JUROS, O INIMIGO OCULTO

Por SILVIO MEDEIROS | 01/10/2010 | Economia

Inúmeras vezes nos vemos caindo na mesma cilada do crédito fácil: "Compre agora e pague somente com seu 13º"; "Compre com taxa de juros zero"; "Compre, compre, compre".
E saímos por aí comprando sem qualquer planejamento, como consumidores que somos não pensamos em mais nada, sequer paramos para calcular o quanto o que estamos adquirindo custará de fato no término do pagamento. Levando em conta o fator de comprar um produto a prazo e achar que estamos tendo lucro com isso, esquecemos ainda de que essa parcela comporá nossa despesa mensal.
E onde entra o juros nesta história?
Ele está ali, oculto, embutido nas parcelas do bem ora adquirido, muitas vezes consumindo grande parte do nosso tão suado dinheiro, o problema é que sabemos disso e mesmo assim não o evitamos. Mas porque isso acontece com a maioria dos brasileiros? Acontece porque somos consumidores imediatistas, queremos tudo na hora, não sabemos esperar. Claro, é muito gostoso sentir o cheiro de carro novo na garagem, com tudo impecável, confortável e brilhante, contudo, é muito mais prazeroso entrar neste mesmo carro sem a presença indesejada de um carnê robusto no porta-luvas com parcelas ainda mais indesejadas levando nosso dinheiro embora. Mas como evitar isso, em um país onde comprar faz parte da "felicidade" da maioria das pessoas? A resposta para o sonho não virar pesadelo é simples: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO.
Quando a gente quer alguma coisa lutamos incessantemente por ela, seja o que for, casa, terreno, carro, viagem etc, não é mesmo? Mas não damos conta do quanto somos apressados e ansiosos em relação a isso, é nessa hora que devemos nos acalmar e partir para 4 perguntas básicas e infalíveis : Eu preciso disso? Se responder sim, vá para a próxima pergunta: Eu tenho dinheiro para comprar? Se sim, vá para a terceira: Tem que ser agora? E a última: Esse é o melhor preço que consigo? Se não passou da primeira pergunta, esqueça. Não compre. Essa fórmula evitará fazê-lo pagar juros e o ajudará a fazer uma boa compra, pode ter certeza. Haverá um momento melhor para tal e então compreenderá que se esperar um pouco, dá para conseguir muito mais do que está desejando naquele momento, e melhor ainda, sem pagar juros.

Silvio Medeiros
Contabilista e Educador Financeiro