JOGOS EDUCACIONAIS: UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por Paola Batista Paranaíba | 23/03/2018 | Educação

RESUMO:

Cada vez mais no âmbito educacional o processo ensino-aprendizado pede inovações nos recursos pedagógicos. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a utilização dos jogos educacionais digitais e não digitais como recursos pedagógicos em sala de aula de cursos superiores. Tendo como objetivo primário apontar os resultados da utilização dos jogos como recursos pedagógicos e como objetivo secundário apresentar de forma sintetizada o que os objetos que compõe a amostra retratam em seus expostos. A amostra foi composta por 9 trabalhos que atenderam aos critérios de inclusão para serem analisados. A metodologia utilizada foi de quantificar os trabalhos por áreas de conhecimentos sendo as exatas, biológicas e humanas, identificando assim qual percentual destes utilizam os jogos educacionais digitais e não digitais como recurso pedagógico. Os resultados apontam que entre os anos de 2004 a 2018 todas as áreas de conhecimentos, seja em uma disciplina ou outra tiveram a utilização dos jogos em sala de aula, tendo uma prevalência dos jogos educacionais digitais em relação aos jogos educacionais sem o uso do computador. Palavras-chaves: jogos, educacionais, digitais, ensino superior.

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios que o homem tem no seu cotidiano o ato de jogar, seja este através das brincadeiras ou competições. A disputa é algo que instiga o ser humano, fazendo com que a superação seja constante. Assim quando a brincadeira se torna mais rígida, com regras, times são separados ou a disputa é um contra o outro, os vencedores são valorizados, o ato de brincar se torna um jogo. (Larizzatti, 2014).

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