariamente a 23 Rue Vaneau, eles encontraram as condições de vida difícil, então se mudou após o nascimento de sua filha Jenny em 1844. Embora destina-se a atrair escritores da França e os Estados alemães, o Jahrbücher foi dominado pelo último; o único escritor não-alemão foi o exilado russo anarco-comunista Mikhail Bakunin. Marx contribuiu com dois ensaios com o jornal, "Introdução a uma Contribuição para a Crítica da Filosofia de Hegel de direito" e "Sobre a Questão Judaica" o último a introdução de sua crença de que o proletariado era uma força revolucionária e marcando seu abraço do comunismo. Apenas uma edição foi publicada, mas foi relativamente bem sucedida, em grande parte devido à inclusão de Heinrich Heinesatírico 's odes sobre o rei Ludwig da Baviera, conduzindo os estados alemães para proibi-lo e apreender cópias importadas; Ruge, no entanto, recusou-se a financiar a publicação de novas edições, e sua amizade com Marx quebrou. Após o colapso do jornal, Marx começou a escrever para o único sem censura jornal radical de língua alemã esquerda, Vorwärts!. Com sede em Paris, o papel foi conectado à Liga dos Justos, umsocialista utópico sociedade secreta de trabalhadores e artesãos. Marx participou de algumas de suas reuniões, mas não entrar. Em Vorwärts!, Marx refinado seus pontos de vista sobre o socialismo com base em idéias de Hegel e Feuerbach do materialismo dialético, ao mesmo tempo criticando liberais e outros socialistas que operam na Europa.
Em 28 de agosto de 1844, Marx conheceu o socialista alemão Friedrich Engels no Café de la Régence, iniciando uma amizade ao longo da vida. Engels mostrou Marx seu recém-publicado A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra em 1844, convencer Marx de que a classe trabalhadora seria o agente e instrumento da revolução definitiva na história. Logo Marx e Engels estavam colaborando em uma crítica às idéias filosóficas do ex-amigo de Marx, Bruno Bauer. Este trabalho foi publicado em 1845 como A Sagrada Família. Embora a crítica de Bauer, Marx estava cada vez mais influenciado pelas idéias dos jovens hegelianos Max Stirner e Ludwig Feuerbach, mas, eventualmente, Marx e Engels abandonado o materialismo de Feuerbach também.
Em meados de julho 1845, Marx e Engels saiu de Bruxelas para a Inglaterra para visitar os líderes dos cartistas, um movimento socialista na Grã-Bretanha. Esta foi a primeira viagem para a Inglaterra e Engels de Marx foi um guia ideal para a viagem. Engels já passou dois anos vivendo em Manchester, a partir de novembro 1842 a agosto de 1844. Não só Engels já sabe o idioma Inglês, ele tinha desenvolvido uma estreita relação com muitos líderes cartistas. De fato, Engels estava servindo como repórter para muitos cartista e jornais socialistas ingleses. Marx usou a viagem como uma oportunidade para examinar os recursos económicos disponíveis para estudo em várias bibliotecas em Londres e Manchester.
Em colaboração com Engels, Marx também começou a escrever um livro que é frequentemente visto como o melhor tratamento do conceito de materialismo histórico, A ideologia alemã. Neste trabalho, Marx rompeu com Feuerbach, Bruno Bauer, Max Stirner eo resto dos jovens hegelianos, e também rompeu com Karl Grun e outros "verdadeiros socialistas" cujas filosofias ainda estavam baseado em parte no "idealismo". Em Ideologia Alemã, Marx e Engels finalmente concluída a sua filosofia, que se baseava apenas no materialismo como a força do motor único na história.
Ideologia Alemã é escrito em uma forma humorística satírico. Mas mesmo esta forma satírica não salvou o trabalho de censura. Como tantos outros escritos iniciais de seu, ideologia alemãnão seria publicado em vida de Marx e só seria publicado em 1932.
