Jogos de música trabalham raciocínio, agilidade e musicalidade
Por Alexandre | 14/04/2012 | TecnologiaOs jogos de música são baseados na interação entre jogador e ritmo musical, isto é, para que um jogo seja musical, é preciso que o jogador consiga fazer ou utilizar música de modo significativo.
Os jogos de música mais clássicos são o Guitar Hero 2 Online, Rock Band, Dance Dance Revolution (que consistem, basicamente, em máquinas ou tapetes para que o jogador dance conforme a música e vá pontuando ao pisar nas teclas certas), Pumps (máquinas de dança, que existem principalmente nos shoppings e funcionam como os tapetes musicais), entre outros.
Algumas pessoas não consideram o Karaokê como um jogo de música, porém, é possível sim considerá-lo uma espécie de jogo musical, já que ele possui elementos como regras, pontuação, objetivos e interação. Os karaokês consistem, basicamente em, cantar conforme a letra e tentar ser afinado, conseguindo controlar o ritmo da música.
Os clássicos, como Guitar Hero, são jogos para tocar músicas. No Guitar Hero, ao invés de o jogador utilizar um controle remoto comum, ele utiliza um console diferenciado, em formato de guitarra elétrica, com teclas coloridas em seu braço. O objetivo do jogo de música é conseguir tocar nas teclas do braço da guitarra conforme as notas com cores que aparecem na tela, tentando ao máximo sincronizar as ações de olhar e executar os movimentos, que podem ser notas únicas ou combinadas. Existem diversas categorias, divididas em modo fácil, médio, difícil e experiente. O jogador também tem a opção de desfrutar do modo treinamento caso queira se aperfeiçoar.
Para jogar com mais de um player, os jogos de música disponibilizam a opção de modo cooperativo ou de combate. Sendo assim, no modo cooperativo, a dupla toca junta, podendo um realizar o som da guitarra e outro do baixo, ou então, um faz o som da guitarra base e o outro da guitarra solo. Algumas máquinas de Guitar Hero podem ser encontradas em shoppings, na área voltada para jogos e diversão, e as vantagens de se jogar nesse tipo de aparelho é a tela maior do que as convencionais TVs, o som e o público que poderá, eventualmente, te assistir.
Um jogo musical que também interessante é o Donkey Konga. Publicado pela Nintendo, este game foi desenvolvido para Gamecube. O controle vem com um console especial que possui dois grandes botões (como se fossem dois mini-tambores) e um sensor que capta o som das palmas dos jogadores. A proposta é que esses dois botões sejam pressionados, mais ou menos, com o mesmo propósito do jogo Guitar Hero 2 Online (acertar as sequências e fazer movimentos sincronizados com a música). Os jogadores precisam ter muita atenção, pois muitas vezes o jogo fica mais rápido e nessa hora é preciso ter mais agilidade e concentração, afinal, além de pressionar os botões, os players também precisam bater palmas em algumas ocasiões.
Jogos musicais são um ótimo meio para trabalhar com o raciocínio, a agilidade, a cooperação, a musicalidade e claro, para se divertir. Jogos como Guitar Hero e Donkey Konga contam com músicas famosas, de bandas de rock ou pop. Já os jogos de Pumps e Dance Dance Revolution possuem músicas asiáticas, em sua maioria em japonês ou algumas canções instrumentais e são ótimas para treinar o equilíbrio de todo o corpo, além da agilidade. Esta atividade melhora também, o condicionamento físico do jogador caso este exercício seja praticado com frequência, pois funciona mais ou menos como uma atividade esportiva.