JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Por Amanda Soares Bento | 18/05/2018 | Educação

RESUMO

A disciplina de Matemática é considerada pelos estudantes de difícil compreensão e aplicabilidade na vida prática, situação que pode ser amenizada através da utilização de sites com jogos educativos para o ensino e aprendizagem de matemática. Neste trabalho, propõe-se discutir sobre a utilização desses jogos disponíveis na internet com o objetivo de propor metodologias para o ensino de matemática, refletindo sobre métodos e discutindo com professores quanto ao trabalho docente com tais recursos. Inicialmente, realizou-se um mapeamento na internet de jogos que apresentam conceitos matemáticos, destacando cada um deles quanto à origem, à finalidade, ao link de acesso, ao número de jogos de matemática disponível em cada site, e, por fim, foram selecionados alguns jogos para destacar os conteúdos e procedimentos metodológicos que podem ser abordados nas aulas de matemática, com apoio bibliográfico na áreade educação e ensino de matemática. Observa-se que os jogos contribuem significativamente com o trabalho do professor, pois as ferramentas tecnológicas estão cada vez mais acessíveis aos jovens, proporcionando a aprendizagem matemática de forma atrativa e dinâmica.

Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologia da informação. Metodologia de ensino.

INTRODUÇÃO

A disciplina de Matemática é sem dúvida a mais temida pelos alunos, pois geralmente para eles é difícil o entendimento da aplicação dos conceitos estudados. A fim deamenizar essas dificuldades foram criadossites educativos que apresentam jogos para auxiliar no ensino de inúmeras disciplinas, inclusive a matemática. Hoje se vive num contexto onde os jovens já crescem engajados com os games digitais que estão cada vez mais acessíveis, seja por meio do computador, do tablet ou até mesmo do celular. Os jogos digitais se transformaram em ferramentas cotidianas não somente para o público jovem, mas para as pessoas de diversas faixas etárias como forma de distração e divertimento.

De acordo com aRevemat (2013), os recursos tecnológicos podem propor de forma lúdica a criação de situações-problemas atrativas e motivadoras, propiciando a aquisição do conhecimento matemático e potencializando o desenvolvimento da criatividade. Assim, é importante analisar os reflexos dessa nova realidade para a educação, uma vez quese deve pensar no ensino interativo em que o ensino padronizado e o prazer da aprendizagem estejamassociados.

Os jogos digitais são ambientes de aprendizagem ricos e completos e podem proporcionar um processo de ensino-aprendizagem atrativo, desafiador e despertar o interesse por desenvolver competênciasem diversos conceitos matemáticos. No entanto,a escola precisa se engajar a esse novo contexto educacional, aproximando os discentes dos conteúdos por meio da utilização dos jogos computadorizados, já que para muitos deles a diversão e o prazer não consiste em aprender,apenas o que está presente nos livros ou naquilo que éensinado pelo professor.Contudo, é necessário que os games digitais sejam vistos na educação básica como uma proposta educacional inovadora, tanto por parte do poder público como pelo corpo docente. Porém, apesar da falta de investimento na capacitação desses profissionais por meio de cursos preparatórios para utilização dessas tecnologias, os docentes devem estar motivados a aperfeiçoar as suas práticas de ensino, pesquisando e estudando formas de tornar suas aulas diferenciadas e atualizadas, agregando-as às informações e recursos do mundo atual.

No ensino de matemática cotidiano, poucas são as experiências que instigam a criatividade discente, ou que o estudante seja motivado a solucionar problemas. Além disso, os discentes não vivenciam situações que os motivem a explorar o objeto de estudo matemático. Partindo dessa concepção, é necessário que os docentes tornem o ensino de matemática umelemento de pesquisa para que possam ser mediadores de uma aprendizagem pautada no incentivo em solucionar situações-problemas. A disciplina de Matemática é apresentada muitas vezes para os educandos de forma abstrata, de difícil compreensãoacerca da relevância dos conceitos estudados. Este problema pode ser um reflexo das práticas e fazeres docente, onde se devem buscarmeios de mediar o conhecimentoevidenciando as aplicações no cotidiano.

Artigo completo: