JOVENS ADMINISTRADORES RECÉM-FORMADOS E O MERCADO DE TRABALHO

Por Nataly França dos Passos | 08/02/2017 | Adm

ISABEL MACEDO DA SILVA FERREIRA1

NATALY FRANÇA DOS PASSOS1

RAÍSSA CANUTO FERREIRA1

VITOR IAN OLIVEIRA BARBOSA1

WOLEY PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR1

RESUMO

Esse trabalho foi realizado com o objetivo de verificar as dificuldades encontradas pelos jovens recém-formados no curso de administração, visando o acesso ao mercado de trabalho, a fim de constatar qual deve ser o diferencial indispensável para que os profissionais de administração devam possuir para se manter empregável e competitivo no mercado de trabalho. Essa pesquisa tratou-se de um estudo quantitativo de cunho descritivo transversal, onde foram escolhidos dezoito profissionais recém-formados no curso de administração, sendo eles escolhidos aleatoriamente, de ambos os gêneros, com idade entre 22 a 50 anos, foram incluídos os participantes recém-graduados no curso de administração de empresas. Cujo tema almeja investigar algumas questões a respeito da inserção dos jovens recém-formados no mercado de trabalho. Observou-se que, apesar do conhecimento sobre a realidade do mercado empregador, estes indivíduos ainda se sentem minimizados pela falta de experiência, sendo este um obstáculo que devem ser superados.

Palavras chaves: Jovens, Mercado de Trabalho, Recém-Formados, Administração.

INTRODUÇÃO

O atual estudo pretende mostrar se os jovens profissionais estão aptos para atender as exigências estabelecidas pelo mercado de trabalho, mostrando também os seus diferencias bem como as estratégias que podem ajudá-los a se destacar profissionalmente.

No entanto, fazer uma graduação e ser bem sucedidos é o sonho de muitos jovens, sendo que, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo, fazendo com que vários profissionais recém-formados se minimizem por não conseguirem se inserir nas empresas. Trabalhar na área de administração deve ser considerado um desafio constante, pois mediante essa titulação de profissional administrador possa alcançar a sua independência financeira, tornando-se um profissional qualificado e bem reconhecido (CHIAVENATO, 2009).

Apesar do curso de graduação ter como objetivos contribuir para a realidade profissional, aplicando-se os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, encontramos a realidade vista no campo de trabalho, o que acaba sendo um desafio que esses jovens devem alcançar (SOARES, 2008) .

De acordo com Lauer et.al (2010) a qualificação profissional nesse contexto pode tornar-se uma ferramenta propicia necessária para uma melhor qualidade de vida, sendo o cenário econômico atual, agredido por uma crise econômica e por sua alta concorrência, transformando o mercado de trabalho em um campo de competição acirrada.

De acordo com Abreu e Marques (2008), as crises e as mudanças no meio empresarial atravessam nossa realidade atingindo de forma sucinta a nossa população recém-formada.  Visto que na atualidade as formas competitivas fazem com que o momento da inserção no mercado de trabalho seja permeado por muitas perspectivas e temores.

Segundo Dias et.al (2009,pág.19) salienta que concluir o curso de graduação significa um momento de ampla realização e satisfação pessoal, ainda assim também é motivo de grande angustia e ansiedade. Normalmente, o primeiro trabalho é um desafio que segue o profissional em seus primeiros meses de exercício profissional.

O administrador recém-graduado se depara com inúmeras dificuldades, levando em consideração essa realidade iremos desenvolver um estudo, cujo objetivo é verificar as dificuldades encontradas pelos jovens recém-formados no curso de administração, visando o acesso ao mercado de trabalho.

[...]

DOWNLOAD ARTIGO COMPLETO: JOVENS ADMINISTRADORES RECÉM-FORMADOS...docx