Marx se mudou para Londres no início de junho 1849 e permaneceria com sede na cidade para o resto de sua vida. A sede da Liga Comunista também se mudou para Londres. No entanto, no inverno de 1849-1850, uma divisão dentro das fileiras da Liga Comunista ocorreu quando uma facção liderada por dentro dele agosto Willich e Karl Schapper começaram a agitar para a insurreição imediata. Willich e Schapper acreditava que uma vez que a Liga Comunista havia iniciado a revolta, toda a classe trabalhadora de toda a Europa subiria "espontaneamente" para se juntar a ele, assim, criando revolução em toda a Europa. Marx e Engels protestou que um levante tal não planejada por parte da Liga Comunista era "aventureira" e seria um suicídio para a Liga Comunista. Tal revolta, como a recomendada pelo grupo Schapper e Willich seria facilmente esmagados por a polícia e as forças armadas dos governos reacionários da Europa. Este, mantida Marx, iria significar a ruína para a Liga Comunista em si. As mudanças na sociedade, argumentou Marx, não são alcançados durante a noite através dos esforços e poder de "um punhado de homens". Em vez disso, eles são trazidas através de uma análise científica das condições econômicas da sociedade e movendo em direção a revolução através diferente estágios de desenvolvimento social. No presente estágio de desenvolvimento, após a derrota dos levantes em toda a Europa em 1848, Marx sentiu que a Liga Comunista deve incentivar a classe trabalhadora para se unir com elementos progressistas da burguesia em ascensão para derrotar a aristocracia feudal em questões que envolvam demandas por reformas governamentais, como uma república constitucional com montagens livremente eleitos em sufrágio universal. Em outras palavras, a classe trabalhadora deve juntar-se com forças burguesas e democráticas para trazer a conclusão bem sucedida da revolução burguesa antes salientando a agenda da classe trabalhadora e uma revolução da classe trabalhadora.
De dezembro de 1851 a março 1852, Marx escreveu O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, uma obra sobre a Revolução Francesa de 1848, no qual ele expandiu seus conceitos do materialismo histórico, luta de classese da ditadura do proletariado, o avanço do argumento de que proletariado vitorioso tem de quebrar o burguês estado.
Em 1864, Marx se envolveu na Associação Internacional dos Trabalhadores, a cujo Conselho Geral foi eleito em seu início em 1864. em que a organização, Marx estava envolvido na luta contra o ala anarquista centrada em Mikhail Bakunin (1814-1876). Embora Marx ganhou este concurso, a transferência da sede do Conselho Geral de Londres para Nova York em 1872, que apoiou Marx, levou ao declínio da Internacional. O acontecimento político mais importante durante a existência da Internacional foi a Comuna de Paris de 1871, quando os cidadãos de Paris se rebelou contra seu governo e segurou a cidade por dois meses. Em resposta à repressão sangrenta dessa rebelião Marx escreveu um de seus panfletos mais famosos, A Guerra Civil na França, uma defesa da Comuna.
A polêmica de Marx com outros pensadores, muitas vezes ocorreu através de crítica e, assim, ele foi chamado de "o primeiro grande usuário do método crítico nas ciências sociais." Ele criticou a filosofia especulativa, o que equivale a metafísica com a ideologia. Ao adotar Nesta abordagem, Marx tentou separar as principais conclusões de preconceitos ideológicos. Isso o separa de muitos filósofos contemporâneos.
Marx tinha uma preocupação especial com a forma como as pessoas se relacionam com a sua própria força de trabalho. Ele escreveu extensivamente sobre isso em termos de o problema da alienação. Tal como acontece com a dialética, Marx começou com uma noção hegeliana de alienação, mas desenvolveu uma concepção mais materialista. O capitalismo medeia as relações sociais de produção através de commodities, incluindo o trabalho, que são comprados e vendidos no mercado. Para Marx, a possibilidade de que um pode desistir de propriedade da capacidade de iniciativa, um trabalho de um para transformar o mundo-é equivalente a ser alienado de sua própria natureza; é uma perda espiritual. Marx descreveu esta perda como fetichismo da mercadoria, em que as coisas que as pessoas produzem, as commodities, parecem ter uma vida e movimento próprio para que os seres humanos e seu comportamento meramente se adaptar.
Pensamentos de Marx sobre o trabalho estavam relacionadas com a primazia que ele deu para a relação econômica para determinar o passado da sociedade, presente e futuro. A acumulação do capital molda o sistema social. A mudança social, para Marx, era sobre o conflito entre interesses opostos, conduzido, no fundo, por forças econômicas. Isto tornou-se a inspiração para o corpo de obras conhecidas como a teoria do conflito. Em sua evolutiva modelo de história, ele argumentou que a história humana começou com o trabalho livre, produtiva e criativa que foi coagido ao longo do tempo e desumanizado, uma tendência mais evidente sob o capitalismo. Marx observou que este não foi um processo intencional; ao invés, nenhum indivíduo ou mesmo estado pode ir contra as forças da economia.
As idéias de Marx tiveram um profundo impacto na política mundial e pensamento intelectual. Os seguidores de Marx foram debatidos entre si sobre como interpretar os escritos de Marx e aplicar seus conceitos para o mundo moderno. O legado do pensamento de Marx tornou-se objecto de contestação entre inúmeras tendências, cada um dos quais se vê como intérprete mais precisa de Marx. Na esfera política, essas tendências incluem leninismo, o marxismo-leninismo, trotskismo, maoísmo, luxemburguismo, e libertário marxismo.Várias correntes também desenvolveram no marxismo acadêmico, muitas vezes sob influência de outros pontos de vista, resultando em marxismo estruturalista, o marxismo histórico, fenomenológica marxismo, marxismo analítico e hegeliana marxismo.